Guerra Civil

Na resenha anterior de Guerra Civil (que você confere aqui), vimos o Novo Inumano Ulysses tendo uma visão do Hulk matando todos os heróis e a edição terminou com a Capitã Marvel indo fazer uma visitinha ao Doutor Bruce Banner. Bora descobrir o que acontece?

Falaí meus caros Enxutos, Enxutetes, trutas e Marvecos!!! E vamos a mais uma Resenha Enxuta eleita por Vossas Senhorias na Enquete Enxuta: Guerra Civil II #3. Bora lá?

Civil War II (2016-) 003-000b (Copy)

Estamos no Tribunal Federal de Manhattan. O juiz manda Matt Murdock chamar a sua primeira testemunha. Ele chama a Coronel Carol Danvers. Após as devidas apresentações, Murdock pede que ela relate os eventos do dia 19 de Julho. Ela conta que fazia parte de uma equipe de representantes da comunidade de super-heróis que viajava para um lugar nos arredores de Alpine, Utah. Murdock pergunta por qual motivo e ela responde: “Para confrontar o Doutor Bruce Banner”.

Recomendação do Sorg

Civil War II (2016-) 003-003 (Copy)

Vemos então ao tal encontro: Banner boladão por Carol estar no seu laboratório secreto (que ele achava que ninguém sabia da localização), pergunta o que ela está fazendo ali. Ela pergunta no que ele está trabalhando. Banner responde que são apenas alguns cálculos genéticos e que ela não iria entender porra nenhuma se ele explicasse. Ela pergunta se é algo relacionado ao “gama” e Banner pergunta se tem algo errado. “Responda à pergunta Bruce” – pergunta Tony Pinga Stark. Banner diz que não tem um incidente Hulk a quase um ano. Stark e Carol encaram Banner e ele pergunta: “Ah, não. Ou tive?”. Stark diz que é melhor eles conversarem lá fora e que não importa o que aconteça, é pra ele ficar calmo, pois acredita nele. Quando eles vão para fora, Banner dá de cara com… a galera toda.

Civil War II (2016-) 003-005 (Copy)

Assustado, ele pergunta o que ele fez. “O lance é esse, Bruce. Você não fez nada.” – responde Stark. “Ainda” – diz a Medusa. Corta pro tribunal: Murdok chama Stark para depor e pergunta se Bruce Banner não fazia ideia do motivo deles estarem lá. “Não” – ele responde. Murdock pergunta a Stark qual foi a reação inicial dele… se ele sentiu raiva. “Não… uma profunda e total perplexidade” – responde Stark. Corta pro momento da treta: Banner diz que não entende o que tá rolando e a Capitã conta à ele sobre a visão do Ulysses. Murdock pergunta como ele recebeu a notícia e a cenas mostram Banner perguntando se Stark também “sentiu” a tal visão e se era muito ruim. “Ruim demais. Tipo, tá vendo o que tá acontecendo aqui? – ele responde. Corta para Carol no tribunal: Ela diz que explicaram pro Banner que todas as outras visões se concretizaram e que eles foram capazes de impedir que acontecessem, pois as visões estavam mais ou menos corretas. “Mas nem todos concordam, certo?” – pergunta Banner. Stark diz que eles têm um dilema moral nas mãos. “Esperar que eu vire o Hulk ou me impedir antes que aconteça” – diz Banner. Stark diz que ele fez um acordo com a Capitã. Banner pergunta qual é a do acordo e a Capitã diz que como ela e Stark discordam sobre usar as visões do garoto para lutar por um lugar mais seguro, eles precisavam de provas. Banner pergunta que tipo de provas e a Capitã responde que enquanto eles conversavam, o Doutor Henry McCoy dos X-Men hackeou os servidores dele e descobriu que ele estava fazendo experimentos nele mesmo, se injetando células gama mortas.

Civil War II (2016-) 003-010 (Copy)

Stark pergunta por que ele não os procurou para pedir opinião ou ajuda. Banner tenta explicar que o seu trabalho estava impedindo ele de se transformar no Hulk. Maria Hill diz que como Diretora da S.H.I.E.L.D., está ali para prendê-lo e implora que ele venha com eles calmamente. Banner argumenta que ele não se transforma no Hulk faz quase um ano por causa dos seus experimentos. Stark pede que ele se acalme, mas Banner continua falando. Entonces, derepentemente… acontece isso:

Civil War II (2016-) 003-011 (Copy)

De volta ao tribunal: Murdock pergunta o que aconteceu depois. “O que você acha? O inferno se abriu na Terra” – responde a Capitã. A cena mostra os presentes procurando nas árvores o responsável pelo disparo enquanto Stark se lamenta dizendo que veio ali para ajuda-lo e impedi-los de fazer algo assim, pois ele era o seu amigo. Capitão Falcão, Thora e Homem-Aranha encontram o culpado que se revela ser…

Civil War II (2016-) 003-013 (Copy)

Murdock pergunta a Capitã se ela está vendo esse homem na corte e se pode aponta-lo. “Sim. Bem ali, Clint Barton. O Gavião Arqueiro” – ela responde. Murdock pergunta se eles o questionaram sobre o motivo de ter feito aquilo e ela responde que Barton disse que Bruce Banner havia pedido que ele fizesse aquilo meses atrás, pois segundo ele, Barton era uma das poucas pessoas que conseguiriam viver com essa escolha. Murdock pergunta se havia mais alguém presente nesse encontro e Barton responde que não. Murdock explica que isso seria apenas a sua palavra contra os fatos e que além dessa história insana da qual apenas ele é testemunha, pesa ainda contra ele o seu passado bem maculado. A defesa chama Hank McCoy e ele relata que a flecha foi uma invenção de David Banner e que encontrou no vídeo diário dele o pedido para que Clint Barton o matasse. O mimimi que se segue é sobre se Banner estava ou não se transformando no Hulk pra que Barton tivesse motivos para realizar o disparo. Stark diz que estava lá e não viu o Hulk… viu apenas um homem sendo traído por seus colegas.

Civil War II (2016-) 003-018 (Copy)

A Capitã afirma que apesar de não ter conhecimento das intenções de Barton, os eventos daquele dia salvaram vidas. Murdock pergunta se ela estava usado as visões do jovem Inumano desde a morte de Banner e a Capitã responde: “Sim… com enorme sucesso.”. Murdock pede que ela defina “grande sucesso”. A Capitã diz ter obtido sucesso e que não pode alguns detalhes por questão de segurança nacional. O interrogatório continua. Stark diz que o Gavião matou Banner e admitiu isso. Rola mais mimimi sobre mudar ou proteger o futuro. Stark responsabiliza a Capitã pela morte de Banner e pergunta quem será o próximo da lista dela. Miss Marvel, Nova e Homem-Aranha afro 9vinho ficam bolados com a situação. Corta pro tribunal: o veredito do julgamento é lido (mas não é mostrado qual é). Mary Jane pergunta se ele não quer saber o veredito. Stark responde que sabe qual é. Sexta-Feira pergunta a Stark se ele gostaria de saber como funciona o poder do Novo Inumano de ver “o futuro”.  Ele manda ela mostrar. Mary Jane pergunta o que eles estão vendo. “É… é o nosso futuro” – responde Stark e com isso, chegamos ao fim dessa edição.

Civil War II (2016-) 003-023 (Copy)

Vámonos às analises: O argumento de Brian Michael Bendis é naquele estilo já conhecido: muito papo, muito debate e muita enrolação. Ele trabalha o embate ideológico e moral ao passo que vai mostrando alguns personagens já começando a escolher lados. Sei lá… achei muito chata arrastada essa edição. Nota 6,0. A equipe artística foi composta por David Marques (desenho), Oliver Coipel (fez a arte da conversa de Banner com Barton) e cores de Justin Ponsor. Eu gostei do trabalho deles. Destaque para as expressões faciais que passam bem as expressões e emoções dos personagens. Os cenários e proporções corporais estão apenas OK e funcionam satisfatoriamente para a história. Nota 6,5.

Bem Enxutada… taí a resenha de Guerra Civil II #3. Na minha opinião de merda, Bendis falha em criar o clima emocional e de tensão que a morte de um personagem como o Hulk/Bruce Banner deveria causar. É claro que isso é uma série em andamento e as repercussões disso deverão ser mostradas nos títulos solos dos personagens envolvidos e nas próximas edições, mas… faltou algo, sabe? Tanto em clímax quanto em comoção. Outro lance que me incomoda, é essa forçação de barra em mostrar o Stark todo sentimental e teoricamente do lado moralmente certo dessa Guerra Civil. Isso não condiz com o perfil do personagem e piora ainda mais quando nos lembramos do papel dele na Guerra Civil anterior. Outra parada: achei muito palha o bucha do Gavião matando o Banner.

Bem… é isso aí. Não se esqueçam de votar na Enquete Enxuta para eleger as revistas que vocês querem ver resenhadas aqui no Baile dos Enxutos:

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1