Guerra Civil

“São vocês quem financiam essa merda”. Então, vamos de Resenha Enxuta de Guerra Civil II #4

Falaí meus caros Enxutos, Enxutetes, trutas e Marvecos!!! E lá vamos nós a mais uma resenha eleita por Vossas Senhorias na Enquete Enxuta: Guerra Civil II #4. E Vamo que vamo:

Começamos essa edição com a Capitã Marvel retornando ao Triskelion e recebendo de T’chala a notícia de que Jennifer Walters (aka Mulher-Hulk) acordou. Ela vai lá trocar umas ideias com a amiga e pergunta se ela se lembra de como foi parar ali. Ela responde que sim. A Capitã diz a ela que precisa contar sobre Bruce e revela que ele se foi. Jennifer pergunta se o primo saiu do planeta de novo e Capitã enfim conta que ele está morto. Jennifer custa a acreditar e pergunta como aconteceu. A Capitã diz que foi o Gavião. Jennifer acha isso impossível e pergunta onde está o Gavião. A Capitã explica que houve um julgamento e que ela acabara de acordar para ver o veredicto que acabara de ser anunciado. Jeniffer pergunta “E?” umas três vezes para a Capitã que não consegue responder… mas o quadro seguinte mostra o que foi decidido:

Civil War II (2016-) 004-008 (Copy)

Recomendação do Sorg

As repercussões sobre o veredicto começam: uma reportagem do Novo Clarim Diário diz que de acordo com uma pesquisa, 87% do país concorda com o veredicto mesmo sabendo que Clint Barton confessou o crime. Segundo os apresentadores, a morte de Banner é descrita como suicídio assistido. Uma morte por misericórdia. Eles dizem que no geral, há uma sensação de “alivio” por se livrarem do Hulk de uma vez por todas. Eles levantam a bola de que a população achava que a liberdade do Hulk era uma conspiração entre a comunidade de superpoderosos, mimimizam que o Gavião se tornou um dos Super-Heróis mais populares do mundo e que o que todos querem saber é a reação dos outros membros dos Vingadores, pois eles ainda não haviam dado nenhuma declaração. Um dos repórteres pergunta sobre Tony Stark.

Civil War II (2016-) 004-009 (Copy)

Então corta pro Stark: “Estou tão perdido. Preciso da sua ajuda” – ele diz. O que se sucede, é que Tony despeja uma série de explicações e teorias sobre os poderes e a veracidade das visões do Novo Inumano Ulysses. Stark diz que como ele não apenas vê, mas sente e vive esses desastres e tragédias, como isso poderia não afetá-lo mentalmente? Portanto, se essas visões o estão afetando, então ele estaria afetando as visões. Para Stark, todo o conceito de visões é impuro… então, ele literalmente baixou uma cópia do cérebro dele e o vasculhou. Ele afirma que fez isso por que tinha esperança de estar errado e com isso, poderia parar e voltar pra vida dele. Mas Stark diz que o que descobriu foi bem pior do que ele temia (em off, cenas mostram a Capitã efetuando a prisão de uma civil por causa das visões de Ulysses).

Civil War II (2016-) 004-011 (Copy)-horz (Copy)

O papo nerd continua com Stark explicando os poderes de Ulysses e concluindo que o que ele está vendo é uma visão teórica do futuro, pois o futuro não existe. Segundo ele, o que o Inumano faz, é criar um algoritmo de um futuro com altas probabilidades de acontecer e que esse algoritmo não passa de matemática e adivinhação. Ele pergunta se eles compreendem que o que estão fazendo, é traçar um perfil do futuro e que Carol está agindo como se tudo estivesse na Bíblia… traçando perfis individuais apostando na matemática ser absoluta. (As cenas em off mostram a Capitã vasculhando a maleta da civil e a mostrando vazia para Ulysses). “Ninguém envolvido nessas visões sequer teve uma escolha” – diz Stark.

Civil War II (2016-) 004-013 (Copy)

Stark diz que o livre arbítrio foi retirado do processo de escolha e que se eles permitirem que o poder de Ulysses tenha a palavra final, ninguém nas visões será responsável por si mesmo. Ele finaliza perguntando onde eles vão parar e pede que digam que ele está maluco e errado, pois se eles pedirem, ele para. “Porque eu aprendi finalmente depois de todos esses anos… que vou escutar Steve Rogers” – diz Stark. Rogers pergunta se ele tem certeza absoluta do que está dizendo e Stark responde “Eu nos reuniria assim se não tivesse?”. Stark diz que o que ele menos queria era estar na mesma sala com a “Cabelão” depois do que o povo dela fez com ele e com a sua vida, mas que da última vez surgiu uma linha moral tão grande entre eles dois e ele não quer fazer nada assim de novo nem com ele e nem com ninguém, mas… “Ela está forçando” – diz o Doutor Estranho. “Os fatos estão me forçando” – responde Stark.

Civil War II (2016-) 004-015 (Copy)

O Capitão se volta pra Carol e ela diz que gostaria que Henry McCoy olhasse o trabalho do Stark. McCoy diz que já olhou e que não está errado. Stark pergunta a Carol se diante de todos eles e sabendo de tudo isso o que ela vai fazer. Carol responde que não pode ignorar, pois se alguém avisa que uma tragédia vai acontecer, ela vai esperar para ver se acontece ou não? Stark pergunta qual seria a porcentagem de probabilidade necessária para ser aceitável agir sobre essas visões do futuro e se houvesse apenas uma chance de dez5 da visão estar correta. Carol responde que se houvesse 10% de chance de Thanos colocar as mãos em um Cubo Cósmico antes deles o impedirem, aquilo era mais que o suficiente pra ela. “E Rhodey concordaria” – completa ela. “Bem… eu perguntaria a ele, mas…” – responde Stark. Carol enche o saco e mete o pé atravessando o teto.

Civil War II (2016-) 004-018 (Copy)

Stark diz que depois do que aconteceu com Banner, vai ter que ir a público e informar as pessoas sobre o que ela está tramando.  “Você tem” – diz Medusa enquanto troca olhares conspiratórios com Raio Negro. Corta pro Triskelion, onde a Capitã ouve da Diretora Hill que não pode manter a mulher (a civil que ela prendeu) presa por mais tempo.  Carol pergunta se a investigaram e Hill diz que vasculharam cada centímetro do mundo dela e não encontraram nada. Carol insiste em manter a mulher presa e tenta de toda a maneira intimidá-la e arrancar uma confissão. Como a mulher não confessa nada, a Capitã diz que vai mantê-la presa indefinidamente. A mulher diz que é inocente e que não fez nada, mas a Capitã ignora. T’chala e Hill tentam fazer ela desistir, mas Carol insiste que eles vão encontrar algo. Nisso, a mulher desaparece da cela e a fumaça de enxofre denuncia que o autor do teleporte foi o Noturno. Hill dá a ordem para entrarem em contenção total e tranca todo o prédio. Pelo comunicador, a Capitã manda reunir a Tropa Alfa e diz que vai prender Tony Stark.  T’chala diz que pra fazer isso, eles vão precisar encontra-lo primeiro. Hill diz que não vai precisar, pois ele está no telhado. A Capitã diz que eles estão prontos pra isso. “Não pra isso” – diz Hill. A Capitã vai pro telhado e encontra Stark com uma galera. Stark diz a ela que eles a avisaram. A Capitã dá voz de prisão à Tony Stark. Os dois trocam acusações. Stark diz que ela está em menor número e manda ela se render. “Menor número? Até parece. ” – ela responde.

Civil War II (2016-) 004-024 (Copy)

“Tenho amigos por toda parte.” – diz a Capitã enquanto os Guardiões da Galáxia surgem do cu do Dádá no pedaço e com isso, chegamos ao final dessa edição.

Civil War II (2016-) 004-025 (Copy)

Vámonos às analises começando pelo roteiro de Brian Michael Bendis. O escritor dá prosseguimento a sua trama posicionando os personagens, confrontando os pontos de vista e aspectos morais das previsões do Novo Inumano Ulysses e trazendo novos jogadores para o jogo. Muito diálogo, muito papo… e o massavéio (se houver) ficou pra próxima edição. Nota 6,0.

A arte ficou a cargo de David Marques e cores por Justin Ponsor. Em linhas gerais, a arte funciona satisfatoriamente para a história sem ser algo excepcional. Destaque para as expressões faciais e para as cores de Ponsor. Nota 6,5.

Bem, taí a Resenha Enxuta de Guerra Civil II #04. Achei algumas coisas bem forçadas e o posicionamento prepotente e autoritário da Capitã Marvel me incomoda não por causa das atitudes que ela toma, mas sim por serem completamente sem sentido. Minha mente meio que bugou quando Stark explicava os paranauês das probabilidades das previsões do lelek Inumano não serem totalmente confiáveis e a chegada dos Guardiões coloca mais lenha na fogueira.  Que tal escolher qual a próxima HQ à ser resenhada? Vota aí na Enquete Enxuta:

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1