posters

Preparem-se para um dos posts mais mamilos que esse baile já teve!

Pois bem, pessoal…hoje vou falar um pouco mais sério que o habitual por aqui, apesar de ter completa noção de que isso vá resultar em comentários que porão em duvida minha sexualidade ou com o intuito de empregar minha mãe em zonas de baixo meretricio…

Negocéoseguinte: ontem foi liberado o ultimo trailer de O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro e, como de praxe, choveu de comentários do tipo “Caguei” ou “Vai ser uma merda” ou ainda “Girafa aranha, skatista vida lok4 é uma bosta”. Bem…há algum tempo atrás estava discutindo sobre esse novo Homem-Aranha dos cinemas com meu padim (“padrinho” em nordestinês nórdico)  Ckreed e ele falou que eu deveria escrever um post expondo meu ponto de vista sobre a nova franquia. O fato é que, apesar de ter sido um reboot prematuro, de ter começado com um filme fraco e com um roteiro cheio de buracos…EU GOSTO!!! E bem mais que dois dos três filmes do senhor Sam Raimi!!!

Spidermans_620_070312

Recomendação do Sorg

Entenda, acho o primeiro filme da trilogia do Sam Raimi ULTRAPHODABAGARAI! Mas,pra mim, para por aí! E por que? Por que o personagem Peter Paker/Homem-Aranha NÃO EVOLUI nos filmes seguintes!  A essa hora você já deve tá praguejando toda sorte de xingamentos e esculhambação sobre mim, certo? Então deixa eu esclarecer meu ponto de vista…

A primeira HQ de super herói que li foi do Homem-Aranha, em meados de 97 as vésperas de começar aquela merda gigantesca que foi a Saga do Clone. Era uma história dividida em duas edições onde o Homem -Aranha estava em crise e não queria voltar a ser Peter Parker, tudo isso enquanto era caçado pelo filho de Kraven, o Freddy Mercury das selvas, e ainda enfrentava o Duende Macabro e o Duende Demoníaco. Apesar de rever hoje como uma história meia boca, na época me apaixonei pelo personagem e, óbvio, procurei mais coisas do cabeça de teia. Achei e me apaixonei mais ainda. E por que isso aconteceu? Por que o personagem tem uma característica que não se via tão presente em outros heróis: o bom humor! Por mais medonha que estivesse a situação, o Homem-Aranha sempre tinha uma piadinha pronta. E essa característica foi tão marcante pra mim que adotei isso na minha vida. Hoje sou conhecido como o palhaço da turma onde quer que eu vá, esteja o tempo bom ou ruim, por que sei que um sorriso pode melhorar o dia de muita gente.

Sim! Eu me coloquei no post! Qual o problema? E aí? Vai encarar?
Sim! Eu me coloquei no post! Qual o problema? E aí? Vai encarar?

Então chega 2002 e o anuncio do filme do meu personagem favorito que estaria chegando aos cinemas. Delirei! Um troço que era planejado desde o fim dos anos 80, o qual já tinha mandando as esperanças de muita gente pras cucuias, ia finalmente acontecer! Fui ao cinema com um grupo de amigos e sai de lá mais do satisfeito com o que tinha visto na tela grande. A minha unica ressalva era com a escolha do ator Tobey Maguire como Peter Parker/ Homem-Aranha, sendo que James Franco tinha feito o teste para o papel e, de fato, era mais parecido com o Peter dos quadrinhos, mas não tinha sido aprovado e acabou ficando com o papel de Harry Osborn. O Peter de Tobey Maguire era apático, triste, e isso era até condizente com o Peter das HQs nos primórdios. Mas ele veste o uniforme do Aranha…e sua personalidade QUASE NÃO MUDA! Ele se torna um Homem-Aranha de poucas palavras, sem suas conhecidas piadinhas, longe de ser o personagem que conheci. Mas relevei, já que era o primeiro filme e Peter ainda estaria se ajustando a nova vida. No segundo filme erá óbvio que  tudo isso ia mudar! E aí veio o segundo filme…e NADA mudou!

spider-man_2_tobey_maguire_looking_at_costume_01

Pra muita gente, Homem-Aranha 2 é tido como o melhor filme de super heróis já produzido. Pra mim é o filme que me fez enjoar do aranha do Sam Raimi. Não é um filme ruim em termos técnicos, as lutas do Aranha contra o Dr. Octopus são fantásticas, mas o Homem-Aranha que eu aprendi a amar NÃO ESTAVA LÁ! É fato notório que nos quadrinhos, depois que se torna o Homem-Aranha, Peter ganha mais alto confiança e deixa de ser o nerd silencioso e introvertido que sempre foi. As coisas podem continuar ruins pra dedéu mas ele não ficava se lamentando dentro de um quartinho minusculo a beira de um ataque de depressão. Mas no filme é assim! E o Homem-Aranha, que agora está mais experiente e confiante e deveria estar munido de milhões de piadinhas para desestabilizar seus inimigos…continua o mesmo Aranha silencioso do primeiro filme. Pra ser ter uma ideia disso, a unica piadinha que ele profere e me vem a mente nesse filme é na cena da luta no banco, quando ele joga dois sacos de moeda na cabeça do Dr. Octopus e diz algo do tipo “Olha aqui seu troco!”. E SÓ!

SpiderMan2

E no terceiro filme…bem…acho que desse eu não preciso nem falar, né…?

E é então que, depois dessa diarreia que foi Homem-Aranha 3, a Sony tem uma treta com Sam Raimi, que pula fora dessa merda toda, e os executivos resolvem rebootar a coisa toda. E nasce o tão odiado O Espetacular Homem-Aranha!

Fui ao cinema assistir cheio de expectativas…e fiquei muito incomodado com as muitas mudanças na trama. Mas um fator me tirou a atenção disso, e esse fator se chamava…Peter Parker!

Peter_Parker_Garfield_1

Andrew Garfield conseguiu ganhar minha simpatia em uma das cenas mais simples do filme, quando ele e o tio Ben vão ver um vazamento no porão. A interação dele com o tio Ben era de uma naturalidade tal que conseguiu me convencer que aquele moleque amava seu tio como a um pai. Não que o Peter do Tobey não tenha passado isso, mas aqui tudo está muito mais fluido. E quando o tio Ben bate com as 12, confesso que o motivo foi bem merda, afinal quem se jogaria em cima da arma de um bandido sem razão alguma? Estranhamente a cena alternativa da morte dele era infinitamente melhor e mais convincente. Enfim, quando Peter encontra seu tio morto ele não se limita a fazer a careta mais feia que o cinema já viu sem a ajuda de efeitos especiais e maquiagem tal qual Tobey  no primeiro Homem-Aranha. Dessa vez, Peter se debruça em desespero sobre o corpo inerte do tio e suplica a Deus, o que torna a cena mais angustiante e realista. O que vem a seguir não é um Peter correndo feito um maluco, abandonando o corpo do tio aos urubus pra caçar o suposto assassino. Segue-se um luto e algumas cenas que mostram o efeito devastador dessa perda não só pra ele, mas para a tia May e toda a culpa que isso trás a Peter.

DEATHS-AMAZING-SPIDER-MAN

Depois disso segue-se a caçada ao assassino e blá,blá,blá,blá…até que, finalmente, surge o Homem-Aranha! Ele está com um uniforme diferente? Está? Mas alguém lembra como ele fez esse uniforme? Ele apenas comprou uma roupa de patinação olimpica e meteu uma silk com uma aranha e duas lentes de óculos escuros, e não virou o Clóvis Bornay, como aconteceu com o Peter do Sam Raimi, que usa um moletom no começo do filme e, do nada, aparece com a roupa mais bem feita e detalhada que um herói de fundo de quintal já produziu.  Mas isso ainda é o de menos! O importante é que aquele Aranha, mesmo com um visual diferente…É O ARANHA DOS QUADRINHOS! Cheio de piadinhas e tagarela, e isso REFLETE no Peter, que se torna muito mais confiante após ganhar os seus poderes.

new-clip-from-the-amazing-spider-man-watch-now-105164-470-75

“Aaah, mas tem muita coisa errada nesse filme…” você continua a esbravejar. E eu concordo!

Peter passa maior parte do tempo sem a máscara? Sim! Mas não deixa o povão ver o seu rosto. E se visse, quem diabos ia saber quem era aquele maluco que não chama atenção de ninguém sem estar com um pijama azul e vermelho balangando por aí? O Roteiro é cheio de furos?Sim! Poderia ter sido bem melhor e, acreditem ou não, se as cenas deletadas tivessem sido mantidas no filme, melhoraria em 100%.

“Aaaah, mas esse Peter skatista, nerd descoladinho é uma merda…” você protesta. E eu explico o por que você odeia tanto isso!

Sam Raimi é fã assumido do Homem-Aranha desde de sua tenra infância. Ele vivia lendo as histórias da dupla Stan Lee e John Romita, e todos os seus filmes foram pautados nessa fase tanto em termos de roteiro como em termos de visual, e isso está muito claro no segundo e terceiro filmes. Se você prestar um pouco de atenção vai ver que no primeiro filme Peter e Mary Jane se vestem com adolescentes normais, com roupas simples mas comuns a época. Já no segundo, Peter e Mary jane parecem ter pego uma carona no Delorean e voltado para os anos 60/70! Peter se veste com uma testemunha de Jeová e Mary Jane como uma hippie. Isso tudo por que Raimi buscou o espirito da supracitada fase que tanto ama.

MV5BMTY2MDg4OTExMF5BMl5BanBnXkFtZTYwMzExNzk3._V1_SX640_SY720_

Quando Mark Webb foi chamado para dirigir O Espetacular Homem-Aranha, o cara só tinha feito vídeo clips e a comédia romântica “500 Dias Com Ela” e não entendia patavinas do personagem, mas, para a Sony, era o cara mais antenado com o que a juventude  curtia e por isso seria o diretor perfeito para o filme. Mas como ele iria atualizar a história clássica do Homem-Aranha para o novo publico teen sem parecer uma cópias das idéias de Sam Raimi? Simples! Não o faça! Use como fonte a atualização que o filme do próprio Raimi deu origem: Homem-Aranha Ultimate!

ultimate-spider-man

O Espetacular Homem-Aranha é baseado na versão Ultimate de cabo a rabo. Depois de assistir o filme já em sua verão caseira, comecei a perceber que já havia visto várias cenas da trama antes em algum lugar…foi quando lembrei do encadernado com o primeiro arco de Homem-Aranha Ultimate e constatei que existem cenas inteiras retiradas de lá e transpostas com perfeição no filme de Mark Webb. Incluindo a trama dos pais de Peter, que na versão Ultimate tem a ver com o surgimento do Venom e tudo o mais.

Então o que eu quero dizer é que esse Homem-Aranha do Mark Webb não é feito tããão focado em velhos rancorosos como nós, que temos uma ligação maior com a versão clássica do personagem. Ele é feito mais voltado ao publico que veio a conhecer o Homem-Aranha pela sua origem Ultimate e, por isso, demanda um pouco de mente aberta para recebe-lo melhor.

the_amazing_spider_man_by_biggreenpepper-d5d5gef

Eu fico, sinceramente, impressionado como a implicância com bobagens do tipo Peter andar de skate e não ser o nerd clichê dos anos 60. Mas fico indignado quando todo mundo vê o Rhino, o Duende Verde e até mesmo o Electro do cinema com um visual diferente dos clássicos e aceitar sem chiar muito o visual Hulk do Duende Verde , a armadura do Rhino ou o visual exatamente idêntico ao filme do Electro nas HQs da linha Ultimate! Poxa…tantas merdas piores já foram feitas com tantos personagens no cinema e quando alguém tenta deixar o Rhino mais “realista” sendo um cara pilotando um meccha  ultra high tech do que um marombado num colante de rinoceronte a galera cai de pau…

3648835-1725626-ultimate_six_02

Eu estou, SIM, ansioso pelo segundo filme da franquia, acho que a tendencia é melhorar com o tempo. Tenho medo de uma quantidade grande demais de vilões cagar tudo também, mas…caras…quando vocês iriam imaginar um filme do Aranha com o Sexteto Sinistro? Deixa os caras tentarem! O máximo que pode acontecer é dar em merda e os direitos voltarem pra Marvel um dia, onde o personagem correria o risco de ter um filme perfeito dentro da premissa Marvel de fazer filmes: divertidos e pra familia toda! Enquanto isso, eu fico com esse velho novo Aranha!

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1