sue_johnny _storm
I´m on fire, baby.

Chuchus, tal qual um Carl Sagan dos quadrinhos, eu ando analisando como alguns poderes funcionariam na vida real, suas consequências, e se eles seriam viáveis. Falamos dos desastres climáticos da Tempestade, de como o Ciclope acabaria decapitado pelo próprio poder, e como o Menino de Asas é um anjo melhor que o Anjo. Então vamos sair um pouco dos mutantes e falar do Tocha Humana e da irmã, a Mulher Invisível.

O senhor Johnny Storm tem o poder de pegar fogo e não virar uma pilha de cinzas fumegantes, além de poder jogar fogo nas pessoas, porque não existe nada mais heróico do que incinerar pessoas até a morte, e também pode voar. Além gerar calor sem entrar em combustão, o que deve servir bem para cantar as piranhas.

Vamos descobrir se outras secreções também evaporam? Ok, ok, essa foi péssima mesmo pra mim.

Basicamente o Tocha Humana é uma mistura de monge suicida que não morre com um lança-chamas. Aí começa o problema: sabem o que lança-chamas não fazem? Lançar chamas. Eles lançam combustível em chamas, o que é bem diferente. O fogo é uma reação química, como você poderia lançar isso? Então começamos aí: para o Tocha Humana funcionar no mundo real, ele teria que produzir algum combustível altamente energético (para queimar o máximo com o mínimo de combustível) pela pele, talvez algo que entre em ignição à temperatura ambiente. Ele também não lançaria bolas de fogo ou rajadas de chamas, mas bolas e jatos de combustível flamejante. O que não te dá muitas opções na hora de deter malfeitores.

“Acabei de derrotar o Polichinelo.”
“Excelente, onde ele está? Vamos prendê-lo.”
“Hããããã…”

Mas e o vôo? Se um foguete pode decolar com uma rajada de combustível em chamas para baixo, por que não o Tocha? Porque não é assim que o mundo funciona, chuchu. Veja, dentro de um foguete não tem um lança-chamas apontado para baixo. O que acontece é uma quantidade estúpida de combustível explodindo de forma controlada. A força dessas explosão escapa para baixo sem consequências, onde é aberto, mas empurra o foguete para cima, onde é fechado, por isso ele decola, enquanto que o Tocha faria o equivalente a apontar um lança-chamas para baixo e disparar. E mesmo se de alguma forma ele conseguisse gerar impulso vertical direcionando as chamas para baixo, sabe o que aconteceria?

“Tocha, cadê o Metalóide?”
“Deixei ele amarrado em uma cabana e saí voando”
Recomendação do Sorg

Agora que a gente sabe o quanto seria catastrófico ter o Tocha Humana tentando prender bandidos por aí, falamos rapidamente da sua irmã Sue, a Mulher Invisível, um dos nomes mais óbvios dos quadrinhos.

Fique feliz por eu não ter chamado os outros de Homem-Elástico, Homem-Fogo e Homem-Pedra.

Olhe, eu não tenho grandes problemas com a invisibilidade em si. Então ela de alguma forma consegue ficar transparente, e a luz passa direto por ela. Ok, é como funcionaria no mundo real também. Sua roupa também consegue ficar invisível por causa da velha questão das moléculas instáveis. E também ficou estabelecido que ela pode deixar outros objetos e pessoas invisíveis, então não precisa se preocupar com seus cálculos renais ou o conteúdo daquela prisão de ventre parecerem que estão flutuando por aí enquanto ela some. Também não vou discutir os campos de força porque nunca ficou estabelecido o que exatamente eles são. Mas tem uma coisa que me deixa puto da cara com a invisibilidade. Sabe o que?

Eu ainda não tinha falado “Ciência” neste post

O olho funciona com o princípio da câmera obscura: a luz entra por uma pequena abertura em um ambiente fechado e bate no fundo, projetando a imagem na retina, cuja informação é levada ao cérebro pelo nervo óptico e então processada. Sabe qual o grande problema de ficar invisível? A PORRA DO OLHO ESTÁ TODO TRANSPARENTE, não tem luz passando pela pupila, não tem ambiente fechado, não tem retina para projeção. A luz simplesmente passa direto. Ficar invisível significa ficar cego.

O que talvez servisse de desculpa para ela usar isso

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1