batman-vs-superman-cartazes

Algo raro: vamos falar sério. (tem spoilers para caralho)

Olá enxutos! Na noite de Quarta feira, fui a uma pré estreia de Batman V Superman: A Origem da Justiça. Estava totalmente isento de valores, deixei meu lado Marveco em casa, e fui ver o filme apenas esperando um bom espetáculo. Confesso que fiquei um pouco…confuso.

Bom, vou tentar explicar, e a partir de agora, tem spoilers. Muitos. Impossível fazer essa resenha sem os mesmos. Só passar o cursor sobre o texto e selecionar para ler. Senão, desça direto para meus encerramentos. Vá direto para o fim do post,  logo depois da foto do Eisenberg careca!

Primeiro uma descrição geral do filme: ele começa com uma narrativa de Bruce Wayne, relembrando a morte dos pais e como isso o afetou. Em uma gloriosa câmera lenta, e com direito a sonhos e delírios do jovem Bruce levitando em meio aos morcegos. Corta a cena e vamos direto para Metropolis, no dia em que o Superman luta contra Zod. Vemos Bruce Wayne indo em direção ao prédio da Fundação Wayne, mandando seus funcionários evacuarem. Porem ele chega tarde demais. Se lembram do prédio onde o Zod usa sua visão de calor pela primeira vez? Pois bem, esse é o prédio dele. E ele cai. Matando muita gente.

Isso é algo que me incomodou. Toda essa cena me fez lembrar do 11 de Setembro. A sensação de impotência, choque e destruição é toda mostrada ali. Não tem como não ODIAR O SUPERMAN vendo essa cena!

warnerbros12f-4-web

Depois somos mostrados em como o mundo está hoje em dia, 18 meses após Man of Steel. O mundo ainda não sabe bem como lidar com o Superman, se ele é herói ou uma ameaça. Clark vê suas ações serem mal interpretadas pelas pessoas, pois toda fez que ele faz algo, as repercussões são vistas como algo negativo. Exemplo Lois vai até um país africano interrogar um ditador. Lá, se descobre que um membro da sua equipe era da CIA, colocando a senhorita Lane em risco. Ele chega lá para resgata-la do perigo, e nesse processo MATA o cara! Sim, ele sai voando com ele por uma parede e depois…nada! Nunca mais se ouviu falar dele. Em seguida, nos é relatado pelo Senadora Finch (Holly Hunter) que após a morte de seu líder, os rebeldes assassinaram muitos inocentes no país. Superman chegou, salvou sua namorada, foi embora, e deixou o lixo para trás para outros resolverem! Não tem como achar ele um herói assim!

Enquanto isso, o Batman está agindo em Gotham, se tornando mais cruel e violento. Ele deixa uma marca em quem captura, quando acredita que os crimes cometidos pela pessoa são muito cruéis e hediondos. A Marca do Morcego, em ferro quente, é algo que até ps policiais de Gotham temem. Quem a recebe, ganha uma sentença de morte na cadeia. E é isso que vamos falar agora. Batman. Ben Affleck realmente está a vontade como o homem morcego de Gotham. Um Batman velho e maduro, porém mais cruel e implacável. Exatamente como o Batman de Frank Miller em “TDK“. E um Batman que mata. Sim. Não vou narrar o filme cena a cena, mas posso dizer de duas onde isso fica claro. Quando ele vai salvar a mãe do Superman (vou explicar mais a frente) ele senta metranca sem dó do seu Batplano. E nessa mesma cena ele deixa os outros se explodirem, enfia uma faca no peito de alguém por pura vingança, explode o lança chamas de um cara e o deixa queimar (referência tirada de TDK também). Em outra cena, com o Batmóvel, ele joga um carro em cima de outro, cheio de bandidos. Ele esmagou aqueles homens. É evidente. Tanto Batman quanto o Superman tiram vidas nesse filme. Não é só mais alguns prédios caindo e pescoços quebrados. É olho no olho!

batman-vs-superman-2

A história, ou fiapo de história, se resume a Lex Luthor tentando vender armas a base de Kriptonita para o governo, pois nas palavras deles, não podemos confiar em monstros. É preciso ter uma “bala de prata” para servir como forma de dissuasão. Ele entra em contato com a Senadora Finch, que não compra essa ideia. Então ele resolve fazer as coisas por baixo do pano, importando a Kripntonita ilegalmente. E para matar a curiosidade, ela é encontrada nos restos da nave que o Superman destruiu no Pacífico em Man os Steel. E o Batman está investigando Luthor porque quer a mesma coisa que ele, para caso o Superman seja a ameaça que ele teme. Nesse meio tempo Clark está enfrentando os dilemas de ver o mundo o temer, e de não entender se deve ser ou não o Superman. Perry (NOT) White quer que ele escreva matérias normais sobre esportes e outras coisas, mas seu foco são as atividades ilegais do . Detalhe que aqui, Snyder resolveu usar a abordagem clássica de que Metropolis e Gotham são cidades irmãs, separadas apenas por uma baias. De Metropolis pode se ver o sinal do Morcego quando ele é ligado. Bruce acaba sendo convidado para um jantar filantrópico na mansão de Luthor, onde ele pretende acessar seu servidor e roubar informações sobre a Kriptonita. Clark escuta a transmissão da conversa entre Bruce e Alfred com sua super audição, e na hora mata a charada sobre quem é o Batman. E quando Wayne consegue hackear o tal servidor, seu dispositivo é roubado…pela Mulher Maravilha.

batman-v-superman-ben-affleck-gal-gadot

Logo após a Senadora Finch chama o Superman para uma audiência pública, onde um ex funcionário das empresas Wayne decide processar o Superman por ter perdido suas pernas no acidente de Metropolis. Só que o cara havia recebido uma visita de Luthor, que resolveu usar o ódio que ele nutria pelo Superman como arma. E acaba transformando o sujeito em um homem bomba, matando a todos no capitólio quando o Superman se apresenta para depor. Ai temos outra cena que me faz ficar com raiva do Super do Snyder. Ele não percebeu a bomba. Não percebeu que era uma armadilha. Mesmo com seus super sentidos, ele simplesmente ficou ali, no meio das chamas, com  cara de bunda, vendo todo mundo morrer! O mundo começa a se indagar se ele realmente é um herói, se ele não viu o que iria acontecer, ou simplesmente cagou para todos. Nesse momento, o próprio Batman começa a ser manipulado por Luthor também, ao receber aquele bilhete do trailer, onde está escrito “você deixou sua família morrer”. Isso só aumenta a convicção dele de que o Superman é uma ameaça e precisa se detido. Nesse meio tempo, ele encontra com a Diana de novo, e pede seu hard disk de volta. Ela explica que precisava dele, pois precisava de uma informação que Luthor tinha dela, uma foto. Ela devolve o disco para Wayne, pois ele possuía uma decodificação que ela não podia quebrar. No disco existem arquivos detalhados de tudo que ele descobriu sobre a tecnologia Kriptniana, além de uma pasta com dados sobre meta humanos. Aí entra a “sutileza” do Snyder em mostrar a sua Liga. Pastas com os logos dos membros da Liga, jogando na cara do público, como uma bofetada, os outros personagens. Um vídeo rápido do Flash detendo uma assalto em alta velocidade, uma filmagem submarina do Aquamomoa totalmente paramentado e com tridente em punho, gravações do Doutor Silas Stone, mostrando como ele usou uma Caixa Materna (ou algo que parece com uma) para salvar seu filho, e uma foto da Mulher Maravilha de 1920, com ela e os personagens do seu vindouro filme. Da pra ver o Cris Pine como Steve Trevor ao lado dela.

menalippe-diana-hippolyta-antiope
Não é essa foto, mas já da pra ver que esse filme vai ser foda!

Sobre a Liga. Fica claro que esse filme é de origem. Origem da Liga da Justiça. A apresentação sutil dos personagens, o sonho do Batman, onde mostra-se um mundo do futuro com um Superman maligno e dominado pelo Darkside, a terra com os poços de lava de Apokolipse e com Para-Demônios servindo a ele. Tudo isso é o prenúncio de algo maior. O próprio sonho é uma mostra disso, com o Flash vindo do futuro para alertar Bruce sobre isso.

Batman-v-Superman-SDCC-trailer-6-1940x806

Atos finais. Luthor sequestra a Lois e a atira do alto do seu prédio só para chamar a atenção do Super. Ele aparece, salva Lois e vai atrás do Bazinga cheio de ódio no coração, mas descobre que ele também sequestrou sua mãe. A regra é clara: se ele não matar o Batman, a velha vai pro saco. Começa a porrada entre os dois. O Batman usa sua armadura, e com todas as armas que fez com a Kriptonita que ele roubou do Lex, prepara armadilhas para o Super, exatamente como em TDK. Mas,como assim? Quando ele roubou essa Kriptonita? Não viu? Quem madou piscar!

Nos é mostrado o Batman com preparo, cheio de truques e traquinagens! Ele limpa o chão com o Superman, e ia mesmo mata-lo, até que o mesmo fala para ele “Salvar Martha”. Batma exita e pergunta como ele sabe o nome da mãe dele. Nessa hora, Lois aparece e diz que é o nome da mãe do Super também. Ela praticamente acaba com a briga sozinha. Batman de uma hora para volta resolve virar amiguinho do Superman, e promete que vai impedir a morte de Martha Kent, enquanto ele deve ir a Metropolis, pois algo estranho está acontecendo com no local da queda da nave do Zod. Lá, Lex levou o corpo do falecido, e o colocou em uma câmera matriz. E junto com o seu sangue, ele resolveu revivê-lo, criando a “Aberração Kriptoniana” algo que era proibido pelo conselho de Kripton. Superman chega e encontra Lex e seu plano B, seu “Doomsday”.

landscape-1449139503-doomsday-warners-dc-batman-superman-trailer

Começa luta entre eles, enquanto o Batman salva a mãe do Super, naquela cena de luta do trailer, que parece saída direta de algum jogo da franquia Arkham. Nesse meio tempo, o Super tenta levar o Zod-Apocalipse para o espaço, onde o governo decide encher os dois de bombas nucleares. Apocalipse cai de volta em Metropolis e sofre uma mutação ganhando os espinhos de sua versão clássica. Batman resolve atrai-lo para Gothan, onde ele pretende usar lança de Kriptonita da luta contra o Super nele. O plano da certo, mas o bichão acerta o batplano, e quando o Morcega ia ser fritado, eis que aparece a Mulher Maravilha em sua glória e júbilo. Ela com certeza salva boa parte do filme, é a melhor personagem!  NO espaço, em outra cena tirada de TDK, um super cadavérico se recupera das bombas nucleares com a luz do sol, e volta a terra para ajudar o Batman e a Mulher Maravilha na luta contra o monstro. Esse é o momento em que cinema vem a abaixo: A TRINDADE UNIDA!

maxresdefault (1)

A cena é linda! Mas as malditas películas do Synder atrapalham, deixando tudo sujo é caótico! No fim, Supeman pega lança, mata o Apocalipse, e morre trespassado por um de seus espinhos. O mundo lamenta a morte do Superman e finalmente o reconhece como heroí. Um enterro simbólico e feito em Metropolis para ele, e outro no Kansas para Clark Kent. Antes disso, é mostrado Luthor sendo preso, e tendo seu cabelo raspado, mostrando um vislumbre o vilão clássico. Batman o visita na cadeia e o ameaça com sua marca de ferro quente, mas vemos um Luthor psicótico, dizendo que o sino foi tocado, e que agora todos os “outros” ouviram. E virão. Virão porque sabem que deuses podem morrer! Clara alusão a Darkside e qualquer outro vilão cósmico da DC! No enterro, Bruce diz a Diana que falhou com Clark em vida, mas não vai fazer o mesmo na morte. Que eles devem encontrar os outros, pois ele tem o pressentimento de que algo pior esta por vir. O filme termina com Lois jogando uma última mão de terra no caixão do Clark, e ele se movendo logo em seguida, mostrando que na verdade ele não morreu.

046168.jpg-c_520_690_x-f_jpg-q_x-xxyxx

Agora vamos as análises…

O filme é confuso! Snyder fez uma colcha de retalhos cheio de impacto visual, som e fúria! As situações são apresentadas de maneira rápida, se você piscas, atender ao telefone, ou for no banheiro, você perde algo! Os atores estão confortáveis em seus papéis, tanto os novatos e quanto os veteranos. Cavill é o Superman, mas…esse não é um filme do Superman. Infelizmente.Seu personagem é subaproveitado na trama, de novo, tendo seu momento derradeiro apenas no final. Affleck é um bom Batman também. Não é a questão de ele ser ou não o MELHOR BATMAN! Cada diretor que pegou esse personagem deu sua visão, e a visão atual, talvez seja a que chega mais próximo dos quadrinhos. Ponto positivo para o diretor e para o ator. Gadot é uma grata surpresa. Ela mostra a imponência e beleza que eu esperava da Mulher Maravilha, apresentando muito bem a personagem nas telonas. Eisenberg faz um Luthor psicótico e caricato. Muito mais Coringa que Lex. O resto do elenco é eficiente e afiado.

15jul2015---foto-reune-quase-todo-o-elenco-dos-filmes-batman-vc-superman-e-esquadrao-suicida-1436988289035_956x500

O problema…é do diretor! Sempre foi, e continua sendo. A direção e montagem do foi feita para se construir uam obra com a assinatura e os maneirismos do Zack Snyder, e seu ego afunda grande parte dos méritos do filme.

O filme é bom, mas não é aquilo que o marketing da DC|Warner vendeu. Se você acompanhou o hipe do filme, nas mídias sociais e blogs, você sai decepcionado. Não é um filme ruim, mas não tem justificativa para ter demorado tanto. E me deixa com uma advertência na cabeça: Se a DC quer que esse projeto, Liga da Justiça, funcione, ela tem que rever o papel de  Snyder como o todo poderoso manda chuva dos filmes. Não está dando certo. Não do jeito dele.

PHOTOGRAPHS TO BE USED SOLELY FOR ADVERTISING, PROMOTION, PUBLICITY OR REVIEWS OF THIS SPECIFIC MOTION PICTURE AND TO REMAIN THE PROPERTY OF THE STUDIO. NOT FOR SALE OR REDISTRIBUTION.

Minha nota geral é 6,0 pelo o que o filme tentou fazer. Mas dando uma nota técnica, avaliando todos os fatores como a demora, e o diretor, e o marketing, minha nota seria 5,0. Ou seja, 5,5 de média.

Repito o que muitas pessoas já falara: Esse é um filme para quem gostou de Man of Steel. Se não, cara, não é para você! Não é uma questão de Marvel vs Dc. E sim de escolhas. Escolha o que gosta e foda-se o resto!

Sem mimimi crianças! E vou ali!

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1