banner snk

Se preparem. Esse post vai ser….gigante.

Olá enxutos!

Há muito tempo não escrevo uma resenha, e agora resolvi lhes trazer algo que nos últimos meses tem feitos os otakus na internet molharem as calcinhas.

Com vocês, Shingeki no Kuojin, ou Attack on Titan!

Shingeki_no_Kyojin_-_Live_Action

O novo mundo

A primeira vez que tive contato com esse manga foi há quase dois anos, em uma importadora dessas da vida. Parecia uma história muito atípica, tendo em vista o traço do desenhista e a temática. Mas me atraiu pela densidade e carga dramática do trabalho. SnK é um daqueles mangas cheios de reviravoltas, onde você não pode ter certo apreço pelos personagens, mesmo que eles sejam interessantes ou cativantes. Logo eles vão morrer…da pior forma possível.

shingeki-no-kyojin-01-titan-meal-time
Mestre Liefeld aprova essa cena…

Vamos ao resumo da ópera:

A história se passa em um futuro não determinado, onde a raça humana foi quase que exterminada pelos misteriosos Titãs, humanoides de estatura descomunal (entre 4, 15 e até 60 metros!) que aparentemente não se interessam por nenhuma forma de vida que não a humana. Somos seu cardápio, puro e simples.

Titans

Não existia força capaz de detê-los, e os sobreviventes resolveram criar grandes muralhas para se proteger, mantendo o resto da civilização dentro delas. O tempo se passou, e depois de alguns anos de paz, as pessoas puderam tentar levar vidas mais tranquilas dentro das muralhas. Mas no ano de 845 da nova era, surgiu um Titã Colossal, o único conhecido, com mais de 60 metros, maior que as muralhas! Junto com ele veio um outro Titã raro, o encouraçado, que conseguiu quebrar as paredes da muralha externa, permitindo o avanço de outros Titãs para as cidades humanas.

gg_Shingeki_no_Kyojin_-_01_0B164A9D.mkv_snapshot_12.34_2013.04.07_15.46.52

Agora com seus espaços cada vez mais limitados, a humanidade recua e tenta desesperadamente enfrentar o ataqude dos Titãs! Essa é a história básica de KnS, nos apresentando três amigos que são os personagens chave da história.

Personna Dramaticae

Eren Jaeger

Eren.Jaeger.full.1479626
Herói e vilão ao mesmo tempo!

Eren era filho de um médico, e tinha uma vida relativamente pacífica nesse mundo caótico. Impulsivo e cabeça quente , tinha como sonho descobrir como era o mundo fora das muralhas. Sonhos estes que acabaram quando seu pai sumiu, e logo em seguida perdeu a mãe, devorada por um Titã durante o ataque do Titã Colossal.  Cinco anos depois Eren se juntou á milícia, para combater titãs e proteger a humanidade, além de querer se juntar a unidade exploradora, e assim continuar a perseguir seu sonho de conhecer o mundo exterior.

Porém esse sonho foi interrompido quando ele na sua primeira missão morreu. (não falei que não era para se apegar a personagens?). Sua morte no entanto foi temporária, pois ele ressurgiu das entranhas do gigante que lhe devorou como um espécie de híbrido de humano/titã, mais forte que os demais da espécie e capaz de manter sua consciência humana. Nessa forma ele conseguiu debelar a invasão da cidade de Trost, e se tornou uma arma secreta dos humanos contra os Titãs. O grande segredo da série se encontra em Eren, pois todo o mistério dos híbridos humano/titã parece residir nele, e em seu passado. Ele carrega consigo uma chave que lhe foi dada por seu pai, e que pode revelar esses mistérios, além de outros que permeiam a série.

Mikasa Ackerman

shingeki-no-kyojin-03_001-mikasa
Única oriental do mundo todo??
Os otaku pirá!

Irmã adotiva de Eren, seus pais foram mortos por bandidos que pretendiam vendê-la e a sua mãe para ricos pervertidos da cidade principal. Mikasa e sua mãe são orientais, e pelo que é mencionado na série, muitas etnias deixaram de existir durante o extermínio imposto pelos Titãs. Após  a morte da mãe, durante o sequestro, ela parece ser a única asiática que existe. Mikasa é quieta e extremamente eficiente, sendo uma das melhores soldados da milicia. Segue Eren cegamente e não nega sua devoção e amor para com ele. Quando criança, foi Eren quem a salvou de ser vendida, lhe mostrando que o mundo é um lugar cruel, e que valores não significam nada perante a lei da sobrevivência. Você tem que lutar para viver, matar para viver.

Armin Arlelt
Nem todo fracote é fersco. Ouviu Shun??
Nem todo fracote é fresco. Ouviu Shun??

Melhor amigo do Eren, sofre de complexos de inferioridade por ser fraco fisicamente e sempre ser salvo por seus amigos. Mas conforme a série se desenvolve, ele se torna cada vez mais eficiente como estrategista e investigador. Para falar a verdade, a maior parte dos grandes mistérios da historia são desvendados por ele, que logo se torna o gênio dentro do grupo, sendo ouvido até mesmo pelos seus superiores. Enquanto Eren é a força bruta, e Mikasa pura habilidade, Armin é a cabeça pensante do trio.

shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-pic1

O manga e o anime

Além desses, existem muitos outros personagens, alguns temporários (porque vão morrer!) e outros mais duradouros. Há muita intriga, mistério e reviravoltas dentro da série, com traições, amores e cenas de dar dó no coração.

Shingeki-no-Kyojin-shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-34654538-2280-1600

SnK é um manga psicologicamente denso e adulto, diferente da maioria dos trabalhos contemporâneos que priorizam apenas as cenas de ação. Hajime Isaima consegue colocar luta, emoção e mistérios em sua trama, em doses bem corretas. Sua arte é suja e irregular, o que casa bastante com a atmosfera do mundo. Um mundo desolado onde humanos são presa, e os Titãs os caçadores. Uma coisa que me chamou a atenção é maneira como os Titãs agem, de forma agressiva e abobalhada, como  se fossem realmente animais. Animais em forma humana. Mesmo assim, é um comportamento cheio de malícia e maldade. A maneira como as pessoas são devoradas traz isso à tona, com cenas de muita angústia. Não sai da minha cabeça que o artista se inspirou no clássico quadro de Goya, que mostra Saturno|Chronos devorando seus filhos.

Cronos-devorando-seus-filhos-Goya
BdE também é arte.

Já o anime foi feito tentando mostrar a mesma atmosfera, mas de forma mais amena. As cenas mais pesadas não foram transcritas para as telas, mas a tensão está ali. Você realmente não sabe quem vai viver e morrer, e fica na esperança de aquela personagem da sua predileção não vire um lanche de repente. Outra coisa importante é a trilha sonora, com momentos de rock e música clássica, que dão um toque magistral a algumas cenas. O cenário da série é quase que um reconstrução do período da Europa do século XIX, com construções que perecem ter saído da Baviera ou Alemanha. Os nomes dos personagens e suas vestimentas também mostram isso. A tecnologia do mundo regrediu bastante quando os Titãs surgiram. Um verdadeiro  pós-apocalipse!

shingeki-no-kyojin-ch18p251

O sucesso do manga/anime já virou febre, com muitos memes e fanarts pela rede. E a Panini já anunciou que vai publica-lo em terras tupiniquins. No total temos 11 volumes lançados no Japão, e 24 capítulos do anime, com duas temporadas. Muitos mistérios ficaram no ar, e ainda não foram resolvidos. Quem são os Titãs realmente? De onde vieram? Como surgiram os híbridos?

Attack on titan [animefullfights.com]
Essa imagem..é um puta spoiler!

Considerações finais

Como obra, SnK tem um quê de originalidade que raramente se vê nos mangas. A carga dramática também é algo excelente, pois adiciona novos elementos a série e justifica certos exageros. O mundo desolado, onde os homens são caçados e devorados servem de crítica a maneira como tratamos as outras espécies. O que nós somos nessa terra? Presas ou predadores? A questão da escolha também é algo presente. Todos temos o destino nas nossas mãos, então qual é a melhor coisa á se fazer com ele? Lutar mesmo que à sombra da derrota, ou se esconder e rezar para que nada quebre as muralhas?

Depende de cada um escolher…

Nota? dou um 9,0 sem medo!

 E vou ali…

 

  • Pingback: Especial: Desvendando o sucesso de Ataque dos Titãs | Anime Pró()

  • Cofre do Ultra Casamenteiro

    Acabei de comprar o Mangá da Panini. E sobre a ibagem… FILHOS DA PUTA!

  • Acabei de comprar o Mangá da Panini. E sobre a ibagem… FILHOS DA PUTA!

  • Vejo que eu tenho muito a aprender, o post que você fez é muito bom e divertido.

  • Vejo que eu tenho muito a aprender, o post que você fez é muito bom e divertido.

  • Vdomiciano

    A história é uma das mais perturbadoras dos ultimos anos, como disse um suspiro de originalidade dos animes – a tensão é tanta e como qualquer um pode morrer até foi apelidado de Game of Thrones japonês.

    Um anime que me lembrou e tem temática semelhante é Claymore: em que a humanidade é vitima dos Youmas, monstros que devoram viceras humanas e as unicas capazes de enfrentá-los são as Claymores – mulheres com partes do corpo de Youmas que tem força e velocidade sobrehumanas. Elas só destroem eles após a cidade fazer um pagamento extorsivo para a Organização.

    A arte do mangá é sombria e com tensão a todo momento, pois sempre as Claymores são mais fracas que os monstros mais fortes, os Despertados – fora as brigas politicas e interesses humanos por trás disso tudo.

    Mas o turnover é que se uma Claymore se esforçar demais na batalha e ela perder o controle pode se tornar uma despertada: Youmas com poderes colossais, tanto que quando uma está prestes a despertar uma outra Claymore tem que matá-la. E sim, já tiveram Claymores homens, só que os resultados foram desastrosos – mais disso é spoiler pesado do plot.

  • Victor Domiciano

    A história é uma das mais perturbadoras dos ultimos anos, como disse um suspiro de originalidade dos animes – a tensão é tanta e como qualquer um pode morrer até foi apelidado de Game of Thrones japonês.

    Um anime que me lembrou e tem temática semelhante é Claymore: em que a humanidade é vitima dos Youmas, monstros que devoram viceras humanas e as unicas capazes de enfrentá-los são as Claymores – mulheres com partes do corpo de Youmas que tem força e velocidade sobrehumanas. Elas só destroem eles após a cidade fazer um pagamento extorsivo para a Organização.

    A arte do mangá é sombria e com tensão a todo momento, pois sempre as Claymores são mais fracas que os monstros mais fortes, os Despertados – fora as brigas politicas e interesses humanos por trás disso tudo.

    Mas o turnover é que se uma Claymore se esforçar demais na batalha e ela perder o controle pode se tornar uma despertada: Youmas com poderes colossais, tanto que quando uma está prestes a despertar uma outra Claymore tem que matá-la. E sim, já tiveram Claymores homens, só que os resultados foram desastrosos – mais disso é spoiler pesado do plot.

  • O gráfico do anime é bem mais “agradável” do que o do mangá. Eu particularmente gosto do estilo do mangá, mas acho que a galera do anime tentou deixar um gráfico mais limpo e menos estilizado.

    Alguns dos titãs do mangá me dão um frio na epinha… Sei lá, é como você apontou, Eunuco: me lembra muito essas imagens do Goya.

    Parei no chapter 39 do mangá. To deixando juntar novamente.

  • O gráfico do anime é bem mais “agradável” do que o do mangá. Eu particularmente gosto do estilo do mangá, mas acho que a galera do anime tentou deixar um gráfico mais limpo e menos estilizado.

    Alguns dos titãs do mangá me dão um frio na epinha… Sei lá, é como você apontou, Eunuco: me lembra muito essas imagens do Goya.

    Parei no chapter 39 do mangá. To deixando juntar novamente.

  • Puluko

    E sim, eu sou um verme: leio Naruto e Bleach. E até que o Naruto saiu daquele LIMBO chato que estava? Finalmente pegou “no tranco” de novo…

    • naruto tá quase acabando, vc ta falando do anime ou manga? Pois matou o tobi ali, e depois o madara e já era. Num dou 1 ano.

  • Puluko

    E sim, eu sou um verme: leio Naruto e Bleach. E até que o Naruto saiu daquele LIMBO chato que estava? Finalmente pegou “no tranco” de novo…

  • Puluko

    Cara, eu acompanho o mangá faz um bom tempo… Pra quem estiver interessado, essa é minha importadora: http://www.thespectrum.net/manga_scans/?preview=manga_Shingeki-no-Kyojin
    E é MUITO FODA! E alguns segredos estão sendo revelados pouco a pouco…

  • Puluko

    Cara, eu acompanho o mangá faz um bom tempo… Pra quem estiver interessado, essa é minha importadora: http://www.thespectrum.net/manga_scans/?preview=manga_Shingeki-no-Kyojin
    E é MUITO FODA! E alguns segredos estão sendo revelados pouco a pouco…

  • John__McClane

    A penúltima imagem me lembrou Berserk.

  • John__McClane

    A penúltima imagem me lembrou Berserk.

  • Jotavê

    Eu vi falar muito bem disso uns meses atrás depois esqueci completamente, vou procurar agora, e tomara que não vire um Bleach/Naruto da vida.

  • Ultra Pessimista

    Eu vi falar muito bem disso uns meses atrás depois esqueci completamente, vou procurar agora, e tomara que não vire um Bleach/Naruto da vida.

  • Bob_Balburdia

    Bom post.
    Gostei de snk porque é uma das poucas coisas realmente originais em termos de anime nos últimos tempos.
    E também gostei do metal farofa que toca na abertura.

  • Bob Balburdia

    Bom post.
    Gostei de snk porque é uma das poucas coisas realmente originais em termos de anime nos últimos tempos.
    E também gostei do metal farofa que toca na abertura.

  • Sávio Morais Cristofoletti

    Mano Felipe, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

    Bem, abraços e até mais então!

  • Sávio Morais Cristofoletti

    Mano Felipe, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

    Bem, abraços e até mais então!

  • Putz, não conhecia esse, muito bom Eunuco!!!

  • Putz, não conhecia esse, muito bom Eunuco!!!

  • Rafael Corrêa

    esse animé/mangá parece bem foda, mas prometi a minha mesmo que não ia consumir mais nada que viesse do japão, pq depois fica igual a Naruto, não acaba nunca e eu não consigo parar de ler/assistir

    • leia Monster então, melhor que muitas coisas da Vertigo, na mesma linha, simplesmente incrível. E não é um shonen. Porque é foda vc criticar um shonen por virar um shonen, pk no fim das contas ele não deixa de ser o que é.

      Um time, tal, que supera tudo.

  • Rafael

    esse animé/mangá parece bem foda, mas prometi a minha mesmo que não ia consumir mais nada que viesse do japão, pq depois fica igual a Naruto, não acaba nunca e eu não consigo parar de ler/assistir

    • leia Monster então, melhor que muitas coisas da Vertigo, na mesma linha, simplesmente incrível. E não é um shonen. Porque é foda vc criticar um shonen por virar um shonen, pk no fim das contas ele não deixa de ser o que é.

      Um time, tal, que supera tudo.

  • RD

    Cara, faz tempo que eu tenho me afastado dos animes e mangas por conta dos nonsenses e infantilidades frequentes. Larguei Naruto de mão há muito tempo, antes mesmo da saga onde eles são mais adultos. Mantenho a leitura de Bleach por ser um verme, e o último anime que eu curti de verdade foi Code Geass.

    Confesso que está me dando vontade de conferir essa merda dos gigantes aí, mas cabem algumas considerações:

    “Como obra, SnK tem um quê de originalidade que raramente se vê nos mangas. ”

    “Sua morte no entanto foi temporária, pois ele ressurgiu das entranhas do gigante que lhe devorou como um espécie de híbrido de humano/titã, mais forte que os demais da espécie e capaz de manter sua consciência humana.”
    PORRA! Isso é clichê! Humano jovem metido a fodão com crises familiares tem poder inexplicável por causa de um passado misterioso que envolve seus pais. Não importa a forma que isso tome, é marca registrada em 90% dos mangás de ação.

    Isso desanima. A história precisava mesmo dos híbridos? Não seria muito mais maduro e mindfucking mostrar a raça humana perdendo seu posto no topo da cadeia alimentar para criaturas inexplicáveis e o desespero que isso significa? Mostrar a humanidade tendo que se virar como uma raça nômade tendo que se virar pra escapar de uma ameaça que ela sabe que, mais cedo ou mais tarde, vai pegá-la. É algo como os zumbis em walking dead saca? Mas numa escala bem maior (sacou? hãn?) e não batida.

    Imagine a merda que seria Walking Dead se o Carl fosse mordido por um zumbi e virasse um híbrido humano zumbí que tem habilidades fodonas mas que precisa comer carne humana.

    no mais: “Essa imagem..é um puta spoiler!”
    Auahuehuahahhauahua filho da puta!

    • Egon – Cangaceiro Fantasma

      leia algo Seinen, são os unicos que me fazem ter esperança nos gibizinhos niponicos

      • RD

        Seinen que porra é essa.

        • OeunucO

          Nensei…

        • Egon – Cangaceiro Fantasma

          é tipo a vertigo japonga é o unico genero que não me faz largar mangás de vez

    • Anubis_Necromancer

      Leia 20th Century Boys.
      Lá a coisa é mais realista.

    • OeunucO

      Huahaahah. Tbm fiquei putaço quando achei ela!

    • Jotavê

      Também larguei faz tempo, não e de hoje que Naruto virou o Crepúsculo dos animes/manga, virou coisa de menininha.

    • Seria cara, achei essa história híbrido ruim. Mas depois os híbridos começaram a lutar MMA e foi lega, heheh. E hj está começando a descanbar, vamos ver a pegada. Mas olha, o terror psicológico, o medo, aquela tensão ainda continua.
      O manga tem que ser visto como um todo, pois o naruto mesmo como vc falou, começou perfeito e hoje é um lixo contrariando tudo que foi dito no começo (naruto falava pro meji que se a pessoa se esforçasse seria forte, mentira, forte é para quem tava destinado mesmo, esforço nunca fará alguém ser hokage).
      No último capítulo, SPOILER – o capitão quase morreu, cara, foi demais, e as bostas dos traidores pedindo para vencer, foi muito bom, mas tá quase virando um desenho de meca o manga, então veremos o futuro, para ver se o cara vai cagar na obra ou não.

      Mas anime bons, temos one piece, que é infantil, mas muito coerente, e o bom e velho hajime no ippo. Que a 10 anos mostra a história de Makunochi, o melhor manga que os brasileiros não leem. E monster também.

    • Raioni Chaves

      brother se o eren não fosse um titã attack on titan seria só um tipo de the walking dead ele ser um titã é o que faz attack on titan ser diferente de tudo se não conferiu ainda confira você não vai se arrepender um abraço…

  • Cara, faz tempo que eu tenho me afastado dos animes e mangas por conta dos nonsenses e infantilidades frequentes. Larguei Naruto de mão há muito tempo, antes mesmo da saga onde eles são mais adultos. Mantenho a leitura de Bleach por ser um verme, e o último anime que eu curti de verdade foi Code Geass.

    Confesso que está me dando vontade de conferir essa merda dos gigantes aí, mas cabem algumas considerações:

    “Como obra, SnK tem um quê de originalidade que raramente se vê nos mangas. ”

    “Sua morte no entanto foi temporária, pois ele ressurgiu das entranhas do gigante que lhe devorou como um espécie de híbrido de humano/titã, mais forte que os demais da espécie e capaz de manter sua consciência humana.”
    PORRA! Isso é clichê! Humano jovem metido a fodão com crises familiares tem poder inexplicável por causa de um passado misterioso que envolve seus pais. Não importa a forma que isso tome, é marca registrada em 90% dos mangás de ação.

    Isso desanima. A história precisava mesmo dos híbridos? Não seria muito mais maduro e mindfucking mostrar a raça humana perdendo seu posto no topo da cadeia alimentar para criaturas inexplicáveis e o desespero que isso significa? Mostrar a humanidade tendo que se virar como uma raça nômade tendo que se virar pra escapar de uma ameaça que ela sabe que, mais cedo ou mais tarde, vai pegá-la. É algo como os zumbis em walking dead saca? Mas numa escala bem maior (sacou? hãn?) e não batida.

    Imagine a merda que seria Walking Dead se o Carl fosse mordido por um zumbi e virasse um híbrido humano zumbí que tem habilidades fodonas mas que precisa comer carne humana.

    no mais: “Essa imagem..é um puta spoiler!”
    Auahuehuahahhauahua filho da puta!

    • leia algo Seinen, são os unicos que me fazem ter esperança nos gibizinhos niponicos

    • Anubis_Necromancer

      Leia 20th Century Boys.
      Lá a coisa é mais realista.

    • Dr. Eunuco

      Huahaahah. Tbm fiquei putaço quando achei ela!

    • Ultra Pessimista

      Também larguei faz tempo, não e de hoje que Naruto virou o Crepúsculo dos animes/manga, virou coisa de menininha.

    • Seria cara, achei essa história híbrido ruim. Mas depois os híbridos começaram a lutar MMA e foi lega, heheh. E hj está começando a descanbar, vamos ver a pegada. Mas olha, o terror psicológico, o medo, aquela tensão ainda continua.
      O manga tem que ser visto como um todo, pois o naruto mesmo como vc falou, começou perfeito e hoje é um lixo contrariando tudo que foi dito no começo (naruto falava pro meji que se a pessoa se esforçasse seria forte, mentira, forte é para quem tava destinado mesmo, esforço nunca fará alguém ser hokage).
      No último capítulo, SPOILER – o capitão quase morreu, cara, foi demais, e as bostas dos traidores pedindo para vencer, foi muito bom, mas tá quase virando um desenho de meca o manga, então veremos o futuro, para ver se o cara vai cagar na obra ou não.

      Mas anime bons, temos one piece, que é infantil, mas muito coerente, e o bom e velho hajime no ippo. Que a 10 anos mostra a história de Makunochi, o melhor manga que os brasileiros não leem. E monster também.

    • Sarada

      brother se o eren não fosse um titã attack on titan seria só um tipo de the walking dead ele ser um titã é o que faz attack on titan ser diferente de tudo se não conferiu ainda confira você não vai se arrepender um abraço…

  • Dr. Estranho Amor

    eeeeeeeeeeeeeeeee eu numgosto, num gosto

    prox ano estreia a segunda e terceira temporada de Jojo’s Bizarre Adventure

  • Duo Bogard Brando

    eeeeeeeeeeeeeeeee eu numgosto, num gosto

    prox ano estreia a segunda e terceira temporada de Jojo’s Bizarre Adventure

  • Anubis_Necromancer

    Eren tem um que de Eva-01…
    Ainda mais quando ele pira e sai destroçando legal os outros titãs.

  • Anubis_Necromancer

    Eren tem um que de Eva-01…
    Ainda mais quando ele pira e sai destroçando legal os outros titãs.

  • O_Comentarista

    Tá todo mundo falando desde mangá. Até vai sair um jogo para 3DS.

    Quando sair nas bancas eu compro.

  • O_Comentarista

    Tá todo mundo falando desde mangá. Até vai sair um jogo para 3DS.

    Quando sair nas bancas eu compro.

  • “Se preparem. Esse post vai ser….gigante.”

    “Pega o contrato logo, antes que a Zorra pegue ele” – Cazalbé

    Mas e o post sobre Naruto que até hoje não saiu?Hahaha!Ou saiu e eu não vi?

    • Anubis_Necromancer

      Acho que só depois do meu imagepost sobre futanarismo…

    • OeunucO

      Tava na agulha para sair…aí a UOL perdeu nosso acervo..
      Aí me imputeci!

    • O post de naruto, tem que ser tipo assim, como um grande manga vira uma merda se contradizendo!!! E as semelhanças com Hunter x Hunter(1998). Naruto (1999).

  • “Se preparem. Esse post vai ser….gigante.”

    “Pega o contrato logo, antes que a Zorra pegue ele” – Cazalbé

    Mas e o post sobre Naruto que até hoje não saiu?Hahaha!Ou saiu e eu não vi?

    • Anubis_Necromancer

      Acho que só depois do meu imagepost sobre futanarismo…

    • Dr. Eunuco

      Tava na agulha para sair…aí a UOL perdeu nosso acervo..
      Aí me imputeci!

    • O post de naruto, tem que ser tipo assim, como um grande manga vira uma merda se contradizendo!!! E as semelhanças com Hunter x Hunter(1998). Naruto (1999).

  • ótimo poste.
    Já tinha lido aqui no bde em algum poste do leitor e fiquei muito a fim de acompanhar.
    Bom saber que o autor já tem um número certo de publicação para terminar.
    Depois da merda de Gantz, só acompanho mangá que ou já terminaram ou tem fim previsto.

    • Felipe P. Silveira

      Já viu o filme de Gantz? Esses tempos tava passando na HBO, mas só vi um pedaço, parecia bem feito!

      • não, assisti uma meia hora e achei toscão.
        A guria é gatinha mas o alien boladão do primeiro arco achei uma merda e os efeitos no geral outra merda.

    • Egon – Cangaceiro Fantasma

      [2] com excessão de que não foi Gantz o responsavel pela minha escolha, alias nunca crio coragem de voltar a ler mesmo agora que terminou

      • [2].
        Cara, o Evandro já me contou a parada até o fim então tô cagando praquilo tudo.
        Tô mais preocupado em arrumar tempo pra continuar a ler Berserk.

    • Anubis_Necromancer

      Final de Gantz foi uma merda…
      Por isso as outras ‘obras longevas’demoram para finalizar pq os caras enrolam pra caramba…

      • gantz já tava uma merda quando apareceu o alien baixinho, branco com asas que luta kung fu e aquele caipira que sai do cu do mundo e vai pra tokyo procurar o cara mais forte.

        2013/11/4 Disqus

        • Anubis_Necromancer

          Tenso… dropei ele no volume 4 e só fui voltar no final pra ver como aquilo termina.
          E termina de maneira porca.
          Até Ben10 Ultimate Alien terminou melhor que aquilo!

        • RD

          Eu cometi o erro confiar nessa porra. Foi uma das desandadas mais felas da puta que já ví.

          • ah, o autor não tinha foco nem planejamento nenhuma pra essa merda, só uma ideia geral sobre ela.

            2013/11/4 Disqus

      • OeunucO

        Final de Gantz=final de Lost

    • Foi eu que fiz, mas ainda não peguei a manha pra escrever de um jeito divertido o suficiente.

  • ótimo poste.
    Já tinha lido aqui no bde em algum poste do leitor e fiquei muito a fim de acompanhar.
    Bom saber que o autor já tem um número certo de publicação para terminar.
    Depois da merda de Gantz, só acompanho mangá que ou já terminaram ou tem fim previsto.

    • Felipe P. Silveira

      Já viu o filme de Gantz? Esses tempos tava passando na HBO, mas só vi um pedaço, parecia bem feito!

      • não, assisti uma meia hora e achei toscão.
        A guria é gatinha mas o alien boladão do primeiro arco achei uma merda e os efeitos no geral outra merda.

    • [2] com excessão de que não foi Gantz o responsavel pela minha escolha, alias nunca crio coragem de voltar a ler mesmo agora que terminou

      • [2].
        Cara, o Evandro já me contou a parada até o fim então tô cagando praquilo tudo.
        Tô mais preocupado em arrumar tempo pra continuar a ler Berserk.

    • Anubis_Necromancer

      Final de Gantz foi uma merda…
      Por isso as outras ‘obras longevas’demoram para finalizar pq os caras enrolam pra caramba…

      • gantz já tava uma merda quando apareceu o alien baixinho, branco com asas que luta kung fu e aquele caipira que sai do cu do mundo e vai pra tokyo procurar o cara mais forte.

        2013/11/4 Disqus

        • Anubis_Necromancer

          Tenso… dropei ele no volume 4 e só fui voltar no final pra ver como aquilo termina.
          E termina de maneira porca.
          Até Ben10 Ultimate Alien terminou melhor que aquilo!

        • Eu cometi o erro confiar nessa porra. Foi uma das desandadas mais felas da puta que já ví.

          • ah, o autor não tinha foco nem planejamento nenhuma pra essa merda, só uma ideia geral sobre ela.

            2013/11/4 Disqus

      • Dr. Eunuco

        Final de Gantz=final de Lost

    • Foi eu que fiz, mas ainda não peguei a manha pra escrever de um jeito divertido o suficiente.

  • Girino Gomes

    Meu irmão viciado em anime e outras coisas de japa chamado Leonardo (seria só coincidência… ?) tentou me viciar nesse negócio, mas não deu certo. Não da pra levar muito a sério caras que tem que apontar as girombas pra onde vão lançar os cabos.

    4.bp.blogspot.com/-_6jDzC9Z6nU/TeA-4CmFNjI/AAAAAAAAB0w/mA363UFnilE/s400/Iron%2BCable%2Bgaleriapsd.jpg

  • Felipe P. Silveira

    Torrent?

  • Eu vou deixar aqui também umas considerações por ser fã também.
    Foi eleito se não me engano, e não quero pesquisar, o melhor(ou revelação) manga de 2011, não me recordo bem. E o anime ganhou um prêmio esse ano.

    O manga é melhor, como já foi dito, tem que ler ele. O anime parou para dar tempo para o manga distanciar.

    Era para sair na shonnem (naruto, one piece, toriko, bleach) mas os caras acharam pesado para o público deles.
    Ele é a 10 publicação no japão em 2012 se não me engano.

    Resumindo é muito bom, é um sucesso, é adulto, por enquanto não descambou ainda, mas tá quase viu se a coisa não se desenrolar. E o autor falou que o manga irá terminar no volume 20 se nada acontecer. Hoje tá no 11. Então vai ter muita morte ai, mas tem que acelerar mais.

    • Isso é foda, cara.O manga é muito enrolado se você levar em conta que é mensal.Tem muita coisa pra revelar e muita coisa pra acontecer ainda.

  • Polvo Aranha

    Meu irmão viciado em anime e outras coisas de japa chamado Leonardo (seria só coincidência… ?) tentou me viciar nesse negócio, mas não deu certo. Não da pra levar muito a sério caras que tem que apontar as girombas pra onde vão lançar os cabos.

    4.bp.blogspot.com/-_6jDzC9Z6nU/TeA-4CmFNjI/AAAAAAAAB0w/mA363UFnilE/s400/Iron%2BCable%2Bgaleriapsd.jpg

  • Felipe P. Silveira

    Torrent?

  • Eu vou deixar aqui também umas considerações por ser fã também.
    Foi eleito se não me engano, e não quero pesquisar, o melhor(ou revelação) manga de 2011, não me recordo bem. E o anime ganhou um prêmio esse ano.

    O manga é melhor, como já foi dito, tem que ler ele. O anime parou para dar tempo para o manga distanciar.

    Era para sair na shonnem (naruto, one piece, toriko, bleach) mas os caras acharam pesado para o público deles.
    Ele é a 10 publicação no japão em 2012 se não me engano.

    Resumindo é muito bom, é um sucesso, é adulto, por enquanto não descambou ainda, mas tá quase viu se a coisa não se desenrolar. E o autor falou que o manga irá terminar no volume 20 se nada acontecer. Hoje tá no 11. Então vai ter muita morte ai, mas tem que acelerar mais.

    • Isso é foda, cara.O manga é muito enrolado se você levar em conta que é mensal.Tem muita coisa pra revelar e muita coisa pra acontecer ainda.

  • A Mãe dos Leitores

    Eu ví a série até depois da transformação do principal em Titã (no caso a segunda vez, quando tudo é um amontoado de ossos e fumaça). Até alí eu gostei muito. Só parei pq não consigo mais acompanhar animes (apesar de já saber muitos dos spoilers da série graças a conversas com outras pessoas). Algum dia voltarei a assistir, meu bucado.

  • Clemilda -Talco no salão

    Mangás até que são bacanas

    Animes são umas merdas com aqueles cacoetes de japa

    • Girino Gomes

      Leonardo ficará bolado.

      • OeunucO

        Não tanto quanto se vc virar pra ele e falar que Pokemon é uma merda!

        • Girino Gomes

          Podem me convidar pro podcast só pra eu falar isso.

  • A Mãe dos Leitores

    Eu ví a série até depois da transformação do principal em Titã (no caso a segunda vez, quando tudo é um amontoado de ossos e fumaça). Até alí eu gostei muito. Só parei pq não consigo mais acompanhar animes (apesar de já saber muitos dos spoilers da série graças a conversas com outras pessoas). Algum dia voltarei a assistir, meu bucado.

  • Clemilda -Talco no salão

    Mangás até que são bacanas

    Animes são umas merdas com aqueles cacoetes de japa

    • Polvo Aranha

      Leonardo ficará bolado.

      • Dr. Eunuco

        Não tanto quanto se vc virar pra ele e falar que Pokemon é uma merda!

        • Polvo Aranha

          Podem me convidar pro podcast só pra eu falar isso.