Mark Waid ainda no comando de uma hq monstruosa

86
62

Banner Daredevil 32

Mais uma hq eleita pelos Enxutos para sofrer a sua análise. Clica aê e confira a Resenha Enxuta: Daredevil #32….

Daredevil v3 032-000

Salve, salve caros Enxutos! Agora é oficial: o UOL escondeu todas as nossas postagens de dois anos em uma região obscura de sua anatomia e, com isso, PERDEMUZ, AMICHES. Sim, infelizmente. Ou seja, quem leu, leu, quem não leu, #xora igual a um ninja silencioso igual a minha pessoa quando soube da notícia. Lamentos a parte, um breve resumo do que está rolando na mensal do Demolidor, para não deixar quem caiu de pára-quedas neste post: Os Filhos da Serpente, uma espécie de seita/organização criminosa está infiltrada em todos os níveis dos poderes em NY. Cabe ao nosso Demolidor expurgar este mal da sociedade. Entretanto, na medida em que vai descobrindo os ‘podres’ do grupo, Matt se vê envolvido em diversas tentativas para afastá-lo do caso. Na última edição, manipulados por Jester (Polichinelo) a população acredita que um promotor renomado, envolvido em um caso polêmico, instara que fizessem justiça pelas próprias mãos. Matt consegue salvar o promotor e acalmar o populacho com uma mãozinha do Homem Formiga. A edição termina com o Demolidor chegando ao suposto esconderijo do Jester, mas o corpo de um homem aparentando ter cometido suicídio o espera…

previa

Sem mais delongas, aos spoilers. A hq se inicia com o Jester, defronte a alguns monitores e comendo pipoca. De forma casual, o vilão faz uma crítica ao cinema (meio no contexto da hq, meio a vera), afirmando que as pessoas vão as salas para se entreter como bobos durante 90 minutos por um desastre cultural. O bendito segue, afirmando que a origem do nome ‘theater’ sucedeu-se na Grécia antiga, onde atores e atrizes, ao vivo, usavam a ficção para nos dizer algumas verdades. Assim, traçando este paralelo, afirma que agora está apreciando o palco da ‘vida real’, mas tendo Matt como seu protagonista. No entanto, ao contrário do que esperava, Matt não se assusta ao ‘ver’ o corpo. Por sinal, Jester acredita que a cegueira do Demolidor é um embuste, por isso crê que ficaria chocado ao perceber que o morto na verdade é o seu amigo Foggy…

1

… entretanto, Murdock logo percebe que se trata de um boneco e não faz ideia de que seria um ‘teatro’ para enganá-lo sobre o suposto suicídio de seu amigo. Ao perceber que nada acontecerá, parte para um plano B e convoca alguns policiais que estavam fora da casa para atacar o Demolidor.  Enquanto Matt detona os policiais sem grandes dificuldades, Jester está sob pressão do líder dos Filhos da Serpente que a tudo assiste ao seu lado. Mesmo não saindo conforme planejado, o vilão tem uma última cartada: usa sua tecnologia e manda um alerta para todos os cidadãos, passando-se pelo prefeito JJ Jameson. A mensagem é que está suspendendo as restrições para armamento de pequeno porte em Manhattan e que todos peguem em armas, aguardando novas instruções. O vilão deixa claro que o alvo primordial é a cidade e não o Demolidor.

2

Segue o Baile. Como Matt não consegue a localização de Jester dos policiais que enfrentara, volta para seu escritório e lá se depara com Foggy comendo ‘intoxicantes’ biscoitos industrializados. Rola uma breve papo sobre a saída do hospital e como Nelson quer fazer algo para distrair a mente. Assim, a dupla faz uma pesquisa sobre os Filhos da Serpente, com o intuito de que o Homem Sem Medo saia da defensiva. AS descobertas são genéricas: uma ordem como outra qualquer que supostamente tem uma origem mística. Com a informação obtida por Nelson sobre a origem dos “Serpentes” estar atrelada a um livro místico (The Darkhold), o Demolidor vai fazer uma ‘consulta a um Doutor’.

4

E é claro que estamos a caminho da casa do Dr. Estranho. Chegando ao local e sendo pego de surpresa pelo Mago, Matt explica a situação e obtém o nome de Jack Russel. Apesar de Estranho não poder afirmar se este o ajudará, indica onde poderá encontra-lo, em Stone Hills, Kentucky.

5

Fechando a Resenha. Matt vai para a localidade e toma um taxi ao sair do aeroporto. O taxista não reconhece o nome da pessoa, mas sabe onde é o lugar mencionado. Durante o trajeto, o referido taxista se mostra preconceituoso racial com alguns comentários sobre o que acontecera em NY na última edição. Logo percebemos que faz parte dos Filhos da Serpente.

6

Por fim, uma turba cruza a frente do táxi. Alguns são conhecidos do motorista e o convocam para a caçada, supostamente atrás de dois fugitivos. O taxista sai e pede para que Matt aguarde no carro, dizendo que não irá demorar. Como esperado, o Demolidor deixa seus trajes civis e parte em ajuda aos fugitivos. Consegue alcança-los e acaba ficando entre a turba e os dois. Mas os dois não são quem ele esperava…

Daredevil v3 032-015

Logo surgem mais três criaturas para ajudar os fugitivos e acabam capturando Matt. Meio que sem saber o que fazer com o Demolidor, hesitam. Eis que os camponeses surgem e atacam as criaturas, deixando espaço para o Homem Sem Medo conseguir se afastar da confusão, subindo em uma árvore próxima. Quando pensava que estava a salvo é alvejado por um tiro na altura do coração. Cai. E a hq termina com o Demolidor em uma poça de sangue…

Daredevil v3 032-021

Vamos às análises. Pouco a acrescentar ao trabalho da dupla Chris Samnee e Javier Rodriguez nos rabiscos e cores. A sacada das cores fortes quando necessário, as expressões faciais e detalhes de cena são muito bacanas. Como tudo na vida, é gosto de cada um, mas a arte complementa muito bem o enredo e isto para mim é fator preponderante.

Em relação ao enredo, também a quatro mãos com o Mark Waid e o Samnee, mantêm-se aquilo que vimos até agora. Uma hq leve e descompromissada que respeita a própria cronologia criada ao longo de suas 32 edições. Tem alguns plus a mais, principalmente com as homenagens que a equipe criativa faz, mencionando e mostrando cenas de hqs antigas do personagem. Nesta edição específica, a reviravolta pela ‘morte’ quase certa ao final da última e a mudança para o fantástico de forma crível, mostram como a simplicidade pode ser usada em prol de uma boa história.

Não sei se é o fim da passagem de Waid no personagem, mas quando realmente acabar, com certeza, deixará saudades. Aproveite e não perca a chance de ver/ler uma excelente equipe em uma excelente hq.

Nota 8,0

E não se esqueçam da eleição da semana:


Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1