Rebirth

O Universo DC tenta “renascer” com DC Universe Rebirth.

Falaí, meus caros Enxutos, Enxutes, trutas e DCnecos!!! Hoje, eu finalmente lhes trago a resenha de DC Universe Rebirth, a iniciativa da editora que visa tentar renascer das próprias cinzas. DC Universe Rebirth é uma edição especial com 80 páginas. A história se divide em quatro capítulos e a premissa não é apenas sobre renascer: é também uma espécie de “volta”… uma tentativa de retornar ao que a DC um dia foi e ao que fez de melhor. Para tanto, a DC promoverá o retorno de personagens esquecidos, irá zerar a numeração da maioria de suas revistas ao passo que retomará a contagem original das revistas Action Comics e Detective Comics, duas das mais antigas e icônicas publicações da editora. Prontos para testemunhar o “renascimento” da DC? Vamos lá!!! (Nota: os eventos mostrados nessa edição ocorrem depois de Liga da Justiça #50 e Super-Homem #52).

DC Universe - Rebirth (2016) 001-002

Capítulo 1: Perdido  A história começa com um relógio de pulso sendo mostrado enquanto em off, a história do relógio e do narrador é contada: o relógio foi dado à ele pelo tio no dia da sua formatura. O relógio passou de geração em geração trazia a seguinte inscrição no verso: “Cada segundo é uma dádiva”. O narrador diz que o relógio quebrou e ele o perdeu. “Eu perdi o tempo. Todos perderam”. A próxima imagem mostrada é a do planeta Terra. Ele fala sobre como os pais não tinham tempo ou não se importavam com ele. Então, ele conheceu o seu herói, descobriu esperança e inspiração, ganhou poderes, um propósito e se tornou parte de um legado. “Minha vida era melhor do que jamais imaginei que poderia ser. Mas foi tudo arrancado.” – diz ele.

Recomendação do Sorg

DC Universe - Rebirth (2016) 001-004

O narrador diz que se acostumou à ficar fora da realidade, mas sempre acabava encontrando o caminho de casa por que ele tinha um para-raios aterrando-o, mas embora ele venha tentado, não foi capaz de acha-la. Então, ele procurou outra pessoa para estabelecer contato. “Este é Bruce Wayne. Ele sabe o que é perder tudo também.” – diz/pensa o narrador enquanto a imagem mostra a Bat-Caverna, onde o Batman observa nos monitores as notícias sobre o desaparecimento do Super-Homem após o confronto com um meta-humano desconhecido. Nesse momento, Alfred informa ao Batman que o Coringa foi visto em um lugar e Batman diz que o Coringa foi pego em outro lugar. Alfred pergunta o que seria isso, já que não existem dois coringas. “Não Alfred… A cadeira disse que existem três. Eu preciso descobrir o que isso realmente significa.” – diz ele.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-006-horz

O narrador relembra que quando Darkseid foi destruído, a realidade piscou e ele foi capaz de atravessar a barreira. Ele resolve tentar contato para pedir ajuda e nesse momento, descobrimos que o narrador é ninguém mais ninguém menos do que o buxa Wally West, o Kid Flash pré Novos 52.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-008-horz

Batman não se lembra dele e com isso, Wally começa à desaparecer, mas antes de sumir, manda Bruce se lembrar de como ele recebeu a carta do seu pai, pois foi ali que tudo começou. Segue o baile com o Wally retornando à força de aceleração e relembrando da sua origem, da formação da Turma Titã e consequentemente dos Novos Titãs, da morte do seu mentor durante a Crise Nas infinitas Terras e de como ele assumiu o seu legado, de sua amada Linda e do retorno de seu tio e mentor que ao viajar para o passado para tentar impedir o assassinato de sua mãe, acaba criando o Flashpoint que resultou numa nova realidade e dessa nova realidade, surgiu Os Novos 52. Segundo Wally, alguém de fora do tempo assistiu essa treta toda e quando o tempo tentava se reformar, alguém roubou dez anos deles. Wally decide buscar ajuda com outra pessoa antes que ele suma pra sempre. Esse é o fim do primeiro capítulo.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-013-tile

Capítulo 2: Legado  Estamos em um lar de idosos, onde um idoso está correndo dos enfermeiros. Wally sente a conexão daquele senhor com a força da aceleração e tenta estabelecer contato com ele. Wally pede que ele encontre a Sociedade da Justiça. Os enfermeiros entram na sala onde ele se trancou fazendo com que Johnny (Johnny Thunder ou Johnny Trovoada no Brasil) perca a concentração e a conexão com Wally, que mergulha mais uma vez na força da aceleração. Ele sente outra pessoa perdida no tempo e tenta alcança-la, sem obter sucesso. A pessoa à que Wally se refere, é uma mulher loira que foi presa por roubar um sanduba. Ela diz que está ali pra falar com o Super-Homem, mas a policial diz à ela que estão dizendo que ele desapareceu. A mulher loira diz que vai esperar a volta dele e sorri. A policial pergunta por que ela está sorrindo e a mulher responde que “Por que tudo vai ficar bem”. A policial pergunta como ela sabe disso e ela responde: “Por que eu vi o futuro”. A policial sai da sala e conversa com a sua superior sobre a mulher ser louca, confusa e se seria o caso de chamar ajuda psiquiátrica, caso ela não fosse violenta. Ela responde: “Ela não tinha armas, Capitã Sawyer. Só isso” – e mostra à ela um anel com a letra L.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-020-horz

A próxima cena nos mostra uma Reitora reclamando com um rapaz sobre aquela ser a quinta aula que o Professor Palmer em uma semana. Ele tenta dar uma desculpa pra ela, mas a dona manda ele tratar de encontrar o chefe dele rápido. O rapaz vai ao escritório/sala do professor e ao notar as correspondências embaixo da porta, decide entrar e ao fazer isso, uma mensagem em vídeo é acionada dizendo que se ele está vendo aquela mensagem, é por que ele está bem encrencado. Na mensagem, o Professor diz detectou um rompimento na nanoestrutura temporal da linha do tempo e decidiu bancar o Eléktron, diminuir de tamanho e ir lá investigar. Ele diz que diminuiu tanto, que acabou descobrindo algo que ele chamou de Microverso. Ele pede que o rapaz (que se chama Ryan) cancele as suas aulas, diga à sua esposa que ela a ama e pede também que ele pegue o cinto de mudança que ele deixou lá, e o use para encontra-lo. Ah sim: o Professor diz que não se trata de salvar a vida dele, mas de salvar todo o universo. E tem mais: quando ele chegar ao primeiro mundo do Microverso, vai encontrar alguém. A mensagem é interrompida antes que o Professor pudesse termina-la e deixa Ryan com esse abacaxi pra descascar. Dentro da força da aceleração, Wally murmura algo sobre o legado não ter sido esquecido.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-026

Corta pra um hangar no qual encontramos Ted Kort e Jaime Reyes mimizando sobre o Besouro Azul e o escaravelho que concede os poderes à Jaime. O muleke se manda pra escola e então, o Senhor Destino surge do cu do Dadá no pedaço e diz que ele não sabe com o que está lidando. Ele conta para Ted que o Besouro Azul não é uma tecnologia alienígena: eles estão lidando com Magia. As cenas seguintes mostram Robin Damião comemorando sozinho seu aniversário de 13 anos, Jessica Cruz (a Anel Energético) mimizando sobre o Sinestro com Hal Jordan (o Lanterna Verde), a mamãe de Jackson (Aqualad) achar estranho o gosto do filho por garotos, mas nadar e respirar embaixo d’agua ser supernormal e em um beco escuro, vemos Pandora ser desintegrada enquanto falava sobre o mal que ela libertou no mundo e que os heróis desse universo representam a esperança. Fim do segundo capítulo.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-029-horz

Capitulo 3: Amor – Wally West ouve um grito e se pergunta se ele veio da força de aceleração ou de outro lugar. Em outro lugar, testemunhamos o nascimento de Darkseid e descobrimos que Diana (a Mulher-Maravilha) tem um irmão gêmeo chamado Jason. Corta para outro lugar: os heróis estão reunidos para tentar entender o que está acontecendo e prantear. Wally sabe que alguém morreu, mas não sabe se foi o Super-Homem, pois não consegue vê-lo claramente. Ele diz que pode sentir o que eles sentem e cita o sentimento inexplicável que Oliver Queen e Dinah Lance nutrem um pelo outro apesar deles mal se conheçam.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-033

Enquanto isso, em um Motel (com o sugestivo nome de “the Siegel”) vemos o Clark Kent lenhador barbudo e Lois Lane mimizando sobre como vieram parar nesse mundo paralelo e que apesar de ser tudo diferente, certos eventos parecem se repetir. Lois diz que o Apocalypse matou ele no mundo deles e agora o Super-Homem dessa realidade também está morto. Ela pergunta se esse Super-Homem vai voltar do túmulo como ele. “Vamos esperar que sim” – ele responde e depois sai para buscar almoço. Ai sair do quarto, alguém que se identifica como Sr. OZ diz que vai revelar que ele e sua família não são o que eles acreditam ser e tampouco o Super-Homem caído.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-035-horz

Wally West continua se movendo pela força da aceleração e observando eventos que ele conhece se repetirem. Ele observa Aquaman pedir Mera em casamento e chega à conclusão que o que roubaram deles não foram dez anos, mas sim, o Amor. Ele toma isso como um sinal do que precisa e nesse momento, é atraído até a sua amada. Ele a encontra tentando fazer a cobertura da suposta morte do Super-Homem e na esperança de que quando ela o ver consiga se lembrar e trazê-lo de volta, decide se revelar. Ele tenta fazer com que ela se “lembre” de quem ele é o de que tiveram, mas ela não se lembra. Com isso, Wally perde a conexão com essa realidade e desaparece. É o fim do terceiro capitulo.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-038-horz

Capitulo 4: Vida – Wally não está conseguindo se manter coeso e com isso, vai saltando por eventos aparentemente aleatórios e atraído para as pessoas que ele conhece. Seu corpo está de desfragmentando e em breve, ele será absorvido pela força da aceleração e se esquecerá de tudo. No entanto, ele vê alguém. Em Central City, ele vê o outro Wally West (dos Novos 52) que segundo ele, é seu primo, tem o mesmo nome, também foi atingindo por um raio e também está conectado com a força da aceleração. Ele observa o primo salvar uma menina e fica feliz pelo legado do Kid Flash estar em boas mãos. Wally está se desfazendo, mas é atraído ao homem que começou tudo: Barry Allen, o Flash. Ele o observa salvar as pessoas e vê como o seu tio é feliz sendo quem é e fazendo o que faz. “Isso é o bastante pra mim” – ele pensa. Então, ele decide deixar o passado pra trás, fazer uma última coisa e depois morrer em paz.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-046-horz

Num esforço final, ele se revela ao tio. Ele aproveita os pouco momentos que lhe restam para pedir que ele procure o Batman e pergunte à ele sobre a carta do pai. Ele alerta que há algo errado com a história e que eles todos esqueceram coisas… inclusive dele. Wally está se desfazendo e percebendo que está em seus momentos finais, agradece ao tio por uma vida incrível, por sua bondade e por sua inspiração. No limiar de desaparecer, Wally diz: “Você tinha razão, Barry… cada segundo foi uma dádiva” e se despede do tio. Ao ouvir isso, algo acontece… e Barry balbucia o nome de Wally. Então, Barry pega a mão de Wally e o puxa para a realidade e a cena que se sucede pode ser emocionante para alguns e um tanto quanto “bromance” para outros. Façam a sua escolha:

DC Universe - Rebirth (2016) 001-056

Após alguns instantes de desorientação, Barry vai se lembrando de que tudo. Wally começa à ficar confuso e antes que a confusão aumente, ele conta à Barry sobre o Flashpoint, sobre como a história mudou e que não foi só ele que foi esquecido, mas também amizades e relacionamentos. Barry pergunta se aquilo não havia sido culpa dele e Wally responde que não. “Foi outra coisa. Outro alguém”. Corta pra Bat-caverna: Enquanto Batman percorre a caverna, Wally e Barry mimimizam em off sobre quem poderia ter poder o suficiente para fazer o que fez. Wally diz que vai haver uma guerra entre esperança e desespero, Amor e apatia, Fé e descrença. Ele diz que quando estava fora do tempo, sentiu a presença deles, mas não conseguiu ver quem eram. Enquanto rola esse mimimi, Batman olha a carta do pai e depois, percebe um brilho em um canto obscuro. Enquanto ele arrança o objeto da rocha, Wally diz em off: “Estamos sendo vigiados” – e o objeto que o Batman arranca da rocha é esse:

DC Universe - Rebirth (2016) 001-062

Epílogo: Vou deixar as imagens falarem por si mesmas:

Vamos às analises começando pelo roteiro de Geoff Johns: ele fez um bom trabalho no geral, puxando pelo emocional em certos casos, compondo essa colcha de retalhos que será o novo status quo do Universo e personagens da DC e traçando um caminho para tudo o que está por vir. Jonns é um escritor competente e conhece bem a maioria dos personagens que aparecem nessa edição, já que ele mesmo escreve alguns deles à algum tempo. Nota 8,0

A arte ficou à cargo de Phil Jimenez, Ethan Van Sciver, Ivan Reis e Gary Frank. Os artistas escolhidos foram bem selecionados, pois mandaram muito bem nos desenhos de forma geral. Se fosse para escolher os melhores dentre eles, eu escolheria Gary Frank e Ivan Reis. Nota 8,0

Considerações: Bem… DC Universe Rebirth #1 foi interessante de ler… principalmente se você for um leitor das antigas (EUUUUU, PORRA!!!). A aparição de Wally West (Kid Flash) e a maneira em como ele vai se desfazendo e aparecendo para alguns personagens evoca e emula claramente para mim o que fizeram com o Flash em Crise Nas Infinitas Terras. Gostei. Rebirth tenta de todas as maneiras mexer com o emocional de velhos e novos leitores. O tema principal obviamente é o Legado e o sentimento de que algo foi perdido por aqueles personagens (parece uma espécie de “Mea culpa” da DC pelos Novos 52).

Há pontos um tanto quanto controversos tais como a existência de três Coringas (PORRA BATMAN!!!) e a mais contundente ao meu ver: a incorporação de Watchmen ao universo regular da DC. Seria o Sr. Oz, ninguém mais ninguém menos do que o Ozymandias? Isso parece ser meio óbvio, mas sei lá. O epílogo final é claramente uma referência a isso aqui:

Watchmen

Bem… de modo geral gostei dessa edição. As sementes para o futuro foram lançadas: o retorno do Super-Homem pré Novos 52 (já que o Super dos Novos 52 aparentemente morreu) casado com a Lois e com seu filho Jon, Wally explicando o porquê de existirem dois Wallys, Johnny Trovoada e a Sociedade da Justiça, Ted Kort e Jaime Reyes e os novos rumos do Besouro Azul, Dick aquele viadinho segurando o uniforme do Asa Noturna pré Novos 52 e o retorno dos Titãs originais bem como a versão Teen dos Titãs liderada por Damian Wayne.

Há muito à ser visto. Eu gostei da proposta que esse Rebirth da DC propõe. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos e enquanto isso, vamos ver o que vem por aí:

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1