banner new avengers 11

A saga do momento. Clica aê e confira os melhores momentos da Infinity na Resenha Enxuta: Avengers #21 & New Avengers #11

Como tivemos um post recente sobre o assunto, vamos direto ao que interessa, sem churumelas. Caso queira mais detalhes, clique aqui. Caso queira encarar as hqs, a ordem para a leitura deve ser esta igual ao da presente Resenha.

Como habitual, aos spoilers. Avengers #21 se inicia na nave de comando Sh’iar, onde o Ex-Nihilo atesta que a Capitã Universo já era para ter se recuperado. A despeito de certa indolência da Maria Gadú Capitã Marvel e da descrença do Evans, o Amarelão acredita que a mulher é a solução para todos os problemas que enfrentam e pergunta se o Capitão América acredita em milagres, mesmo quando ver um de perto.

1

Em Hala, lar dos Kree, vemos a Inteligência Suprema tendo sua ‘redoma’ reparada. Em breve retrospectiva, a criatura narra os fatos para um de seus ‘curadores’ (estava incrédulo sobre o que ouvira falar) que aconteceram após Thor derrotar o Construtor. A Suprema renegou o sucesso, atribuindo a uma obra do acaso a vitória obtida pelo Deus do Trovão. Entretanto, Ronan, mesmo contra as possibilidades de vitória informadas pela Inteligência, decide ajudar os Vingadores e vai contra sua antiga líder. E assim a Suprema conseguiu ser ‘quebrada’…

2

Apesar dos Kree, o ambiente entre os aliados é de resignação. Conseguiram algumas vitórias importantes, mas em lugares menos estratégicos. Onde mais importa, os Sh’iar e os Skrull tiveram pesadas baixas e mal sustentam suas posições. Assim, Capitão e sua trupe decide liberar a Annihilation da Zona Negativa como uma última tentativa desesperada.

Inicialmente, os riscos parecem ter sido uma boa estratégia, pois as criaturas conseguem sobrepujar a primeira linha de defesa da armada inimiga. Mas a vitória foi apenas inicial. Um dos construtores conseguem comandar a ‘mente’ única dos seres e os fazem se comerem-se a si mesmos, aniquilando os aniquiladores (ok, ok frase horrível…)

Avengers v5 021-017

Fechando esta parte. Só um milagre pode salvar os heróis. E o milagre chama-se Capitã Universo. A bendita acaba sendo ressuscitada (ou acordada) quando os Ex-Nihili se juntam (há um grupo grande que fora cooptado pelo Ex-nihilo dos Vingadores em edições anteriores) e atestam que os seus criadores tornaram-se maus, manu. Assim, a Capitã acorda e vai ao encontro de seus ‘filhos’.

3

Por fim, os Construtores tentam matar sua ‘mãe’ logo que a veem. Não conseguem. No papo entre eles, descobrimos os motivos do ataque à Terra: segundo o líder, precisam destruir o ponto de interseção para salvar todos os universos. A mulher afirma que não podem fazer isso, afinal agora ela achara um lar. O pau come solto, mas a Universo os derrota facilmente. Ao fim, sobrevive apenas um que, antes de fugir para outro universo deveras ferido, manda um sinal para os Alephs. O recado? Auto-destruição.

Avengers v5 021-027

New Avengers #21. A hq se inicia com o Maximus conversando com Lockjaw ainda sob a visão da destruição de Attilan. ‘Mad Max’ mostra dúvidas sobre o artefato que construira funcionará, mas como o Raio Negro acredita na Terregenisis, o irmão tocará o projeto até o fim.

Segue o Baile e estamos na Australia, o novo ponto de contato entre as realidades. Os Illuminatti novamente enfrentam o dilema de destruir um novo planeta e se questionam sobre o fato da ‘má sorte’ deter que lidar com esta situação em meio a uma guerra. E aí, eis que Pinguço de Ferro nota algo oriundo da outra Terra caindo na ‘nossa’. Ocorre um forte impacto e, quando os heróis se aproximam, é um Aleph…

New Avengers v3 011-008

… inicialmente, Tony Cachaça é reticente, mas logo o robô se mostra ‘amigável’, sem intenções de brigar. E logo pede para que os acompanhe, pois seu mestre quer lhes mostrar como se destrói um mundo.

Em Wakanda, os generais de Thanos atacam a cidade em um único ponto, sempre de forma suicida. As forças da Wakanda conseguem repelir a primeira onda de ataques, mas acabam sucumbindo a segunda leva. Proxima Midnight (uma das generais) comanda o último ataque pessoalmente e, mesmo ferida por uma lança, consegue dominar o Grande Portão, empurrando as tropas de Wakanda para outra posição. Através de um refém, tenta obter informações sobre a Joia do Infinito, mas só descobre que o Pantera Negra agora é o senhor de Necropolis e vai para lá na esperança de achá-lo…

5

De volta aos Illuminatti, descobrimos que os ‘senhores’ do Aleph são um Construtor e um Engenheiro de outro universo. Ambos possuem suas versões dos Ex-Nihili, mas ao invés de amarelos são vermelhos. Um destes, por sinal, nota que há um problema com o Dr. Estranho e retira uma espécie de ‘aranha controladora de mentes’ da cabeça do mago (em edições anteriores, Ebony Maw o dominara para descobrir a localização de Thane, filho de Thanos).

6

Em Necropolis, Thanos em pessoa aparece na cidade convocado por seus correligionários. O vilão se diz surpreendido positivamente com a descoberta de inúmeras bombas antimatérias e pelo fato dos heróis terem prisioneiros no lugar. Finalmente vai de encontro aos prisioneiros e mostra desconhecimento sobre quem é a Black Swann (o outro, um Arauto de Galactus, sua trupe conhece). A mulher pergunta ser irá libertá-la e o roxão apenas a olha fixamente… pensa, vira as costas e a deixa.

7

Fechando o looongo texto. Na nave ‘construtora’, o bendito revela um pouco mais sobre o que está acontecendo. Alegam ser criaturas antiguíssimas que viajam entre as realidades por intermédio do ‘superfluxo’ (visto em edições anteriores de Avengers e New Avengers). Mas o ‘sistema quebrou’, os universos estão realmente morrendo e o ‘ponto focal’ de tudo é a nossa Terra. Como os Construtores da ‘nossa’ realidade foram destruídos, fato este descoberto porque aquele fugitivo da Avengers #21 que foi parar naquela realidade, resta um plano audacioso: destruir todas as versões das Terras para salvar o multiverso. Como sua nave ‘destruidora de mundos’ é grande demais para passar por um dos portais disponíveis e os ‘nossos’ Construtores foram destruídos, ao saber que os Illuminatti também possuem o poder para destruir seu próprio mundo, pergunta ao Dr. Richards o que estão esperando para fazer isso?

New Avengers v3 011-025

Comecemos as análises pelos rabiscos de Mike Deodato e Francis Yu. O segundo tem um estranho fetiche para desenhar cabelos espetados que conseguem chamar a  atenção negativamente, deixando outras características de seu traço em segundo plano. Já o Deodato está em boa forma, com um trabalho realmente muito bom. Entre os dois, o brazuca se destaca fácil.

A despeito de todas as críticas recebidas, sobretudo deste vosso escriba, Jonathan Hickman faz uma obra grandiosa que conseguiu o que parecia pouco provável: fechar as diversas pontas soltas, unindo duas campanhas aparentemente distintas. Faltam algumas edições, existem ainda dúvidas e questões em aberto, entretanto é de se louvar o esforço do autor em fazer um trabalho desta magnitude em uma megassaga (literalmente).

As edições não foram tão boas quanto a última (mea culpa por ter jogado uma nota relativamente baixa), contudo é um meio do caminho necessário para embasar todas as questões abertas e seguir para um desfecho digno (espero). Tem suas falhas, perdeu-se na grandiosidade em alguns momentos, mas vem ganhando ‘corpo’ e consistência, sendo realmente bem melhor do que a comemorativa aos 50 dos X-Men.

Complexa e mesclando ação para evitar muita ladainha, para uma megassaga, está de bom tamanho. Vale conferir.

Nota 7,5

E a enquete da semana, por enquanto, somente Marvel e DC. Semana que vem, voltamos a escolha das demais, ok?


  • Bela resenha King. Analisando tudo o que foi publicado até agora da saga Infinity, creio que posso dizer que houveram mais coisas boas do que ruins. No geral, estou gostando. Agora, nos resta ver como a saga será concluída e que consequências acarretarão para o universo dos personagens.

    • Valeu, meu caro. O principal, acho que já sabemos: a inumanização do Universo Marvel. E tb espero como irão encerrar isso tudo daí…

      Em 18 de outubro de 2013 07:50, Disqus escreveu:

  • Bela resenha King. Analisando tudo o que foi publicado até agora da saga Infinity, creio que posso dizer que houveram mais coisas boas do que ruins. No geral, estou gostando. Agora, nos resta ver como a saga será concluída e que consequências acarretarão para o universo dos personagens.

    • Valeu, meu caro. O principal, acho que já sabemos: a inumanização do Universo Marvel. E tb espero como irão encerrar isso tudo daí…

      Em 18 de outubro de 2013 07:50, Disqus escreveu:

  • pabloREM

    Está bom esse negócio. Espero que a Panini lance de maneira correta e decente no Brasil e não tudo fora de ordem como foram os tie-ins de AvX em relação a revista principal.

  • pabloREM

    Está bom esse negócio. Espero que a Panini lance de maneira correta e decente no Brasil e não tudo fora de ordem como foram os tie-ins de AvX em relação a revista principal.

  • Felipe P. Silveira

    Saga fodaça. Terra com varias picas apontadas pro próprio cu. Eu nunca fui um grande fã do Yu, mas também nunca achei ele ruim (tá, em Invasão Secreta tava um lixo), mas to gostando dos desenhos dele em Avengers. Deodato herói demais.

  • Felipe P. Silveira

    Saga fodaça. Terra com varias picas apontadas pro próprio cu. Eu nunca fui um grande fã do Yu, mas também nunca achei ele ruim (tá, em Invasão Secreta tava um lixo), mas to gostando dos desenhos dele em Avengers. Deodato herói demais.

  • Hique

    Eu discordo. Gosto de Deodato mas a arte dele parece uma telenovela de tanta referência fotográfica.

    • Madruga

      que isso cara, se parece uma telenovela ta bom uai, mostra algum realismo, ou vc prefere um estilo cartunzão tipo ruimberto ramos? shuashuashua

      • Hique

        Como eu disse, eu gosto de Deodato, mas pesando os dois acho melhor um traço mais original, mais arrojado e menos engessado pela necessidade de se ter em mãos amostras de fotografias.

    • Felipe P. Silveira

      O Deodato não usa muita referencia fotográfica, o traço dele é muito realista. Sempre foi, aquele traço dos anos 90 foi uma forma de ter emprego!

    • ricardolbsda

      hahhaa, eu duvido q tenha algum maluco pra descobrir essas fontes

  • Hique: de férias na Terra

    Eu discordo. Gosto de Deodato mas a arte dele parece uma telenovela de tanta referência fotográfica.

    • Rob Latinfield

      que isso cara, se parece uma telenovela ta bom uai, mostra algum realismo, ou vc prefere um estilo cartunzão tipo ruimberto ramos? shuashuashua

      • Hique: de férias na Terra

        Como eu disse, eu gosto de Deodato, mas pesando os dois acho melhor um traço mais original, mais arrojado e menos engessado pela necessidade de se ter em mãos amostras de fotografias.

    • Felipe P. Silveira

      O Deodato não usa muita referencia fotográfica, o traço dele é muito realista. Sempre foi, aquele traço dos anos 90 foi uma forma de ter emprego!

    • ricardolbsda

      hahhaa, eu duvido q tenha algum maluco pra descobrir essas fontes

  • Egon – Caça-fantasmas/dragões/

    agora tenho que voltar a ler Avengers, eu achei que as duas historias não iam se unir

  • Egon – Caça-fantasmas/dragões/

    agora tenho que voltar a ler Avengers, eu achei que as duas historias não iam se unir

  • Reverendo

    Gostei King. Parabéns pela resenha!

    • Thanks

  • Reverendo

    Gostei King. Parabéns pela resenha!

    • Thanks

  • Gostei muito dos desenhos!!!

  • Gostei muito dos desenhos!!!

  • JJota

    Leinyl Francis Yu piora a cada trabalho (e nunca achei ele tão bom assim).

    • seu madruga

      em compensação o Deodato mantém o nível a cada revista, impressionante como os quadros dele são dinâmicos… Ah, o Leinyl é bom sim cara, só que ficou ofuscado pelo brazuka!

      • JJota

        Acho que o Deodato tem melhorado, principalmente agora que ele deu uma diminuída nas tais referências fotográficas.

        Eu realmente não gosto do traço do Yu. Até que, quando ele desenhava o Wolverine, era legal. Mas hoje…

        • seu madruga

          cara ele não diminuiu em referencias fotográficas, é pq nessa revista tem personagens que não são humanos, por isso, mas com certeza as posições são tiradas de fotos…

          • JJota

            O que eu quis dizer é que, por exemplo, quando ele passou pelo Homem-Aranha, tinha quadros inteiros que pareciam diretamente tirados das fotografias. Passavam uma ideia de imobilidade alarmante. E todo personagem era a cara de um ator de Hollywood…

            Hoje, ele inseriu muita dinâmica na arte dele. E sem perda de um uso muito bacana de sombras.

          • Madruga

            kkkkkkkkk eu sou meio putinha do deodato, mas confesso que as vezes é demais mesmo, mas o cara pode, ja tem nome, carreira formada, pode desenhar igual ao liefield que ja ta com a vida ganha

    • pabloREM

      [2]

  • JJota

    Leinyl Francis Yu piora a cada trabalho (e nunca achei ele tão bom assim).

    • seu madruga

      em compensação o Deodato mantém o nível a cada revista, impressionante como os quadros dele são dinâmicos… Ah, o Leinyl é bom sim cara, só que ficou ofuscado pelo brazuka!

      • JJota

        Acho que o Deodato tem melhorado, principalmente agora que ele deu uma diminuída nas tais referências fotográficas.

        Eu realmente não gosto do traço do Yu. Até que, quando ele desenhava o Wolverine, era legal. Mas hoje…

        • seu madruga

          cara ele não diminuiu em referencias fotográficas, é pq nessa revista tem personagens que não são humanos, por isso, mas com certeza as posições são tiradas de fotos…

          • JJota

            O que eu quis dizer é que, por exemplo, quando ele passou pelo Homem-Aranha, tinha quadros inteiros que pareciam diretamente tirados das fotografias. Passavam uma ideia de imobilidade alarmante. E todo personagem era a cara de um ator de Hollywood…

            Hoje, ele inseriu muita dinâmica na arte dele. E sem perda de um uso muito bacana de sombras.

          • Rob Latinfield

            kkkkkkkkk eu sou meio putinha do deodato, mas confesso que as vezes é demais mesmo, mas o cara pode, ja tem nome, carreira formada, pode desenhar igual ao liefield que ja ta com a vida ganha

    • pabloREM

      [2]

  • O_Comentarista

    “se comerem-se a si mesmos”

    Ou seja, realmente se fuderam!

    Só faltam destruir a Terra e trazerem a do Ultiverso pra nossa realidade.

    • JJota

      Poderia ser pior: eles poderiam trazer no Novos 52 para a nossa realidade.

      • Puluko

        Quando falaram em destruir as outras terras, logo de cara fiquei boladão e lembrei da DC! (CREDO, DEUS NOS LIVRE!! )

        • JJota

          Que Odin nos proteja!

          • Puluko

            Odin é um deus nórdico bêbado e fanfarão… Melhor pedir ajuda pro Criador mesmo, o One Above All!

        • Impossível não fazer a associação…

          • Puluko

            Nessas horas que eu penso: os editores das principais editoras são BURROS. Explico: e as aventuras dos EXILADOS para consertar o multiverso? Ele já ESTAVA com problemas, fragmentado. Todas aquelas histórias foram esquecidas? Inclusive o Homem Aranha 2099 participou do grupo!

      • Egon – Caça-fantasmas/dragões/

        do jeito que as coisas vão com a Marvel MITANDO e a DC ERRAANDO, não me surpreenderia de futuramente isso acontecer

      • Reverendo

        Ohhh por Genesis!

    • Egon – Caça-fantasmas/dragões/

      não duvide dissso

  • O_Comentarista

    “se comerem-se a si mesmos”

    Ou seja, realmente se fuderam!

    Só faltam destruir a Terra e trazerem a do Ultiverso pra nossa realidade.

    • JJota

      Poderia ser pior: eles poderiam trazer no Novos 52 para a nossa realidade.

      • Puluko

        Quando falaram em destruir as outras terras, logo de cara fiquei boladão e lembrei da DC! (CREDO, DEUS NOS LIVRE!! )

        • JJota

          Que Odin nos proteja!

          • Puluko

            Odin é um deus nórdico bêbado e fanfarão… Melhor pedir ajuda pro Criador mesmo, o One Above All!

        • Impossível não fazer a associação…

          • Puluko

            Nessas horas que eu penso: os editores das principais editoras são BURROS. Explico: e as aventuras dos EXILADOS para consertar o multiverso? Ele já ESTAVA com problemas, fragmentado. Todas aquelas histórias foram esquecidas? Inclusive o Homem Aranha 2099 participou do grupo!

      • Egon – Caça-fantasmas/dragões/

        do jeito que as coisas vão com a Marvel MITANDO e a DC ERRAANDO, não me surpreenderia de futuramente isso acontecer

      • Reverendo

        Ohhh por Genesis!

    • Egon – Caça-fantasmas/dragões/

      não duvide dissso