banner snk

Se preparem. Esse post vai ser….gigante.

Olá enxutos!

Há muito tempo não escrevo uma resenha, e agora resolvi lhes trazer algo que nos últimos meses tem feitos os otakus na internet molharem as calcinhas.

Com vocês, Shingeki no Kuojin, ou Attack on Titan!

Shingeki_no_Kyojin_-_Live_Action

O novo mundo

A primeira vez que tive contato com esse manga foi há quase dois anos, em uma importadora dessas da vida. Parecia uma história muito atípica, tendo em vista o traço do desenhista e a temática. Mas me atraiu pela densidade e carga dramática do trabalho. SnK é um daqueles mangas cheios de reviravoltas, onde você não pode ter certo apreço pelos personagens, mesmo que eles sejam interessantes ou cativantes. Logo eles vão morrer…da pior forma possível.

shingeki-no-kyojin-01-titan-meal-time
Mestre Liefeld aprova essa cena…

Vamos ao resumo da ópera:

A história se passa em um futuro não determinado, onde a raça humana foi quase que exterminada pelos misteriosos Titãs, humanoides de estatura descomunal (entre 4, 15 e até 60 metros!) que aparentemente não se interessam por nenhuma forma de vida que não a humana. Somos seu cardápio, puro e simples.

Titans

Não existia força capaz de detê-los, e os sobreviventes resolveram criar grandes muralhas para se proteger, mantendo o resto da civilização dentro delas. O tempo se passou, e depois de alguns anos de paz, as pessoas puderam tentar levar vidas mais tranquilas dentro das muralhas. Mas no ano de 845 da nova era, surgiu um Titã Colossal, o único conhecido, com mais de 60 metros, maior que as muralhas! Junto com ele veio um outro Titã raro, o encouraçado, que conseguiu quebrar as paredes da muralha externa, permitindo o avanço de outros Titãs para as cidades humanas.

gg_Shingeki_no_Kyojin_-_01_0B164A9D.mkv_snapshot_12.34_2013.04.07_15.46.52

Agora com seus espaços cada vez mais limitados, a humanidade recua e tenta desesperadamente enfrentar o ataqude dos Titãs! Essa é a história básica de KnS, nos apresentando três amigos que são os personagens chave da história.

Personna Dramaticae

Eren Jaeger

Eren.Jaeger.full.1479626
Herói e vilão ao mesmo tempo!

Eren era filho de um médico, e tinha uma vida relativamente pacífica nesse mundo caótico. Impulsivo e cabeça quente , tinha como sonho descobrir como era o mundo fora das muralhas. Sonhos estes que acabaram quando seu pai sumiu, e logo em seguida perdeu a mãe, devorada por um Titã durante o ataque do Titã Colossal.  Cinco anos depois Eren se juntou á milícia, para combater titãs e proteger a humanidade, além de querer se juntar a unidade exploradora, e assim continuar a perseguir seu sonho de conhecer o mundo exterior.

Porém esse sonho foi interrompido quando ele na sua primeira missão morreu. (não falei que não era para se apegar a personagens?). Sua morte no entanto foi temporária, pois ele ressurgiu das entranhas do gigante que lhe devorou como um espécie de híbrido de humano/titã, mais forte que os demais da espécie e capaz de manter sua consciência humana. Nessa forma ele conseguiu debelar a invasão da cidade de Trost, e se tornou uma arma secreta dos humanos contra os Titãs. O grande segredo da série se encontra em Eren, pois todo o mistério dos híbridos humano/titã parece residir nele, e em seu passado. Ele carrega consigo uma chave que lhe foi dada por seu pai, e que pode revelar esses mistérios, além de outros que permeiam a série.

Mikasa Ackerman

shingeki-no-kyojin-03_001-mikasa
Única oriental do mundo todo??
Os otaku pirá!

Irmã adotiva de Eren, seus pais foram mortos por bandidos que pretendiam vendê-la e a sua mãe para ricos pervertidos da cidade principal. Mikasa e sua mãe são orientais, e pelo que é mencionado na série, muitas etnias deixaram de existir durante o extermínio imposto pelos Titãs. Após  a morte da mãe, durante o sequestro, ela parece ser a única asiática que existe. Mikasa é quieta e extremamente eficiente, sendo uma das melhores soldados da milicia. Segue Eren cegamente e não nega sua devoção e amor para com ele. Quando criança, foi Eren quem a salvou de ser vendida, lhe mostrando que o mundo é um lugar cruel, e que valores não significam nada perante a lei da sobrevivência. Você tem que lutar para viver, matar para viver.

Armin Arlelt
Nem todo fracote é fersco. Ouviu Shun??
Nem todo fracote é fresco. Ouviu Shun??

Melhor amigo do Eren, sofre de complexos de inferioridade por ser fraco fisicamente e sempre ser salvo por seus amigos. Mas conforme a série se desenvolve, ele se torna cada vez mais eficiente como estrategista e investigador. Para falar a verdade, a maior parte dos grandes mistérios da historia são desvendados por ele, que logo se torna o gênio dentro do grupo, sendo ouvido até mesmo pelos seus superiores. Enquanto Eren é a força bruta, e Mikasa pura habilidade, Armin é a cabeça pensante do trio.

shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-pic1

O manga e o anime

Além desses, existem muitos outros personagens, alguns temporários (porque vão morrer!) e outros mais duradouros. Há muita intriga, mistério e reviravoltas dentro da série, com traições, amores e cenas de dar dó no coração.

Shingeki-no-Kyojin-shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-34654538-2280-1600

SnK é um manga psicologicamente denso e adulto, diferente da maioria dos trabalhos contemporâneos que priorizam apenas as cenas de ação. Hajime Isaima consegue colocar luta, emoção e mistérios em sua trama, em doses bem corretas. Sua arte é suja e irregular, o que casa bastante com a atmosfera do mundo. Um mundo desolado onde humanos são presa, e os Titãs os caçadores. Uma coisa que me chamou a atenção é maneira como os Titãs agem, de forma agressiva e abobalhada, como  se fossem realmente animais. Animais em forma humana. Mesmo assim, é um comportamento cheio de malícia e maldade. A maneira como as pessoas são devoradas traz isso à tona, com cenas de muita angústia. Não sai da minha cabeça que o artista se inspirou no clássico quadro de Goya, que mostra Saturno|Chronos devorando seus filhos.

Cronos-devorando-seus-filhos-Goya
BdE também é arte.

Já o anime foi feito tentando mostrar a mesma atmosfera, mas de forma mais amena. As cenas mais pesadas não foram transcritas para as telas, mas a tensão está ali. Você realmente não sabe quem vai viver e morrer, e fica na esperança de aquela personagem da sua predileção não vire um lanche de repente. Outra coisa importante é a trilha sonora, com momentos de rock e música clássica, que dão um toque magistral a algumas cenas. O cenário da série é quase que um reconstrução do período da Europa do século XIX, com construções que perecem ter saído da Baviera ou Alemanha. Os nomes dos personagens e suas vestimentas também mostram isso. A tecnologia do mundo regrediu bastante quando os Titãs surgiram. Um verdadeiro  pós-apocalipse!

shingeki-no-kyojin-ch18p251

O sucesso do manga/anime já virou febre, com muitos memes e fanarts pela rede. E a Panini já anunciou que vai publica-lo em terras tupiniquins. No total temos 11 volumes lançados no Japão, e 24 capítulos do anime, com duas temporadas. Muitos mistérios ficaram no ar, e ainda não foram resolvidos. Quem são os Titãs realmente? De onde vieram? Como surgiram os híbridos?

Attack on titan [animefullfights.com]
Essa imagem..é um puta spoiler!

Considerações finais

Como obra, SnK tem um quê de originalidade que raramente se vê nos mangas. A carga dramática também é algo excelente, pois adiciona novos elementos a série e justifica certos exageros. O mundo desolado, onde os homens são caçados e devorados servem de crítica a maneira como tratamos as outras espécies. O que nós somos nessa terra? Presas ou predadores? A questão da escolha também é algo presente. Todos temos o destino nas nossas mãos, então qual é a melhor coisa á se fazer com ele? Lutar mesmo que à sombra da derrota, ou se esconder e rezar para que nada quebre as muralhas?

Depende de cada um escolher…

Nota? dou um 9,0 sem medo!

 E vou ali…

 

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1