Death of X

O começo do fim dos Mutantes? A morte de um Mutante importante? Confira na Resenha Enxuta de Death of X #1

Considerados o próximo passo da evolução humana, os Mutantes (também conhecidos como Homo superior) geralmente descobrem a sua herança genética ao atingir a puberdade, quando manifestam poderes e habilidades super-humanas. Mas ao invés de serem celebrados pelos seus dons, os mutantes são temidos e odiados. Há milhares de anos, os alienígenas conhecidos como Krees fizeram experimentos com o Homo sapiens primitivo que resultou em uma nova espécie chamada Inumanos. Mais tarde, os Inumanos realizam experiências em sua própria espécie com a Névoa Terrígena e com isso, ganharam vários poderes especiais bem como danos genéticos e deformidades. Recentemente, Raio Negro liberou as Névoas Terrígenas na esperança de despertar Novos Inumanos latentes pelo mundo, porém, as névoas se revelaram ser letais para os Mutantes e isso certamente levará as duas espécies à entrarem em conflito.

death-of-x-2016-001-002

Falaí, Enxutada!!! Em Death of X (minissérie em quatro edições), ficaremos sabendo o que aconteceu com os Mutantes depois do salto de oito meses na cronologia após as Guerras Secretas e o que aconteceu com Ciclope. Vamos à resenha?

Um ano atrás no Pássaro Negro: Os Fabulosos X-Men interceptam uma mensagem vinda da Ilha Muir com um pedido de ajuda de Jamie Madrox, o Homem Multiplo. O Homem de Gelo nota o medo na voz de Madrox e Ciclope e resolve ir à ilha para averiguar o que está acontecendo. Corta para o N.I.R., Quartel-General flutuante dos Fabulosos Inumanos. Cristalys está na cidade Matsumoto no Japão para observar a chegada da nuvem de Névoa Terrígena e ver se algum Novo Inumano emerge. Corta para a Ilha Muir: Os Fabulosos X-Men descem na ilha e notam que ela está tomada por um tipo de gás. Bolas Douradas (ô nome esquisito!!!) começa a passar mal, Ciclope encontra sangue no chão e Emma capta apenas algumas mentes ativas. Ciclope começa a tossir, mas diz estar bem. Eles entram nas instalações da ilha e encontram um laboratório. Dentro dele, encontram um cadáver cheio de bolhas e decidem vasculhar o lugar pra descobrir o que aconteceu e localizar Madrox. As Irmãs Stepford detectam alguém adiante.

death-of-x-2016-001-003-horz

Corta pro Japão: um casulo Inumano surge no parque e agentes da Hidra aparecem no lugar para tentar se apoderar dele. Os Inumanos surgem e Cristalys dá a seguinte opção pros caras: “Vão ou morram”. O Agente diz que ia dizer a mesma coisa pra ela e aí, surgem três naves da Hidra no céu. Corta pra Ilha Muir: Os Fabulosos X-Men continuam a vasculhar o lugar e Magia diz que eles deveriam meter o pé dali, pois o lugar parece um túmulo. As Irmãs Cuco localizam alguém vivo e ao irem ao local, encontram várias cópias de Madrox mortas da mesma maneira que o primeiro cadáver que eles encontraram e o Madrox original agonizando. Ciclope corre até ele e diz que vai ficar tudo bem, que vão tirá-lo dali e pergunta o que aconteceu e quem fez aquilo com ele. Madrox conta a Ciclope que foi a Névoa Terrígena que fez aquilo. Ciclope tenta entender o que está acontecendo, mas não há mais tempo pra nada: Jamie Madrox morre em seus braços.

death-of-x-2016-001-012-horz

Emma diz que se o falecido estiver certo, todos eles já foram expostos. Ciclope decide vasculhar o lugar em busca de dados sobre as pesquisas que estavam sendo feitas, manda Magia levar os mais jovens pro Pássaro Negro e vai com Emma fazer a sua busca. Hank McCoy, o Fera fica surpreso ao receber uma ligação de Scott. Ciclope conta o que aconteceu e manda os dados que eles encontraram. O Fera fica assombrado com o que vê. Ciclope desmaia. E corta pros Inumanos: o porradeiro como solto entre eles e os agentes da Hidra e quando a coisa parecia que ia ficar feia pros Inumanos, o casulo do Novo Inumano se rompe e o cara já sai dele botando pra fuder emitindo faixas de energia prateada que atingem a todos, mas afeta apenas aos agentes, deixando a maioria deles imóveis em algum tipo de transe. Cristalys diz que deu a eles a chance de partir e eles escolheram lutar e com uma rajada, detona os agentes.

death-of-x-2016-001-022

Corta pros Fabulosos X-Men: Magia volta com o Homem de Gelo e pergunta pelo Ciclope. Emma não sabe o que responder, mas o próprio diz que está bem. Magia diz que ele não parece bem, mas ele insiste que está bem e que teve uma ajuda do Hank. Ele diz que Hank analisou os dados e constatou que as Névoas Terrígenas são tóxicas para os Mutantes. Homem de Gelo pergunta se aquilo for verdade, por que penas alguns deles foram atingidos. Ciclope diz que Hank não tem certeza, mas as Névoas parecem afetar os Mutantes em diferentes níveis. Magia pergunta se ele está culpando os Inumanos por aquilo. Ciclope diz que eles colocaram a própria espécie acima de qualquer coisa quando liberaram as Névoas Terrígenas na atmosfera e que pelo o que eles podem mensurar, foram eles que mataram todas as pessoas dali.

death-of-x-2016-001-024

As cenas seguintes se intercalam entre Cristalys e os Inumanos estabelecendo contato com o Novo Inumano e Ciclope com os Fabulosos X-Men falando que a Névoa Terrígena está a solta e pode alcançar cada Mutante na terra, portanto, não há lugar seguro. Ciclope diz que a Névoa significa vida pros Inumanos e morte pros Mutantes e que vai fazer o que for necessário para salvar o seu povo. A história termina com uma imagem dividida mostrando Cristalys e Ciclope dizendo “… nós protegemos os nossos”.

death-of-x-2016-001-026

Vamos as analises: o roteiro ficou a cargo de Charles Soule e Jeff Lemire. Bem, não achei a história ruim, mas não empolgou tanto sabe? Sei lá… essa treta toda de Inumanos, Mutantes e direitos de estúdios influenciando os quadrinhos é um saco. Há uma tentativa de causar comoção com a morte de Madrox, mas de boa? Ele é um bucha… do segundo (ou terceiro) escalão de personagens relevantes dos X-Men… então, quem liga? E de qualquer maneira, a morte não dura muito tempo nos quadrinhos e se quiserem, ressuscitam o cara no próximo reboot ou mega-saga caça níqueis. Nota 6.0

Os desenhos ficaram a cargo de Aaron Kuder. Até que ele faz um bom trabalho, mostrando os Inumanos sempre com feições e situações alegres e otimistas, enquanto que os Mutantes são sempre retratados com feições sombrias e preocupadas. Mas não há nada que empolgue na arte e sinceramente, há desenhistas mais competentes que poderiam entregar algo melhor e a altura da importância que a história deveria ter. Nota 6.0

Bem Enxutos… taí a Resenha Enxuta de Death of X #1. O que acharam dessa edição? MIMIMIzem aê nos comentários. Olha, eu achei essa edição bem mais ou menos… no mais, vemos o velho cornoCiclope de sempre arrumando um motivo qualquer pra declarar guerra em prol da sua raça. Só que ele culpa diretamente os Inumanos pelos efeitos das Névoas Terrígenas nos Mutantes e até onde se sabe, não dá pra afirmar se eles sabiam ou disso. Vou aguardar as cenas dos próximos capítulos pra ver como essa bagaça se desenrola.

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1