Joãozinho e o Pé de Feijão contra a encarnação do mal

Banner Justice League Dark 25

Atendendo a milhares de pedidos dos amigos DCnautas, clica aê e confira o desdobramento da saga Forever Evil na Resenha Enxuta: Justice League Dark #25…

Pois bem, caros Enxutos, alguns colegas mencionaram que não vinha mais colocando as edições da Forever Evil em votação e queriam alguma atualização. O fato é que a saga principal não teve seu quarto capítulo (FE #4 estreia no dia 24/12) e o próximo da saga será na Justice League #25 (11/12). Apesar da Justice League Dark #25 não ter ganho a eleição da última semana, vamos a um resumo bem mais resumido que uma resenha habitual, somente para que os Enxutos saibam em que pé está a situação…

1

Então, sem mais delongas, aos spoilers. A edição começa desdobrando os fatos da #24, onde John Constantine, aka Joãzinho da Nova Geração, encontra com a Nightmare Nurse (personagem novo criado para a mensal Phantom Stranger) e um clone feminino do Monstro do Pântano. O Pesadelo de Enfermeira (!) alega que Joãozinho precisava de força bruta para o seu novo grupo e que ‘pegara emprestado’ um pedaço do Verdão para criar a bendita criatura. Quando Joãzinho menciona que o Verdão saberia que usaram um de seus pedaços, a despeito da confiança da mulher, eis que a criatura azul (pois é), parece estar grávida e dá a luz. E quem é a ‘criança’? O próprio Monstro do Pântano. E aí, sem muitas churumelas, o Verdão tenta mata-los em sua gosma verde…

2

Claro que Joãzinho, usando a Casa dos Mistérios como aliada, consegue reverter a situação e salvar a pele da dupla. Pouco depois, mais calmo, o próprio Pantanoso alega saber do porque disto tudo, afinal a chegada do Sindicato do Crime mudou o equilíbrio no mundo afetando a Mãe Terra, e que ajudaria aos dois. Por sinal, ainda diz que se tivessem pedido antes, já o teria feito.

3

O trio, então, fazem uma magia para tentar achar Zatanna e o resto da JLD. No entanto, algo sai errado e algumas ‘magias negras’ infectadas os atacam (algo relacionado a um círculo de ‘estática’ que faz com que retornem a quem as emitiu). O fato é que a Enfermeira Infame consegue uma ‘contra-magia’ e impede que as criaturas ataquem os heróis. Por fim, ainda os salva com um elixir, dado que Pantanoso e Joãozinho foram contaminados pelo veneno emitido pelas criaturas.

4

O fato é que isto inspira Joãozinho a um nova abordagem: decide que precisam combater uma ‘onda de mal’ que fora liberta na Terra quando o Sindicato por aqui apareceu. E esta ‘onda’, chamada de ‘influência maligna’, supostamente é a responsável pela estática que impede aos heróis conjurarem a magia que os fará encontrar os demais membros da Liga perdidos. A esperança é que, ao encontra-los, serão capazes de mandar Ultraman e sua trupe de volta para a Terra 3.

5

Joãozinho, Enfermeira e Verdão, então, entram numa ‘onda’. Bem, mais ou menos. Mergulham na psique coletiva humana onde o mal os espreita. E lá encontram o tal ‘Blight’, a encarnação de todos os males e pecados da humanidade. Apesar da força conjunta dos três, não são páreos para o vilão e acabam sendo salvos no último instante pelo Joãzinho que, imbuído pela vontade de achar Zatanna, conseguiu reunir forças e, junto com os dois, sair do ‘barato’.

6

Fechando. Um breve interlúdio mostra o Aquaman da Terra 3 aparecendo, como se ressurgindo/ressuscitando no fundo do mar, mas desmemoriado e cheio de sangue no zóio.

7

A hq termina com Joãzinho ficando em seu quarto durante doze horas conjurando alguma magia obscura. Ao fim ,descobre que a única forma de salvar a todos e derrotar o Blight é ir atrás daqueles que mais conhecem de pecados…

8

Comecemos pelos rabiscos, cujo lápis foi seguro por Mikel Janin, auxiliado por Cifuentes e Ortego na tinta e Jeromy Cox nas cores. Apesar de uma traço um pouco ‘limpo’ demais para a proposta mais sombria da hq, gostei do resultado final do trabalho. Os artistas conseguiram equilibrar bem o lado obscuro com o ‘brilhante’, com uma riqueza interessante de detalhes, seja no cenário ou na caracterização dos personagens. Apesar da ‘ranzinice’ deste vosso escriba, vale folhear a hq para contemplar as figuras.

O enredo de JM de Matteis sofre por uma ideia preconcebida que possuo acerca do Constantine velho de guerra e isso atrapalha muito uma análise mais isenta. Jamais imaginei vendo-o soltando raios pelas mãos ou compartilhando um mesmo universo que o Superman ou o Batman e realmente acabo sendo mais tendencioso que o habitual.

Tentando desconsiderar isso, a história tem algumas passagens um tanto estranhas, como por exemplo, o quebra pau do Verdão com o Joãozinho e logo depois outro Enfermeira com o mesmo personagem. Algo deveras gratuito e com pouca justificativa mesmo dentro da história. Fora isso, apresentou de forma eficiente a sua proposta, mostrando a linha em que as hqs ‘dark’ da DC irão seguir nesta Forever Evil, deixando de lado o arco principal e partindo para enfrentar o tal Blight. Vale ressaltar que realmente será uma saga paralela, um crossover mesmo, como mostrado ao final da edição.

Surpresa mesmo foi a aparição do Aquaman da Terra 3 (ou seria o dos anos 90 do Peter David?) como um provável protagonista nos ‘dárqui’ arcos futuros, faltando agora as devidas justificativas para a volta e o porque de aparentemente não se lembrar de nada.

Enfim, desconsiderando o meu preconceito inicial, não chega a empolgar, nem tão pouco é uma vergonha alheia total. Dentro do possível, está legível e razoável para uma megassaga dentro de uma megassaga.

Nota Zero para o Constantine da Nova Geração e uns 7,0 para a história em geral.

E a enquete da semana. Vejam aê e votem!

King

Rei-Bruxo de Angmar, líder dos Nazgûl e o mais poderoso dos Nove. Bom, pelo menos isso foi até casar e ter filhos...

  • CKREED REVERSO……não…péra

    uma pergunta aos amigos enxutos,quem é melhor roteirista: johns ou bendis? os dois são os que mais escrevem nas duas editoras e praticamente mandam e desmandam na industria atualmente que ja tava na hora de uma comparação entre eles………e aí?

    • http://bailedosenxutos.com/ King

      Num par ou ímpar para escolher um dos dois para o meu time… Apesar de gostar do Bendis e da forma como constrói seus personagens e diálogos, creio que o Johns é mais eficiente em compor uma história mais complexa & megassagas. Johns, por pontos.

      2013/12/12 Disqus

  • CKREED REVERSO……não…péra

    esse aquabucha tem o nome de aquaman mesmo ou tem outro nome? e ainda não intindi uma coisa,essa saga tem haver com magia ou com tecnologia?

    • http://bailedosenxutos.com/ King

      Magia. Quando o carinhas da Terra 3 aqui aportaram, o tal Mal Encarnado chamado Blight ganhou mais força. Ele é algo que fica no subconsciente de TODOS, TODOS, representando o mal que há em nós. A tal Caixa de Pandora é que é algo tecnológico para abertura do portal… então, nesta saga da LJD, o foco é a magia e uma maneira de derrotar o tal Blight para que possam tirar a tal aura estática que está ao redor do mundo impedindo que usem a magia para localizar os membros da Liga desaparecidos.

      2013/12/11 Disqus

      • CKREED REVERSO……não…péra

        ata agora entendeu,a trinity war parecia ser uma saga mistica mas aí o grid e a atomo relevam que tudo tava acontecendo de forma a permitir a chegada do sindicato e foi essa a minha duvida,até porque no começo desse reset new 52 tava saindo um monte de coisa dando a entender que tudo na DC seria de natureza mistica, mas valeu pelas informations kingola e no aguardo da resenha da liga numero 25

    • http://bailedosenxutos.com/ King

      Em tempo, não mencionaram o nome dele ainda… pelo menos não lembro!

      2013/12/11 Disqus

    • thebraziliankid

      Nome do aquaman reverso é mestro dos mares.

  • Pablo Sarmento

    King, também sou muito fã do Constantine cafajeste e safado, tanto que meu projeto pro T0 é mostrar como o Alan Moore e o Delano tinham uma ideia menos comercial e mais voltada para o misticismo e terror em si. Totalmente diferente do vinha sendo explorado, porém essa pose de fodão do John é espelho da nossa da atual época da cultura pop, onde se tu não saber utilizar raios e ser “cool” não vai chamar atenção, pega series misticas da TV americana e veja se todo mundo não solta raio e tem pose de fodões. Querendo ou não o Hellblazer na vertigo vinha definhando e vendendo cerca de 10000 revistas mês e quando trouxeram para os novos 52 e utilizando como elo de ligação com toda linha Dark eles conseguiram trazer relevância que a muito tempo ele não tinha. Pode não ser a melhor maneira de trabalhar o personagem, mas querendo ou não rendeu frutos pra DC e isso vai fazer manter ele assim por algum tempo.

    • http://bailedosenxutos.com/ King

      O pior de tudo é saber que você está certo e estou ficando velho e ranzinza. Este é o típico caso em que os leitores envelheceram e o personagem não teve uma renovação de seu público, justamente por esta nova geração não curtir o seu estilo.

      Em 10 de dezembro de 2013 16:11, Disqus escreveu:

    • http://mundotoddy.hol.es/ toddy

      Putamerda, escreveu um post no comentário! tá certo!!

  • André Luiz da Silva

    Saiu o trailer de Godzilla

  • Rafael

    porra, esse AquaBucha 3 não tinha morrido quanto o Alfred 3 trouxe a Liga 3 pra terra 1?(auhsduhaduahds) que puta puteiro do caralho!

    • http://bailedosenxutos.com/ King

      Isso. Não explicou o porque, ficando o suspense para as demais edições esclarecerem…

      2013/12/10 Disqus

  • http://xxlucasxx.deviantart.com/ LucasCS

    Esse povo da terra 3 e tão badass

  • Polvo Aranha

    Estranho, achei que Monstro do Pântano tinha ficado em 3º lugar na votação. Bem, que venha a resenha de Liga da Justiça Cômica 3000… ou não…

    • http://bailedosenxutos.com/ King

      Ficou sim. Esta é da semana passada. A do Monstro do Pântano vai ao ar amanhã.

      2013/12/10 Disqus

      • Polvo Aranha

        Justo amanhã, que vou ter que passar o dia sem internet. Leio quinta.

        • http://bailedosenxutos.com/ King

          Sorry. É que além do Monstro, recebi duzentas e trinta e cinco intimações para escrever sobre a Forever Evil…

          2013/12/10 Disqus

          • Polvo Aranha

            Sem falar das de Inumanity que virão…

          • http://bailedosenxutos.com/ King

            Aí depende da votação. Estava em débito com os DCnautas e espero ter sanado a dívida.

            2013/12/10 Disqus

          • Rafael

            sanou sim King, agora já pode dormir em paz!

            e o prelúdio do Sandman, sai logo?

          • http://bailedosenxutos.com/ King

            O Homem Gay ou a DC, não sei ao certo, atrasou o lançamento da edição 2. Seria em dezembro mas foi adiado para…. fevereiro!

            2013/12/10 Disqus

          • Rafael

            PORRA, tava na expectativa pra ver as “figurinhas”

          • CKREED REVERSO……não…péra

            sanou um pouco,ainda queremos saber como ficou a cara do adão negro depois do fatalitiy que levou do ultramano

          • http://bailedosenxutos.com/ King

            Só na For[évis #4 daqui há duas semanas…

            2013/12/11 Disqus

          • CKREED REVERSO……não…péra

            13 dessas intimações foi da minha parte com sertesa

      • Aquaman de BH

        Vencemuzzzz!

  • A Mãe dos Leitores

    Meus pães de mel. Um conhecido está querendo me vender o Mix da Liga Dark da Panini da ed 1 à 10 por R$ 40. Como seria uma coleção que agora teria que começar, vocês acham um bom negócio ou devo guardar meu rico dinheirinho para comprar coxinhas de polenguinho?

    • http://bailedosenxutos.com/ King

      Mãe, as primeiras ediçoes que li (parei na 6 ou 7 não me recordo) não são lá grandes coisas. Mas tem um povo que seguiu a leitura e afirma que o material melhora de qualidade.

      2013/12/10 Disqus

      • A Mãe dos Leitores

        Hmmm. Agora estou na dúvida. Me prometi apenas acompanhar Thunderbolts como mensal, mas se esse mix fosse realmente muito bom eu gostaria de aproveitar a oferta. Bem, acho melhor deixar pra lá e juntar as Dilmas para comprar logo Reino do Amanhã e Transmetropolitan 4 (o que fará um rombo monstruoso em minha bolsa de couro de Jumento Triste). Obrigada pela resposta meu filho. Pegue uma Pitchula na geladeira ao sair ok?

        • http://bailedosenxutos.com/ King

          Sem dúvidas, vosso rico dinheirinho será muito mais bem gasto com o Reino do Amanhã, sem dúvidas.

          Obrigado Mãe, peguei e desta vez fechei a porta da geladeira como a senhora mandou!

          Em 10 de dezembro de 2013 16:15, Disqus escreveu:

          • A Mãe dos Leitores

            Ainda bem, meu copão de abacatada. Da última vez em que você deixou a porta da geladeira aberta filmaram um episódio de Tom e Jerry aqui em casa.

      • Polvo Aranha

        Melhora não, só vale pelo Monstro do Pântano e o Homem Animal… e talvez o Eu, Vampiro, mas só.

        • Rafael

          Eu, Crepúsculo? PORRA GIRINO, NÃO FODE!

          • Pablo Sarmento

            Eu, Vampiro é bem legal. A arte do Sorrentino é muito legal e o enredo melhora muito com o passar do primeiro arco. LJD é fraca até a 8 edição, a partir da entrada do Lemire a coisa melhora um pouco, vira uma leitura agradável. Monstro do Pântano e Homem Animal durante os primeiros 12 números criam um background para Mundo Podre que está ocorrendo agora nas bancas. Em geral Mãe a única revista ruim mesmo o Jesus da DC.

    • Rafael

      Homem Animal e Monstro do Pântano são foda, Liga Dark é mais ou menos e as outras 2 fedem.

      pelos mixes da panini, 2 hqs fodas em 5 vale comprar.

%d blogueiros gostam disto: