E chegamos ao final de Inumanos vs X-Men. Para os X-Men, vitória, significa vida… derrota, significa extinção.

“Não é sobre a Terrígena” – disse Destrutor. É sobre Emma. Emma e Scott”. Islândia: A Família Real Inumana, os Novos Inumanos e Johnny Storm chegam ao campo de batalha. Magneto direciona o Pássaro Negro na direção deles. Medusa manda Crystalis e Johnny cuidarem daquilo e eles obedecem. Nazaré Tedesco Emma diz que eles ainda podem vencer, pois Raio Negro não pode usar sua voz e Magia e Noturno trarão reforços. Ela manda as Irmãs Cuco assumir o controle da não-realeza evirarem eles contra os seus enquanto ela controlará Johnny. Vampira diz que pensou que eles estavam ali para resgatar Forge e não para matar Inumanos. “Pobre e inocente Vampira… o plano sempre foi fazer ambos” – responde Emma.

Recomendação do Sorg

As Irmãs Cuco e Emma dominam as mentes de Inferno, Johnny, Tremor e Rede e os faz atacar Medusa e os outros Inumanos. Tempestade (possuída por Mosaico) tenta atacar os Inumanos dominados pelos Mutantes, mas é atacada por Naja que não sabe que o companheiro está controlando a Mutante. Nesse Momento, Magia chega trazendo um grupo de X-Men. Eles ficam meio confusos com a situação e sem saber o que fazer. “Meu Deus. Será que tem que ser mais óbvio? Acabem com eles” – vocifera Emma. Raio Negro ataca Emma que muda para sua forma de diamante para revidar o ataque, mas ao fazer isso, perde o controle da mente de Johnny. Derepentemente, surge Karnak montado no Dentinho e ataca Emma. Karnak a chama de “falha” e Emma dá um chilique dizendo que é perfeita. Destrutor e Colossus chegam na treta. Colussus diz que a situação está completamente fora de controle. Destrutor diz que não está surpreso com isso, pois essa era a ideia de Emma desde o início.

Em outra parte, Velho Logan, Psylocke e a Wolverine batem de frente com Medusa, Leitor e Frank McGee. Psylocke manda Medusa desistir, pois ela tem uma espada e ela não pode derrota-la com cabelos. “Ah, é? Ficará surpresa” – responde Medusa enquanto nocauteia Psylocke com uma chave de cabelo. Leitor está “fazendo na mão” com a Wolverina e diz à Medusa que eles têm que ir, pois estão perdendo. Medusa diz que não, pois eles atacaram o lar deles e eles precisam mostrar aos Mutantes que eles nunca farão isso novamente. Leitor diz que eles não têm escolha, afinal os Mutantes derrotaram Raio Negro, bloquearam o acesso dele a sua voz e que além disso, mais Mutantes chegam a cada momento. “Faça as contas. Não temos pessoal suficiente” – ele diz.

Derepentemente, surge uma nave enorme do cu do Dadá e de dentro dela, surgem os Inumanos e os Mutantes que estavam reconstruindo a máquina Devoradora de Terrígena de Forge. “Pela Inumanidade. Pela Ennilux” – grita Ahura, que encabeça o grupo. Enquanto a porradaria estanca, Medusa agradece a ajuda do filho e pergunta o que o convenceu à finalmente se juntar à causa Inumana. Ahura responde que presumiu que ele e o seu pai poderiam cuidar de tudo, mas que pode ter sido um pouco otimista – e completa: “Afinal, isso nem mesmo se trata dos Inumanos. É sobre eles” – diz Ahura apontando para os Mutantes. Medusa não compreende o que o filho diz. Iso explica que os Mutantes não atacaram por vingança e conta os paranauês da Névoa Terrígena atingindo taxas críticas na atmosfera da Terra e que caso eles não destruíssem a névoa agora, todos os Mutantes irão morrer.

“O que? Por que simplesmente não nos contaram? Teríamos achado uma solução. Nada disso teria acontecido” – diz Medusa. Iso responde que os Mutantes acreditavam que não haveria tempo para negociar ou se ela concordaria em destruir a névoa. A Garota Lunar diz que quando conseguiram essa informação, eles foram até a Ennilux e pediram que Ahura ajudasse ela e Forge a criar outro Devorador de Terrígena. Ela entrega um controle na mão de Medusa e explica que se apertar o botão vermelho, adeus a toda e qualquer Névoa Terrígena. Perto dali, Emma está diante da Nuvem de Terrígena. “Aqui está, meu querido. O derradeiro fim. O verei em breve” – ela diz. De volta à Medusa, Iso diz que é uma decisão gigantesca e eles são Inumanos à pouco tempo e que só ela entende o que tudo aquilo significa para o povo deles. “A decisão não nos cabe” – ela diz. “Tem razão, Iso… a decisão é minha” – diz Medusa. A Nuvem Terrígena está quase alcançando Magneto. Medusa aperta o botão.

Todos observam a Devoradora de Terrígena eliminar a névoa. “Pela Deusa… então… tudo acabou” – diz Tempestade olhando para o céu.

“Por que todos estão parando? Podemos exterminá-los” – grita Emma. “Acabou, Emma. Alcançamos o objetivo” – responde Tempestade. Emma diz que eles não alcançaram nada e pergunta se ela acha que os Inumanos simplesmente esquecerão. E diz ainda mais: “Assassinaram o Scott. Já se esqueceu? Onde fica nossa vingança por esse ato?”. Ciclope 9vinho manda ela parar com a mentira e conta que Raio Negro não matou o corno Ciclope velhaco, pois ele morreu acidentalmente antes que qualquer um soubesse que a Terrígena envenenava os Mutantes. Ele estava morto bem antes de Madri e Emma os fez pensar que ele estava vivo e tudo o que viram foi arquitetado por ela. “Emma… diga-me que não é verdade. Todos esses meses de desconfiança e medo… a morte do Alquimia… POR QUE?” – pergunta Tempestade. “É o que o Scott desejaria. E assim será” – diz Emma apertando um botão.

Uma explosão acontece no céu. Quatro objetos caem no solo abrindo uma cratera e dela, surgem quatro Sentinelas. Emma revela que fez alguns ajustes para que os robôs exterminadores de Mutantes agora exterminassem os Inumanos. Os Sentinelas disparam contra os Zepelins Inumanos e os destroem. Depois, disparam contra o grupo de Mutantes e Inumanos enquanto Emma diz: “Mas que maravilha. Por que não fiz isso antes?”. O Velho Logan salva Inferno enquanto Ahura grita que os zepelins estavam repletos de pessoas do seu povo e ela simplesmente matou todos eles. “Eu sei, guri. Vamos garantir que isso acabe.” – diz o Velho Logan partindo pra cima dos Sentinelas.

Forge diz à Cerebra que reconhece aqueles Sentinelas e que acha que Emma tirou o projeto da cabeça dele e o fez construí-los. Cérebra diz para Forge não se preocupar, pois ela vai destrui-los para ele, mas nem chega a terminar essa frase, pois é destruída por Magneto que está sendo controlado por Emma. Mutantes e Inumanos se protegem do ataque combinado dos Sentinelas e Magneto. Johnny diz a Medusa que precisa chegar lá, pois Emma não pode atravessar os escudos psíquicos dele (ué, mas ela não fez isso agora a pouco, porra???) e que se conseguir derrubá-la, tudo estará terminado. “Não, Johnny. Nos momentos mais sombrios… precisamos de inspiração” – responde Medusa que se une à Raio Negro e juntos, voam em direção à ameaça. Todos os Inumanos ficam admirados de ver novamente os seus soberanos agindo juntos novamente.

Seguindo o exemplo deles, os outros avançam para a batalha. Medusa, Raio Negro e Johnny derrubam o Sentinela em que Emma está. Ela cai e para se proteger, muda para a forma de diamante e com isso, perde o controle da mente de Magneto. É claro que ele fica puto com isso e vai pra cima dela com sangue nos zóios, só que Destrutor o impede. Medusa imobiliza Emma com seus cabelos. Emma diz que ela deu a ordem para Raio Negro matar Scott. “Eu estava na sua cabeça, lembra? Vi o que estava pensando. Que seria muito mais simples se Ciclope estivesse morto” – diz ela. Medusa diz que então, ela deve ter visto como ela se detestou por ser incapaz de encontrar outra maneira e manda essa pra ela: Mas agora eu sei a verdade. E então lhe pergunto, Emma Frost… embora sua forma diamante a impeça de invadir a sua mente… no que estou pensando agora?”. Os cabelos da Medusa aumentam o aperto ao ponto de caírem algumas lascas da pele de diamante de Emma.

Derepentemente, Destrutor usa o seu poder e salvar Emma. Ela agradece, mas Destrutor diz que não faz isso por ela, mas por Scott, pois deve a ele. Destrutor usa o dispositivo de teleporte e desaparece levando Emma com ele.

Bem, crise terminada, chega a hora de lamber as feridas e se ajustar. Na Ilha Muir, o Fera é libertado e entende que independente das decisões tomadas, eles estão vivos e tudo deu certo. Em algum lugar (que parece ser o Clube do Inferno), vemos Emma usando um uniforme que lembra os seus tempos de vilã e usando uma máscara/capacete que lembra o do Scott.

Em Nova Attilan, Medusa mimimiza mentalmente  sobre as suas ações e não tem dúvidas de que fez a coisa certa, pois a a habilidade da sua espécie em se transformar através da Terrigênese não vale a vida de um Mutante, quanto mais todos eles. Sentindo o peso da sua decisão e as consequências para os Inumanos, Medusa abdica do trono. Iso assume o governo e promete realizar eleições. A ex-rainha vê isso como um sinal de que os Inumanos não estejam tão inaptos às mudanças afinal.

Medusa dispensa Johnny.

E depois, celebra a sua liberdade das responsabilidades e do peso da coroa colocando um vestido que destaca muitíssimo bem os seus “atributos”. E com isso, chegamos ao fim de Inumanos vs X-Men.

Vámonos às analises: os escritores Jeff Lemire e Charles Soule encerram a história de maneira um tanto quanto… nhé na opinião desse que vos escreve. Sei lá, sabe? Eu acho que não foi de todo ruim o desfecho final da história, mas me pareceu meio sei lá. De qualquer maneira, poderia ter sido pior e os desfechos aqui mostrados são repletos de possibilidades e servirão de base para tudo o que acontecerá nas histórias dos Mutantes e Inumanos. Nota 6,5.

A arte ficou a cargo de Leinil Francis Yu (que foi também o responsável por todas as capas da série) com cores de David Curiel. Leinil Yu desenhou duas edições além desse e repito o que disse: seu traço não tem o mesmo brilho de antes, mas ainda assim, funcionou bem para a história. Curriel fez um ótimo trabalho e foi bem regular em todas as edições. Nota 6,0. Analisando o trabalho dos dois desenhistas, posso dizer preferi os desenhos de Javier Gaarón.

É Enxutada… eis o final de Inumanos vs X-Men. O que acharam do desfecho final e da série com o um todo? MIMIMIzem aê nos comentários.

Minhas conclusões sobre a série? Na batalha pela sobrevivência entre Mutantes e Inumanos, só houveram perdedores. Os Mutantes podem até ter ficado com um gostinho da vitória, mas o sabor dessa aparente vitória poderá se mostrar amargo no futuro. Quem viver, lerá. Foi interessante ver os Novos Inumanos questionando o posicionamento dos mais velhos. A decisão de Medusa foi corajosa e acertada, mas custou muito a ela e aos Inumanos. Quero ver as repercussões disso nas histórias deles. Emma Frost realmente despirocou. Seu plano louco não previa apenas vingança, mas também o extermínio dos Inumanos e para tanto, ela não teve escrúpulos de manipular e até sacrificar alguns da sua própria raça. Quero ver o que o futuro reserva para ela, mas ao meu ver, ela assumiu o lugar de Scott Summers como o Mutante descontrolado a ser temido da vez e isso, poderá ser usado contra os Mutantes assim como aconteceu com Scott. E Johnny Storm, seu bucha… pegar mulher casada ou enrolada, dá nisso… você sempre acaba tomando na carrapeta!!! E Se for ruiva então, adicione mais 5 pontos no quesito treta. #ficaadica

Deixo aqui o meu muito obrigado à todos que acompanharam as resenhas e comentaram nos posts. Até a próxima resenha. See ya later, bitches!!!

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1