Só os Velhos e Fortes sobreviverão

Salve, salve cambada de Enxutos e Enxutetes. Após sufrágio universal, eis que o Velho Logan abiXcoitou (como diria um carioca) uma posiçãozinha top 4 da semana e eis que chegou o momento de ‘sofrer’ a resenha. Não sabe do que se trata? Releia aqui o arco anterior.

RCO001_1468420912

Aos spoilers. Tudo se inicia no futuro, com uma narração em off do Velho Logan, ‘nos’ contando como foi a derrocada dos heróis. Em um dia como outro qualquer, os vilões atacaram de forma repentina e iniciando com a queda do Aero Porta-aviões da SHIELD.

RCO006_1468420912

Corta a cena e estamos no ‘presente’. No tal ‘X-Haven’, onde a Mansão X se encontra no Limbo. Logan está tenso, refletindo sobre os acontecimentos e, como antes, não estar preparado para o que supostamente está por vir. Então, Jean 9vinha aparece e reconforta o Velhaco, afirmando que tudo está diferente daquela realidade e que, conforme prometera a Logan quando de sua entrada nos X-Men, que não permitiria outro alguém dominar sua mente. E aí, manda o Bom Velhinho aguardar pois tem algo mente e precisa se trocar…

Recomendação do Sorg

De Volta ao Futuro, Tonho da Lua é alvejado pelo Elektro e vai para a Terra dos Pés Juntos. No solo encontram-se HulkA, Demo Desafiador e Carrasco (rá, só os Velhos Logan saberão), ainda sem saber do que está acontecendo. Os Vingadores estão dispersos e não há ajuda. Punisheiro azeitona as fuças do Elektro, mas acaba sendo morto pelo Kraven. Atrevido cai pelas mãos da Enchantress (Amora ou Encantor, nunca sei qual tradução usar).

RCO015_1468420912

Presente. 9vinha leva Logan e Cerebra por um ‘road trip’ aos lugares onde os fatos do futuro alternativo se desenrolarão para mostrar ao Velho que não há o que se preocupar, afinal tudo está ok. Ainda. E assim que vão passando pelos lugares, há cortes de cena para o futuro, sempre vinculando uma ação à outra. Assim, por exemplo, vemos como Hank Pym sobe no telhado ou como a informação do ataque chegara a Mansão Xavier por intermédio da Jubileu.

RCO018_1468420912

Por fim, Logan é levado para Madripoor por Jean, onde é levado a encontrar velhos amiches: Hawkeye, Capitão Hydra , Pigmeu e Jubileu. O intuito de Jean é fazê-lo perceber que a realidade é outra e que possui amigos para ajuda-lo. Logo rola uma grande comemoração regada a muita cerva e…. refrigerante.

RCO021_1468420912

A hq termina com o velhaco no terraço do prédio, sozinho refletindo sobre a vida. Jean aparece e troca uma ideia com Logan. Este declara que mesmo sabendo que é outra realidade, o cérebro insiste em não acreditar. Entretanto, tem uma única certeza: na época Jean estava morta e que a certeza de ser outros tempos é ter a 9vinha ali para ajuda-lo. A outrora Fenix é a luz que sempre o iluminou e sabe que não está sozinho para enfrentar os desafios que virão…

RCO023_1468420912

Comecemos as análises pelos rabiscos de Andrea Sorrentino e cores de Marcelo Maiolo. O traço segue a linha das edições anteriores, com riqueza de detalhes nas cenas abertas e abusando de forma positiva dos tons pastéis, dando uma ‘envelhecida’ nos desenhos. A sobreposição das imagens utilizada tem um efeito bacana e ajuda o contexto geral da história. Peca apenas em algumas feições, mas nada que comprometa o trabalho como um todo. Ao fazer uso da composição de quadros para ajudar no enredo, ‘ganha’ este vosso escriba por gostar desta técnica. Muito bom o trabalho.

Em relação ao enredo do Jeff Lemire, notadamente uma edição de transição para compor um background do personagem título. Como não tenho lido as mensais dos X-Men, acaba servindo de elo com o que vem acontecendo no dia a dia dos mutunas. Confesso que não sou muito fã da permanência da 9vinha e dos demais All New na atual linha temporal, mas como o cinema manda nas hqs hoje em dia, só adianta ‘chorar na cama por ser um local quente’ e nos cabe apenas resignar, reclamar (como bom velho) claro, mas tentar curtir o que ainda pode ser ‘curtível’ nas histórias.

Enfim, cumpre o papel, apesar do ritmo mais lento e explicativo. Causa curiosidade por explorar a morte de alguns heróis deste ‘o que aconteceria senão fosse’ que é o futuro do Velho Logan. Independente disso, Lemire faz o que há anos poucos fizeram: faz-me reconhecer o bom e velho ‘Lobão’ de antigamente com esta roupagem ‘velha’. Pena que precisa ser um Wolverine de realidade alternativa… mas como não tem tu, vai tu mesmo. Vale pelo contexto geral da história.

Nota 7,5 de 10

E a votação da semana!

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1