mario_triste

OH MEUS DEUS!!! O WII U NÃO VENDE NADA! A NINTENDO DEVIA FAZER JOGOS DO MARIO PARA SMARTPHONES E XBOX SENÃO ELES VÃO FALIR!!!

Só que não.

Olha só, chuchus, muito tem se falado da Nintendo desde o advento do Wii U. Além dos habituais comentários sobre o console ser tecnologicamente inferior à concorrência, aquela parafernália chamada gamepad (sério que acharam aquilo uma boa idéia?) é cara, quase dobrando o preço do console, e foi motivo de choro e ranger de dentes pra muita gente.

O resultado está aparecendo agora. A projeção de vendas entre abril de 2013 a março de 2014 foi cortada de 9 milhões de unidades para 2.8 milhões. Os consoles novos venderam mais de seus lançamentos para cá do que o Wii U vendeu em um ano. Embora a linha do 3ds esteja vendendo muito bem, também está abaixo da expectativa, com a projeção cortada de 18 milhões de unidades para 13.5 milhões. O resultado é que a empresa vai trabalhar no prejuízo pelo terceiro ano consecutivo. Satoru Iwata, presidente da Nintendo, disse que não, não vai abdicar do cargo e vai tirar a empresa do buraco.

iwata-grim
“Ou então cometerei seppuku para restaurar a honra de meu clã”
Recomendação do Sorg

Nesse ponto, palpiteiros profissionais dão as caras. Um deles é Michael Pachter, especialista da empresa Wedbush. Esse cara sempre aparece para dar pitaco na situação de empresas que estão na merda. Dessa vez ele veio dizer que a Nintendo deveria desistir do Wii U e já se focar em um novo console. Também disse que a empresa deveria criar software para concorrentes como Xbox e PS3, assim como mobiles e tablets. Enfim, comentários que muitos de vocês já devem ter feito. O Ckreed sonha com o dia que vai poder jogar Mario legalmente no iPad dele.

Enfim, do jeito que as pessoas falam, parece que a Nintendo está a beira da bancarrota. Mas a realidade hoje é, não interessa se o Wii U fracassar (como de fato está acontecendo). Por quê?

Para começar a empresa terminou com 10 bilhões de dólares em caixa. Dez incríveis bilhões. Como atestado pelo pessoal do IGN, a Nintendo pode fazer merda com projetos de consoles por uns 20 anos antes de começar a realmente ficar sem dinheiro. A situação de um console indo mal também não é novidade. Eles tiveram seis consoles em sua história. NES, Super NES e Wii venderam que nem água. Nintendo 64, GameCube e Wii U, nem tanto, ficando muito abaixo de seus competidores diretos. O cenário de portáteis é quase o mesmo desde que portáteis surgiram – todo Gameboy e Nintendo DS ficou muito a frente de qualquer outro portátil da época. Mesmo com o advento dos jogos de mobiles, o 3DS foi o console mais vendido de 2013 nos Estados Unidos. Não dá para menosprezar um console portátil que vendeu mais do que os consoles caseiros. Então não, o mercado mobile não vai acabar com o mercado de portáteis e não, a empresa não vai falir.

Na verdade, é mais ou menos assim que o pessoal da Nintendo enxuga suas lágrimas de tristeza pelo fracasso do Wii U

Sobre a cagação de regra generalizada que acontece sobre as propriedades da Nintendo, também não vai acontecer. Vejamos o que o tal do Michael Pachter que citei acima disse. “A empresa deveria desistir do Wii U e pensar na produção de um novo console”. Bom, surpresa, a Nintendo está trabalhando em um novo console neste exato momento. Assim como a Sony está trabalhando no Playstation 5 e a Microsoft está trabalhando no Xbox Two, ou seja lá como vai chamar a próxima Caixa X (isso se houver uma próxima Caixa X… eu sinceramente acho que vai se tornar um serviço na nuvem, mas falamos disso outro dia). Todas as empresas já estão com a próxima geração em desenvolvimento, porque é assim que o ciclo de consoles funciona, então obviamente esse sujeito está falando merda. E obviamente o Wii U vai ficar por aí por um bom tempo, a despeito das vendas melhorarem ou continuarem estupidamente abaixo da concorrência, porque acelerar o desenvolvimento de um novo console seria canibalizar um produto que já está aí com um outro produto que provavelmente não vai estar maduro. Ou seja, vai dar merda, Capitão.

O sujeito disse também que a Nintendo deveria produzir software para a concorrência. Claro, faz todo o sentido pegar o principal diferencial dos consoles da empresa – as propriedades exclusivas produzidas da forma que só a empresa faz – e enfiar em outros hardwares. Porra, a força da empresa está justamente nessas marcas. Enfiar um novo Super Mario no PS4 faz tanto sentido quanto a Microsoft colocar um novo Halo no PS4 também. Só vai afetar ainda mais as vendas do hardware, e a empresa tem muito claro que se você quer jogar um produto deles, vai comprar o console deles. Se a empresa um dia se tornar produtora apenas de software, como aconteceu com a Sega, isso até faria sentido, mas o sujeito sugeriu essa solução em conjunto com o desenvolvimento de um novo hardware. Ou seja, está cagando regra.

michael_pachter_bola_de_cristal
“… e Mario deve ser aposentado, sendo substituído por uma équidna que consegue correr muito rápido e cujo melhor amigo é um furão de 2 caudas”

Agora, sobre o que pode ser feito… francamente não muito. Existe um consenso de que muito do problema envolve marketing. Existem mercados, como por exemplo na Inglaterra, onde ele praticamente não existiu. As empresas simplesmente não sabiam que havia um console novo da Nintendo. O nome também foi um agravante, chamar o console de Wii U fez com muitas pessoas que sabiam da existência deles imaginassem que fosse apenas uma nova versão do Wii. Lembrem-se que estamos em um mundo onde pais compram o Polystation para os filhos achando que fizeram um bom negócio.

Bons jogos podem remediar o problema? Bom, Super Mario 3D World é um sucesso absoluto de crítica, o típico jogo que sozinho justifica a venda de um console, e não, não ajudou. Muitos fãs imploram um novo F-Zero ou um novo Metroid, mas esses jogos não resolvem o problema – F-Zero GX, do GameCube, por exemplo, vendeu menos de 1 milhão de unidades no mundo todo.Se o Wii U quiser mesmo vender milhões, precisa de FIFA e Call of Duty. E quem joga FIFA e Call of Duty faz isso no Playstation e no Xbox. E aí vem a questão principal a respeito da empresa. Quer jogar o novo Smash Bros? Então pode comprar o Wii U sem medo. Um ano cheio de bons lançamentos vem aí, e já existem bons jogos. Ok, não existem várias dezenas, mas lembram-se do que eu disse aqui: não temos mais tempo de jogar muita coisa de qualquer forma, então ter poucos jogos não é um problema. Smash Bros, Bayonetta 2, um novo Zelda, Mario Kart, estão todos aí, e o Wii U vai virar um console de nicho de qualquer forma.

Lembrem-se que a Nintendo passou quase uma década sendo a última entre os fabricantes de console. O mesmo problema fez com que a Sega saísse desse mercado, mas a turma do Miyamoto ainda está aí. No fim das contas provavelmente o Wii U vai provar ser um puta erro, mas a empresa pode segurar essa bronca.

ron_jeremy_mario
Em último caso, sempre se pode revisitar alguns conceitos do passado
COMPARTILHAR
Artigo anteriorSherlock
Próximo artigoBom Dia!

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1