Vocês achavam mesmo que Breaking Bad iria morrer assim tal fácil? Oboviamente que não, televisivos enxutos. Pois bem, antes da zona que foi a semana passada, com o blog saindo do ar e o escambau, nosso chegado Marcelo Snoops Henrique mandou esse texto bem maneiro dando (hummm) um panorama geral sobre o que Breaking Bad. Pois bem, sem mais…

Fala cambada! Recentemente teve fim uma das séries mais comentadas nos últimos anos: Breaking Bad! Mas o que tem de tão chamativo nesta obra? Segue o baile com uma resenha sobre a série, que mostra como algo sem grande investimento ou atores conhecidos pode sim fazer muito sucesso com a crítica e com o público.

A história começa nos apresentando Walter White, um pai de família (Que delícia cara!) que poderia se passar por um cidadão comum, exceto pelo fato de ser um brilhante químico, tendo inclusive contribuído para uma conquista de um prêmio Nobel que, por diversos fatores, termina virando professor de universidade. Não bastasse isso, em meio período trabalha em um CarWash, chegando até mesmo a fazer trabalho braçal e, pra completar o pacote, sua esposa está grávida novamente (ele já tem um filho com necessidades motoras especiais), se descobre com câncer no pulmão e ainda por cima as dívidas comuns de cada um.

Certo dia, seu cunhado Hank (Agente da agência de combate ao tráfico de drogas – DEA) em visita acaba fazendo um convite pra Walter acompanhar de perto uma operação de verdade. É então que a coisa começa a mudar.

Vendo que o comércio de Metanfetaminas é algo extremamente lucrativo mas que sempre acaba mal (em morte ou prisão) e achando que não tem nada a perder, sabendo que tem pouco tempo de vida e que sua família iria acabar com a casa hipotecada além de outras grandes dificuldades financeiras, decide então usar seus conhecimentos de química para produzir drogas, acabando por fazer uma droga com 91,1% de pureza, até então nada de parecido havia chegado à este tipo de “mercado”.

Dinheiro fácil faz crescer os olhos de qualquer um.
Dinheiro fácil faz crescer os olhos de qualquer um.

Já na primeira produção ele dançou e pro inferno ele foi pela primeira vez, com a ajuda de um antigo aluno problemático – Jesse Pinkman. Conseguiram produzir uma pequena quantidade de maneira totalmente caseira em meio ao deserto onde acabam quase sendo mortos por dois traficantes locais.

WTF???
WTF???

Resumindo a premissa da obra, em tradução literária da expressão Breaking Bad seria algo como Tornando-se Mal (o breaking tem esse significado na expressão), vai mostrando um personagem que no decorrer da trama acaba cada vez mais se tornando alguém ruim, se afundando cada vez mais no mundo do crime, a transformação de “herói” pra “vilão”.

Por que então a série é tão comentada?

Simples. Como eu disse antes, a série não tinha quase ninguém muito conhecido do público geral e com muita coragem, colocou personagens realmente humanos: o policial Hank é careca, barrigudo, se acha o fodão, tenta ser engraçado mas quase sempre acaba causando vergonha alheia. Porém, com o decorrer da história, se mostra um personagem interessantíssimo; por outro lado, Walter White vai pirando cada vez mais, chegando a adotar o pseudônimo de Heinsenberg. A própria expressão do ator Bryan Cranston muda no decorrer das temporadas.

5 4 3

Os personagens secundários como o advogado Saul Goodman também são um show a parte, gerando situações divertidas apesar do tema pesado que muitos episódios têm.

A direção da série em muitos momentos parece coisa de cinema, com muitas sequências boas de ação, ângulos de filmagem excelentes e construções de clima que também demonstram capricho na produção.

Existem também algumas sequências que são como se fossem pequenos clipes musicais, muito bem feitos. Por exemplo, em algumas sequência em que Walter e Jesse estão fabricando Metanfetamina, a sequência dá uma acelerada com uma música de fundo. Outra coisa também são os ângulos de câmera pois, pra quem não sabe, a série segue o sistema de ter apenas uma câmera filmando, dando uma narrativa mais dinâmica para a maioria das cenas.

Vale então assistir tudo?

Com toda certeza! Apesar do clima pesado, a série é cativante, tem seus momentos cômicos, tem seus momentos tensos (e bote tenso nisso), tem personagens carismáticos e uma trama bem construída.

A série terminou muito bem, sem enrolar mais do que deveria (apesar da pressão que a emissora que exibia fez).

Menções Honrosas/Horrorosas.

6
Cena marcante terceiro episódio emque Walter perde a fé na redenção de alguém.
Isso é culpa sua Mr. White.
Isso é culpa sua Mr. White.

8
Participação de Dany Trejo como o Narco-TraficanteTortuga.
Epic Fail
Os Gêmeos Salamanca acabaram dando um ar meio galhofa na história.
Epic Fail
Epic Fail
Walter White é obrigado por causa das contas a trabalhar também como lavador de carros.
Walter White é obrigado por causa das contas a trabalhar também como lavador de carros.
Sequência foda onde uma decisão muito difícil é tomada.
Sequência foda onde uma decisão muito difícil é tomada.

  • Heisenberg_Colombiano

    Faltou falar da versão colombiana. De resto, bom post.

  • Heisenberg_Colombiano

    Faltou falar da versão colombiana. De resto, bom post.

  • Um ótimo post, uma pena que nao conheço essa série!!!

    • Vale muito a pena toddy, consegui viciar minha sogra e meu sogro, xP

      • valeu

  • Um ótimo post, uma pena que nao conheço essa série!!!

    • Vale muito a pena toddy, consegui viciar minha sogra e meu sogro, xP

      • valeu

  • ricardolbsda

    o problema é que agora não tem nada melhor pra assistir, as séries substitutas pra mim foram hannibal e bates motel

  • ricardolbsda

    o problema é que agora não tem nada melhor pra assistir, as séries substitutas pra mim foram hannibal e bates motel

  • Segurito Peludo del Doctor Ult

    Mesmo tendo terminado a 4° temporada domingo agora, eu já sei de todos os spoilers que vai ter daqui pra frente e to feliz pela série ter um final digno. Por mais que digam que a experiência de Lost ainda valeu, eu discordo pois parte da experiência pode ser prejudicada com um final merda ( Lost, Monk, Dexter, Gantz, Another, Mirai Nikki) e um final que feche bem a série é como terminar ela com chave de ouro mostrar que aquilo não foi um sucesso a toa.

    • como Gantz acabou?
      parei de ler no 10º volume.

      Em 15 de outubro de 2013 17:23, Disqus escreveu:

      • Segurito Peludo del Doctor Ult

        Depois da invasão alienígena acabar simplesmente porque os americanos apareceram e deram uns tapas nos ets; depois do autor dizer que Deus não existe, et não acredita em Deus, que o certo é ser ateu e se você não é você ta errado, depois de dizer isso matar o clone do Kurono imitando a morte do Rorschach só que de forma ruim e gratuita, ele encerra o mangá com o pessoal escapando de uma o Kurono e o amigo dele escapando de uma nave que era pra ter caído na Terra e por algum motivo misterioso não caiu e encerrar com eles são e salvos e dizer fim, sem explicar porra nenhuma e falar que vai fazer um novo mangá explicando tudo.
        Ou sejE, Um final que foi escrito por alguém que toma lições com o Dadá.

        • Heisenberg_Colombiano

          Realmente um final muito ruim. O problema é que o autor deu mostras de que exploraria mais algumas histórias dos personagens e acabou não fazendo isso. Acho que faltou habilidade do Hiroya Oku como escritor mesmo. Como desenhista ele se esmerou muito nas grandes cenas da invasão, mas esqueceu de escrever uma história que prestasse. Final burocrático e sem graça.

        • ainda bem que parei de ler.
          vlw

          • Evandro Loco

            Aposto que tu lê tudo que faltou em 30 minutos ou menos, HAUAHUAHAUHAUAHAUAHUAHAUHAUAHAU!!!

          • é tão vazio assim?

            2013/10/16 Disqus

          • Evandro Loco

            Luta, luta luta, desmembramentos, luta, sangue, luta, explicação sobre o que é o gantz, desmembramentos, luta luta sangue, luta fim!
            Teve capítulos que li em menos de 1 minuto

          • que merda.
            Pior que a premissa é tão interessante.

            2013/10/16 Disqus

          • Evandro Loco

            Ele até chegam a explicar sobre o Gantz ser uma tecnologia alienígena pra combater os alienígenas que invadem a terra, e é produzido em massa em uma fábrica na Alemanha, por isso lá na metade do mangá começa a aparecer galera de outros países e com armas melhores que os Japoneses, mas não explicam sobre os alienígenas serem estatuas de templo ou dinossauros de museu e muito menos os vampiros que aparecem e somem da história sem explicação nenhuma,

    • Você diz o fim de gantz do animê, ou do mangá?

  • Mesmo tendo terminado a 4° temporada domingo agora, eu já sei de todos os spoilers que vai ter daqui pra frente e to feliz pela série ter um final digno. Por mais que digam que a experiência de Lost ainda valeu, eu discordo pois parte da experiência pode ser prejudicada com um final merda ( Lost, Monk, Dexter, Gantz, Another, Mirai Nikki) e um final que feche bem a série é como terminar ela com chave de ouro mostrar que aquilo não foi um sucesso a toa.

    • como Gantz acabou?
      parei de ler no 10º volume.

      Em 15 de outubro de 2013 17:23, Disqus escreveu:

      • Depois da invasão alienígena acabar simplesmente porque os americanos apareceram e deram uns tapas nos ets; depois do autor dizer que Deus não existe, et não acredita em Deus, que o certo é ser ateu e se você não é você ta errado, depois de dizer isso matar o clone do Kurono imitando a morte do Rorschach só que de forma ruim e gratuita, ele encerra o mangá com o pessoal escapando de uma o Kurono e o amigo dele escapando de uma nave que era pra ter caído na Terra e por algum motivo misterioso não caiu e encerrar com eles são e salvos e dizer fim, sem explicar porra nenhuma e falar que vai fazer um novo mangá explicando tudo.
        Ou sejE, Um final que foi escrito por alguém que toma lições com o Dadá.

        • Heisenberg_Colombiano

          Realmente um final muito ruim. O problema é que o autor deu mostras de que exploraria mais algumas histórias dos personagens e acabou não fazendo isso. Acho que faltou habilidade do Hiroya Oku como escritor mesmo. Como desenhista ele se esmerou muito nas grandes cenas da invasão, mas esqueceu de escrever uma história que prestasse. Final burocrático e sem graça.

        • ainda bem que parei de ler.
          vlw

          • Aposto que tu lê tudo que faltou em 30 minutos ou menos, HAUAHUAHAUHAUAHAUAHUAHAUHAUAHAU!!!

          • é tão vazio assim?

            2013/10/16 Disqus

          • Luta, luta luta, desmembramentos, luta, sangue, luta, explicação sobre o que é o gantz, desmembramentos, luta luta sangue, luta fim!
            Teve capítulos que li em menos de 1 minuto

          • que merda.
            Pior que a premissa é tão interessante.

            2013/10/16 Disqus

          • Ele até chegam a explicar sobre o Gantz ser uma tecnologia alienígena pra combater os alienígenas que invadem a terra, e é produzido em massa em uma fábrica na Alemanha, por isso lá na metade do mangá começa a aparecer galera de outros países e com armas melhores que os Japoneses, mas não explicam sobre os alienígenas serem estatuas de templo ou dinossauros de museu e muito menos os vampiros que aparecem e somem da história sem explicação nenhuma,

    • Você diz o fim de gantz do animê, ou do mangá?

  • Rafael Corrêa

    Melhor série que eu já vi fácil, depois da 4ª temp fiquei com certo medo de eles cagarem a série, mas putz, não poderia estar mais errado(apesar de que achei certos eps da 5ª temp meio arrastados) mas o Ozymandias compensou tudo, e o final foi perfeito.

    SPOILERS

    na cena final a câmera subindo tocando baby blue e o Walter
    morrendo no laboratório de meth, foi de uma fodacidade nunca antes vista.

  • Rafael

    Melhor série que eu já vi fácil, depois da 4ª temp fiquei com certo medo de eles cagarem a série, mas putz, não poderia estar mais errado(apesar de que achei certos eps da 5ª temp meio arrastados) mas o Ozymandias compensou tudo, e o final foi perfeito.

    SPOILERS

    na cena final a câmera subindo tocando baby blue e o Walter
    morrendo no laboratório de meth, foi de uma fodacidade nunca antes vista.

  • Hique

    Já vi, mas verei de novo…

  • Hique: de férias na Terra

    Já vi, mas verei de novo…

  • JJota

    Quando eu terminar de ver Walking Dead (comecei semana passada e até domingo devo ver o último episódio da terceira temporada), verei esta.

    • Segurito Peludo del Doctor Ult

      Cara, pode deixar TWD de lado, ler os quadrinhos e assistir Breaking bad que vale mais a pena.

    • Heisenberg_Colombiano

      JJ você lê os quadrinhos de TWD?

    • Dr. Filisteu – Gostosa Sou Eu

      Pare enquanto é tempo cara, quem avisa amigo é…

  • JJota

    Quando eu terminar de ver Walking Dead (comecei semana passada e até domingo devo ver o último episódio da terceira temporada), verei esta.

    • Cara, pode deixar TWD de lado, ler os quadrinhos e assistir Breaking bad que vale mais a pena.

    • Heisenberg_Colombiano

      JJ você lê os quadrinhos de TWD?

    • Kaligunas

      Pare enquanto é tempo cara, quem avisa amigo é…

  • Felipe P. Silveira

    Vi a primeira temporada. Foi muito boa, UMA das melhores que eu vi.

    • Egon – Caça-fantasmas/dragões/

      a cena do Heisenberg eXprundindU o barraco dos traficantes foi muito foda

  • Felipe P. Silveira

    Vi a primeira temporada. Foi muito boa, UMA das melhores que eu vi.

    • Egon – Caça-fantasmas/dragões/

      a cena do Heisenberg eXprundindU o barraco dos traficantes foi muito foda

  • Vini90

    Pode ser dita como a melhor série já feita, fácil…

    • Eu pensei em colocar esse nome no post, mas achei melhor não querer chamar a atenção simplesmente por isso.

  • Vini90

    Pode ser dita como a melhor série já feita, fácil…

    • Eu pensei em colocar esse nome no post, mas achei melhor não querer chamar a atenção simplesmente por isso.

  • O_Comentarista

    Preciso tomar vergonha na cara e começar a ver essa série.

    • Reverendo

      somos 2

      • Egon – Caça-fantasmas/dragões/

        eu tenho que criar coragem pra terminar, só me faltam 4 episodios e eu enrolo

  • O_Comentarista

    Preciso tomar vergonha na cara e começar a ver essa série.

    • Reverendo

      somos 2

      • Egon – Caça-fantasmas/dragões/

        eu tenho que criar coragem pra terminar, só me faltam 4 episodios e eu enrolo