hellblazer72

E tudo que é bom um dia acaba.

Chuchus do meu coração cheio de ódio, nesse ultimo encadernado da série Hellblazer Origens, é reunido as edições #35, #36, #37, #38, #39, #40, #84 e Vertigo Secret Files: Hellblazer, escritas pelo inglês Jaime Delano, e não é que o fdp deixou o melhor pro final?

“Por quanto tempo você consegue prender a respiração, com o sangue rugindo nas veias, os pulmões inflados a ponto de explodir..?

Essa pergunta abre a primeira história que dá título ao encadernado, na qual  vemos a infância do Constantine e o seu primeiro contato com o mundo da magia. Na trama, Constantine era uma criança bem curioso e imperativa, mas não tinha nenhum amigo ou alguém que lhe desse carinho ou afeto, até que um dia ele acha um cadáver no meio da mata. Em uma mistura de medo e curiosidade, John pega o coração petrificado do cadáver, e apelida carinhosamente de Coração Do Menino Morto. A princípio, Constantine acredita fielmente que o coração possui poderes mágicos, porém com o passar do tempo, o jovem  mago começa e ficar com medo com a possibilidade do “Menino Morto” voltar e querer seu coração de volta.

Recomendação do Sorg

Já na história “O País Desconhecido”, Mercury mostra ao Constantine como sera o seu futuro.  Delano deixa bem claro que John se sente sufocado, quase enforcado, tanto que a  pergunta da primeira história se repete aqui, mostrando que o futuro do Constantine é se afocando. Mas não literalmente falando. Confuso? Bom, mas pra frente  explicarei melhor.

Hellblazer 036 066

Em “Trabalho De Homem” e “Brincadeiras De Menino”,Delano deixa John descansando um pouco e se foca mais em Mercury, e seu novo amigo, Martin. A  duas histórias tem um clima de terror misturado com críticas aos maus tratos nos animais, tema da qual Delano explora melhor na sua passagem no Homem Animal.

Em “O Enforcado”, vemos mais sobre o passado do John, e o seu envolvimento com o Menino de Ouro, uma espécie de amigo imaginário da qual John via quando quando era criança. Com a sensação de enforcamento aumentando, Constantine ajuda a Zed – a “xama” do arco “A Máquina Do Medo”- para descobrir o porque desse sentimento tão ruim. Por meio das cartas de tarot, John ( e o leitor ) descobrem o porque disso. ( spoiler fudidos a seguir, leia por sua conta e risco, chuchu.) Constantine enforcou seu irmão gêmeo com o cordão umbilical ainda  no útero de sua mãe,  causando a morte de sua família. E para deixar o clima mais tenso ainda, o Menino De Ouro é ninguém mais e ninguém menos do que o irmão do John! Com a revelação, Constantine parte para uma “jornada espiritual”, em busca do seu irmão morto.

hellblazer-39-p8-panel

Mas essa buscas não da muito certo.

 Já em “O Mago”, Delano cria um universo paralelo, mostrando o que aconteceria se o Menino de Ouro sobrevivesse. Ao contrario do Constantine, o “douradinho” se torna um mago muito poderoso, temido por todo o inferno e respeitado e admirado por todos, como se fosse um grande herói.

hb40-0444

Mas nesse mesmo universo, o Menino de Ouro também se sente enforcado e assombrado pelo Menino Doente ( o Constantine ). Para acabar com esse sentimento, o mago dessa realidade também parte para uma jornada espiritual, em busca do Constantine. Em um final que faria o Grant Morrison molhar a calcinha, os dois irmãos se unem em um único ser (UI). O final não deixa muito claro o que acontece após a experiência, dado que os dois magos desaparecem de seus respectivos universos.

“O universo não é estável, Errol. Você precisa acumular experiências em mais de uma vida antes de começar a entender as sutilezas complexas no ciclo do crescimento e da decadência. E provavelmente teria que viver e morrer umas mil vezes para ser um mago”.

Na one-shot “Em Outra Parte Do Inferno“, Constantine se lembra de quando teve que matar um macaco demônio travesti que assombrava Chas, o seu melhor amigo. Isso mesmo que você leu, um macaco demônio travesti…

 Hellblazer_084_p202

Onde eu estava mesmo ?… Ah é !

 “O Carteado De Natal” e “O Gângster, a Puta e o Mago” são dois contos pequenos, mostrando o dia-a-dia do Constantine. O problema é que a Panini pisou na bola no “O Carteado De Natal”, pois a historia não é do Jaime Delano, e sim do David Lloyd. Fora que não custava nada colocar algumas notas nas paginas. Na pagina 62, o pai de Martin fala:

“Se Martin me vier com aquele estrume afeminado de Meat Is Murder, vai levar uma bela surra…”

Para quem não sabe, Meat Is Murder é uma musica da banda The Smiths ( uma puta duma musica, pra falar a verdade). Outra bola fora é na pagina 120, onde o texto faz uma referencia ao poema “Childe Roland To The Dark Tower Came”, da qual inspirou o Stephen King a fazer os livros da Torre Negra. Pode parecer besteira, mas esses pequenos detalhes fazem muita diferença no texto. Mas tenho que dar (UIII) o braço a torcer para a editora,  afinal a Panini foi a única editora a ter culhões de publicar as HQs do Constantine dentro da cronologia e por um preço camarada. Fica ai minha dica e meus parabéns para a editora.

E não tenho muito o que dizer sobre os textos do Jaime Delano. Desde o arco “O Homem De Família”, Delano foi refinando e melhorando a sua escrita, chegando ao ápice nas edições “O Enforcado” e “O Mago”. O melhor de tudo é que a cada novo trabalho que Delano fez, seu texto ficava mais rico. Pegue qualquer edição do Homem Animal que ele escreveu e compare com as primeiras HQs do Constantine que você vai ver.

Outro destaque é para a equipe de desenhistas desse encadernado: Sean Phillips ( outro artista que evoluiu muito ), Steve Pugh, Dave McKean, Tim Bradstreet e as belas capas feitas pelo Kent Williams e John Eder.

Enfim, compre, pegue emprestado, roube ou venda seus órgãos para pegar esse ultimo volume da coleção Hellblazer Origens, pois vale cada centavo. E só nos resta torcer para que venha uma nova coleção reunindo a fase do Garth Ennis!

                                                                                       Galeria de Capas:

Hellblazer_Vol_1_35    Hellblazer_Vol_1_36

Hellblazer_Vol_1_37 Hellblazer_Vol_1_38

Hellblazer_Vol_1_39 79_52357_0_Hellblazer40TheMaqus

Hellblazer_084_c01
Macaco demônio travesti… MACACO DEMÔNIO TRAVESTI ! É Delano, acho melhor parar com as drogas…

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1