Quando as Névoas Terrígenas (o catalizador que concede poderes aos Inumanos) se revelaram venenosas para os Mutantes, os X-Men veteranos Ciclope e Emma Frost decidem destruir as Névoas que estavam circulando na atmosfera da Terra. Embora tenham obtido sucesso em erradicar uma das Névoas, sua cruzada foi interrompida quando Raio Negro, o Rei dos Inumanos, “assassinou” Ciclope no campo de batalha (em Death of X). Após isso, uma trégua foi declarada entre Inumanos e Mutantes… mas secretamente, os dois lados se preparam para a iminente guerra que tem o seu início nessa edição. Vamos conferir a Resenha Enxuta de Inumanos vs X-Men #1, Enxutada? Bora lá!!!

Na Ilha Muir, o Fera está diante do túmulo de Ciclope mimizando com o destemido líder morto sobre não estar certo se tomou a decisão correta, pois os seus companheiros podem ser mais reacionários e que já os vislumbra buscando a chama da glória e levando alguns Inumanos com eles. Ele continua o “papo”, mas depois cai em si e diz: “O que diabos está fazendo, Hank? Ele morreu, seu idiota.”. Então, ele se encaminha para as instalações da Ilha e se reúne com alguns dos representantes e líderes de grupos Mutantes. Ele diz que passou os últimos oito meses trabalhando para encontrar uma solução com os Inumanos em Nova Attilan para os efeitos tóxicos das Névoas Terrígenas nos Mutantes e que apesar de todos os seus esforços, ele falhou e eles estão sem tempo.

Corta pra Nova York: a Sala Quieta está bombando e o Homem-Bandeira (mas que nomezinho) diz a Raio Negro que o movimento por causa da nova cantora chamada “Dama Brilhosa” que surgiu a alguns meses e começou a tocar em todos os clubes do centro. Um dos funcionários aborda o Homem-Bandeira e informa que uma V.I.P. em uma das salas particulares requisitou um momento com Raio Negro. O Bandeiroso diz que pode cuidar daquilo, mas Raio Negro resolve ele mesmo cuidar do assunto. Voltando pra reunião dos Mutantes, o Fera 9vinho pergunta ao Fera velhaco o que ele quis dizer com “sem tempo”. O Fera velhaco relembra que Ciclope destruiu a primeira nuvem de Névoa Terrígena, mas ainda resta uma e eles a tem monitorado tentando reduzir os danos e riscos para a Mutandade. Emma Frost diz que tá tudo muito bom, todo mundo tá ajudando, mas ela ainda não entende por que eles não destroem a segunda nuvem e terminam o que Scott começou.

Recomendação do Sorg

Tempestade responde por que eles concordaram com uma trégua e eles honrarão a sua palavra e que porquê da última vez que eles atacaram a Terrígena, mutantes morreram. Ela diz ainda que os métodos atuais deles podem não ser tão agressivos quanto ela e Magneto prefiram, mas eles asseguram o povo deles. Emma pergunta a Tempestade se levar Mutantes pro Limbo é a melhor opção e se ela acha aquele local adequado pra uma escola. O Fera velhaco interrompe a treta dizendo que eles lidam com as crises do jeito deles, mas que nada disso importa mais, pois agora eles devem agir juntos. Ele então revela a gravidade da situação: os elos que mantém a Névoa concentrada se dissiparão e ela rapidamente será dispersada através da atmosfera como um gás qualquer. E completa: “E o que se seguira será nosso fim. A Terra tornar-se-á completamente inabitável para os mutantes”.

Corta pra Nova Attilan: Na Fortaleza Inumana, Medusa tenta tranquilizar três crianças Inumanas que vão ser expostas às Nevoas Terrígenas com uma história de quando e ela estava para entrar nas Névoas. Johnny Storm avisa a Medusa que tem algo vindo. Corta pros Mutantes: Tempestade pergunta quanto tempo eles tem e o Fera responde que lhes restam apenas duas semanas. Fera 9vinho e Forge perguntam se ele está certo daquilo e se ele verificou os seus cálculos. Tempestade pergunta se os Inumanos sabem disso. Fera responde que os cálculos dele estão corretos e que os Inumanos ainda não sabem, pois quis que eles soubessem primeiro. Vampira pergunta por que eles estão sabendo disso só agora e porque nenhum dos “gênios” viu aquilo chegando.

Magneto diz que o seu povo não morrerá intoxicado e pergunta ao Fera qual a solução que ele tem escondida, pois ele sempre tem alguma coisa. Fera diz que não há soluções e sim escolhas: deixar a Terra e encontrar um lugar para recomeçar ou morrer. “Esqueceu uma opção, Fera. Lutar.” – diz Magneto. Corta pro Gorgon que está à frente da Nuvem Terrígena vasculhando um prédio em busca de um Mutante que o detector de Gene X inventado pelo Fera localizou. Gorgon por fim localiza o Mutante e providencia com Cristalys a sua extração do local.

Corta pra reunião dos Mutantes: Fera bolado com a opção sugerida por Magneto pergunta se ele acha que eles devem atacar os Inumanos. Magneto diz que já os derrotou antes e o Fera rebate dizendo que ele é doido. O Velho Logan diz que ele acabou de dizer que as escolhas deles são sair da Terra ou morrer e que tudo aquilo é loucura. Fera lembra que Ciclope os colocou em guerra com os Inumanos e morreu. Emma diz que estava lá e que Ciclope morreu tentando salvá-los e que todos estão vivos por causa de Scott Summers. Fera diz que eles pegaram os Inumanos de surpresa antes e que apesar deles o estarem ajudando com a situação, eles estão se preparando para a batalha desde a Espanha há oito meses atrás. “Seu pobre e ingênuo peludo… assim como nós.” – diz Emma.

Emma revela que enquanto ele trabalhava em uma resposta com os Inumanos durante oito meses, eles estiveram trabalhando também, pois todos queriam que ele obtivesse sucesso e que uma solução pacífica teria sido preferível, porém, sempre houve a chance de ele falhar e que caso isso acontecesse, eles viriam com uma solução bélica. Vampira pergunta quem são esses “nós” de que ela fala, pois ela não está ciente de nada. “Se parasse de me interromper, “fofa”, talvez acabasse sabendo de alguma coisa. Não dissemos a todos, mas todos têm um papel. Explicarei.” – responde Emma. Ela diz que tudo começa com Karnak, o que nos leva para a Torre da sabedoria dele. Um serviçal avisa a Karnak que… “Alguém está aqui para me ver. Uma Mutante” – diz Karnak antes do serviçal que atônito, pergunta se ele deve manda-la ir embora. Karnak manda que a traga até ele. Emma explica que como ele provavelmente ele os veria previamente, será o primeiro.

Emma diz que assim que cuidarem dele, tratarão dos demais Inumanos nos centros de poder: Medusa em Nova Attilan, Cristalys na N.I.R. (Nave Inumana Real) e é claro, Raio Negro que matou Scott (Emma enfatiza que ele é dela). Fera 9vinho pergunta que tipo de “cuidar” eles estão falando. Magneto responde que ninguém morrerá se tudo ocorrer como planejado, mas que se algum Inumano se recusar a aceitar o inevitável, receberão o devido tratamento. Emma diz que assim que os Inumanos forem subjugados e perderem a liderança, não serão capazes de evitar que eles destruam a segunda Nuvem Terrígena. Ela pergunta o que Forge pode dizer sobre a parte dele do plano. Ele começa a responder, mas o Fera velhaco o interrompe pra dizer que eles são realmente tolos se acham que seria tão simples assim neutralizar Medusa e os demais e diz que Tempestade não pode estar de acordo com aquilo. Tempestade não consegue responder e Emma diz pra ele não se preocupar, pois passaram um bom tempo pensando em como lidar com cada um deles e que eles não falharão como ele falhou. Logan lembra a eles que os Inumanos têm um cão teleportador que pode leva-los pra qualquer lugar e isso é uma falha de segurança que poderia estragar o melhor dos planos.Emma fica bolada por ter esquecido disso e Logan diz que não está naquela reunião só pela sua boa aparência.

Ema diz que eles cuidarão do cão e isso nos leva à Cidade de Jérsei, onde Kamala Khan (aka Miss Marvel) está passeando com Dentinho enquanto fala ao telefone com alguém. Derepentemente, ela nota que dentinho sumiu, mas como ele faz isso quase sempre, ela nem se preocupa. De volta à reunião, Fera diz que eles não podem fazer isso. Emma pergunta por que não, se eles têm uma solução que será capaz de fazer a Mutandade sobreviver na Terra, que é o planeta natal deles e se os Inumanos têm mais direito ao planeta do que eles. O Fera responde que eles podem sobreviver a isso… só precisam ir embora. Mas alerta que caso eles ataquem, os Inumanos farão de tudo para destruí-los. “Não sabe do que eles são capazes. Não viu nada. Vi Raio Negro vaporizar o próprio filho quando achou que ele era uma ameaça para seu povo” – diz o Fera. “E eu o vi matar o Scott!” – grita Emma. Tempestade bota ordem na casa e diz que aquela reunião representa os maiores grupos de Mutantes que restaram no planeta, portanto, eles tomarão uma decisão pelo povo deles – e completa: “Ouvimos ambos os lados. Agora… votaremos.”.

Logan diz que não é mais um debate e vota pela destruição da Nuvem Terrígena. Vampira diz que nem fodendo quer viver em Marte ou seja lá onde for, mas não concorda com um ataque a pessoa que nunca fizeram nada contra eles e vota não. Apesar de querer ver se a máquina que construiu funciona, Forge diz que já viveu fora do Planeta antes e que não é tão ruim assim (ele se abstém). O Fera 9vinho diz que destruir a Névoa é a atitude lógica e a equipe dele vai se juntar à ele, pois eles ainda confiam nele ao contrário do seu velho eu. Tempestade diz que eles já sabem como Emma e Magneto votarão e com isso, são quatro votos a favor do plano deles, um contra e uma abstenção e isso significa que a maioria votou por destruir a Névoa. Magneto diz que o Fera pode ajudar, já que ele tem acesso privilegiado a Nova Attilan e possui a confiança deles. Fera diz que não fará parte daquilo e que vai para Nova Attilan, mas é atingido por um raio e cai perguntando a Tempestade o porquê daquilo. Ela responde que o plano de Emma e Magneto é dela também. Ela diz que o Fera precisa de cuidados médicos e que já é hora.

Voltamos para a Sala Quieta, onde descobrimos que quem requisitou a sua presença de Raio Negro foi ninguém mais ninguém menos do que Emma Frost literalmente vestida pra matar. Emma o lembra que os povos dos dois estão em trégua e que ali é a Sala Quieta, o lugar onde ninguém se enfrenta e caso ocorra algum problema, Raio Negro o resolve. “Mas só funciona contanto que ninguém acabe com você, né?” – diz Emma. Nisso, alguém bate na porta. É a Dama Brilhosa. Ela e Emma conversam e ao perceber que Raio Negro está atordoado com a situação, Emma assume a sua forma de diamante e diz a ele que a trégua acabou. A Dama Brilhosa aponta uma arma para o Raio Negro e ele manda uma rajada sônica na fuça dela. Só que ela absorve a rajada, converte em luz e atinge Raio Negro e com isso, descobrimos que a tal “Dama” é na verdade Alison Blaire, a Cristal.

Na Torre da sabedoria, Karnak diz que esperava que enviassem alguém, mas não ela (Jean Grey). Jean pergunta quem ele esperava e Karnak responde que algum dos guerreiros… talvez Logan. Jean fica xatiada com Karnak e ele diz que ela era uma criança e não estava no seu terreno. Derepentemente, Karnak saca que aquela situação é um Déjà Vu e Jean revela que já está ali há seis horas atrás e que é a quarta vez que eles têm aquela conversa. Karnak avisa à Jean que vai escapar e ela responde que sabe disso, mas já terá sido tarde demais. Corta pro N.I.R.: Cristalys ordena que levem o Mutante resgatado para receber atendimento médico, refeição e após isso, leva-lo para onde ele quiser. “Mas e se eu já estiver onde desejo?” – diz o Mutante que se revela ser Magneto. Ele destroça a N.I.R. e aprisiona os Inumanos que nela estavam.

Em Jérsei, Fantomex “cuida de Dentinho. Em Nova Attilan, Medusa manda levarem as crianças para os abrigos e cuidarem da segurança delas, encarrega Iso e Inferno de protegerem os portões principais e soarem os alarmes de batalha. Ela ainda manda que todos os não combatentes da cidade sigam para os alojamentos de emergência e libera Johnny para ir embora por que aquela luta não é dele. Johnny decide ficar e pergunta o que farão. Medusa responde que até onde sabe, a trégua ainda existe e se eles vierem conversar, tudo bem. “E se não for isso?” – pergunta Johnny.

“Então, Johnny… nós lutaremos” – responde Medusa e com isso, chegamos ao fim dessa edição.

Sem rodeios, vámonos às analises: o roteiro de Charles Soule e Jeff Lemire me surpreendeu. Após a enrolação e roteiro ruim que vi em Death of X, finalmente vejo as coisas acontecerem de verdade nessa primeira edição de Inumanos vs X-Men. Nota 8,0.

Na arte, o desenho ficou à cargo de Leinil Francis Yu com arte final de Gerry Alanguilan e cores de David Curiel. Gostei do trabalho deles e apesar de ser fã do traço de Leinil Yu, creio que o seu trabalho sofreu uma pequena decaída se comparado aos seus trabalhos anteriores. Mesmo assim, a arte da funciona muito bem para a história. Nota 7,5.

Bem, Enxutada… foi trabalhoso fazer essa resenha. Há muitos personagens envolvidos e a ação ocorre em vários lugares diferentes… portanto há muitos diálogos e isso demanda trabalho na hora de resenhar. Como leitor, gostei do que vi e li. Gostei de finalmente ver os Mutantes reagindo e agindo à situação da Terrígena e entrando em guerra com os Inumanos se valendo de um plano bem elaborado e abrangente, que cobre várias frentes Inumanas. O roteiro de Soule e Lemire sequer lembra aquela coisa insonsa que foi Death of X. Destaque para a loucura de Emma Frost e a manipulação que ela exerce sobre os demais por conta da “morte” forjada de Ciclope e para o uso de Cristal contra Raio Negro. Como disse: gostei do que vi e li e fico na expectativa de que a próxima edição mantenha o ritmo dessa primeira.

E aí, o que acharam dessa edição, Enxutada? MIMIMIzem aê nos comentários!!!

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1