Após protestos, a ONU revogou o título da Mulher-Maravilha como sua embaixadora honorária.

Olá, Enxut@s problematizadores!

Em 16 de dezembro, a Organização das Nações Unidas decidiu revogar o título de embaixadora da Mulher-Maravilha, após protestos até de suas funcionárias, numa campanha que seria usada para criar conscientização para a Meta 5 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que prevê que igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres é uma parte essencial na criação de um mundo pacífico e próspero.

Em entrevista à revista Time, a Mulher-Maravilha do cinema, Gal Gadot, falou sobre essa polêmica:

“Há tantas coisas horríveis acontecendo no mundo e é contra isso que você está protestando? Quando as pessoas argumentam que a Mulher-Maravilha deveria se cobrir, eu não entendo… Dizem que ‘se ela é inteligente e forte, não pode ser sexy também.’. Isso não é justo. Por que ela não pode ser todas essas coisas?”

E em entrevista ao New York Times, a Mulher-Maravilha da TV, Lynda Carter, também falou sobre o assunto:

“O que acho interessante é que eles não visualizam o quadro completo. Concordo que a questão da igualdade de gênero é muito maior do que qualquer personagem e entendo que um personagem dos quadrinhos não deva representar algo tão importante. Concordo com isso. O que discordo é essa ideia sobre a Mulher-Maravilha. Ela é uma defensora icônica. Ela é arquetípica. É a coisa mais sexista do mundo dizer que tudo o que você vê quando pensa na Mulher-Maravilha é um objeto sexual. O Superman tem um traje colante que mostra cada ondulação, não? Ele não tem uma grande protuberância em sua virilha? Então por que não reclamam disso? E quem disse que a Mulher-Maravilha é branca? Sou metade mexicana. Gal Gadot é israelense. A personagem é uma princesa amazona, não americana. Eles estão tentando colocá-la em uma caixa e ela não está em uma caixa”.

Recomendação do Sorg

Para vocês, segundo a Era da Problematização, qual mulher real atualmente seria a ideal para receber o título de embaixadora da ONU para igualdade de gênero? Lembrando que ela não pode ter a pele branca, nem ser jovem, nem magra, nem alta…

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1