heróis

No post do Eunuco, descobrimos quem será o novo Hulk (confira aqui). É estranho ver personagens ou heróis que acompanhamos à tempos serem  substituídos por alguém diferente, mas isso não é novidade e acontece à muito tempo. Vamos conferir algumas dessas substituições?

John Walker – Capitão América

John Walker - Capitão América

John Walker surgiu na revista Captain América #323 em Novembro de 1986 e nessa época adotava o nome de Super Patriota. Tornou-se o quinto Capitão América, quando Steve Rogers foi forçado a abandonar o Escudo e o uniforme original e se tornou  apenas “O Capitão”. Rogers reassumiria como Capitão América tempos depois e Walker adotaria o nome de Agente Americano.

Recomendação do Sorg

Artemis – Mulher-Maravilha

Artemis - Mulher-Maravilha

Artemis substituiu Diana como Mulher-Maravilha porque Hippolyta, após as amazonas ficarem presas em outra dimensão, viu um futuro em que a Mulher-Maravilha morreu. Hippolyta procurou arranjar uma substituta para Diana para que ela pudesse viver. Artemis usava os braceletes de Atlas, as sandálias de Hermes para simular os poderes de Diana e o arco e flecha.

Os quatro Super-Homens

Os quatro Super-Homens

Em “A Morte e o Retorno do Super-Homem”, vimos o Super-Homem entrar em combate com Apocalypse e “morrer”. Durante o período que esteve morto, quatro indivíduos clamaram o manto do Super-Homem: Aço (John Henry Irons que usava uma armadura), O Erradicador (um artefato que usou sua energia para formar um corpo a imagem de Kal-El), Superboy (supostamente um clone do Super-Homem criado pelo Projeto Cadmus que mais tarde se revelou ser um clone melhorado de um ser humano) e o Superciborgue (Hank Henshaw, um humano que se tornou um ser de pura energia, podendo habitar equipamentos, acabando por criar um corpo ciborgue a partir do DNA do Super-Homem).

Ben Reilly – Homem-Aranha

Ben Reilly - Homem-Aranha 2

Sim…. a “saga do Clone”.  Peter Parker confrontou o Professor Miles Warren, também conhecido como O Chacal. Warren era um especialista em clonagem e criou clones do Homem-Aranha e de Gwen Stacy. Warren também amava Stacy e culpava o Homem-Aranha para a sua morte. O Homem-Aranha finalmente derrota Chacal e o clone (na história, fica implícito que o clone foi incinerado). Tempos depois, o clone reaparece, usando o nome de Ben Reilly para o funeral da Tia May e para simplificar a história toda: ele assume a Identidade de Aranha Escarlate e mais tarde, torna-se o Homem-Aranha depois que ele e Peter são convencidos de que Peter é que é o clone. Peter se aposenta e se manda com Mary Jane.

Dick Grayson – Batman

Batman_DickGrayson

Dick Grayson aquele viadinho foi o primeiro Robin e posteriormente assumiu a identidade de Nightwing (Asa Noturna). Após os eventos de Batman R.I.P. e Crise Final, quando Bruce Wayne foi dado como morto e a criminalidade explodiu em Gotham City, Dick a assume pela primeira vez o manto do Morcego. Dick evita a todo custo vestir novamente o manto de Batman, mas, após ver Jason Todd se vestir de Batman e macular a reputação do herói agindo como um justiceiro sanguinário, ele o derrota como Asa Noturna e convencido por Alfred, decide manter em segredo a morte do Batman original e aceita assumir o lugar de Bruce, agora em definitivo.

Azrael – Batman

Azrael Batman

Jean Paul Valley foi treinado para se tornar Azrael, o executor de uma sociedade secreta chamada Ordem de São Dumas. Ele foi um bebê de proveta, cujos genes foram combinados com os de animais para garantir melhores habilidades. Além disso, sofreu um intenso processo de lavagem cerebral através de um processo ao qual a Ordem se refere como “O Sistema“. Jean-Paul assumiu o lugar de Bruce Wayne como Batman na saga A Queda do Morcego. Na primeira parte desse arco de histórias, Bruce teve a coluna fraturada pelo vilão Bane e perdeu o movimento das pernas. Para assumir seu lugar teve de escolher entre Dick Grayson (Asa Noturna) e Jean Paul Valley. Acabou optando por Valley, mais frio e enérgico.

James Gordon – Batman

James Gordon - Batman

Após a “batalha final” entre Batman e o Coringa e suposta morte de ambos, um novo Batman surgiu. Quem assume o lugar de Bruce Wayne dessa vez é James Gordon. Ele usa uma armadura parecida com um coelho robô (o que lhe rendeu o apelido de Bat-Coelho) e se isso já não bastasse, a armadura traz as iniciais do GCPD (Departamento de Polícia de Gotham City, em Inglês).

James Rhodes – Homem De Ferro

James Rhodes - Homem De Ferro

Após o fim da Guerra do Vietnã, Tony Stark, que tinha secretamente se tornado o super-herói chamado Homem de Ferro, ofereceu a James Rhodes um emprego como seu motorista pessoal. Rhodes logo se tornou um dos colaboradores mais próximos de Stark e conquistou sua confiança, bem como o cargo de tesoureiro das Indústrias Stark. Quando Stark perdeu sua empresa para Obadiah Stane e caiu no alcoolismo, Rhodes assumiu o papel de Homem de Ferro, ajudando neste ínterim Stark a vencer o alcoolismo. Por algum tempo atuou com Os Vingadores inclusive em Guerras Secretas. No entanto, ele começou a sentir dores de cabeça quando usava a armadura, e ao longo do tempo, o seu comportamento começou a tornar-se errático e agressivo, inclusive tornando-se violento. Stark construiu uma nova armadura para ele que se tornou conhecida como Máquina de Combate ou Máquina de Guerra (War Machine).

Jonh Stewart – Lanterna Verde

Jonh Stewart - Lanterna Verde

John Stewart é um arquiteto e um veterano da Marinha dos EUA que foi escolhido pelos Guardiões como substituto de Hal Jordan, depois que Guy Gardner ficou gravemente ferido num desastre. Stewart serviu com distinção ao longo dos anos, inclusive lutando na Crise nas Infinitas Terras e participando de sagas da DC tais como Odisseia Cósmica.

X-23 – Wolverine

X-23 Wolverine

Quem substitui o Wolverine após a sua “morte”, é a X-23 (Laura Kinney), um clone criado a partir da única amostra genética salva do Projeto Arma X, projeto que criou o Wolverine com esqueleto de adamantium que conhecemos. Essa amostra era do cromossomo Y por isso um clone feminino foi criado (após 23 tentativas) e cuidado pela doutora Sarrah Kinney. Laura teve uma vida conturbada, cheia de idas e vindas, mas acabou encontrando o seu caminho e estreitou relações com seu “pai” pouco antes da sua “morte”.

Existem muitos outros heróis que foram substituídos ao longo de suas histórias. Eu citei apenas alguns. Lembrou-se de alguém? Compartilhe conosco nos comentários. Mas não se esqueçam da diferença entre personagens que recebem ou herdam o legado e personagem que substituem outros por algum tempo ou por força das circunstâncias.

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1