Em 2006 fomos apresentados para a nova cara do agente favorito da rainha britânica. Daniel Craig fora o sexto ator escolhido para interpretar o espião com licença para matar e, esse ano, o ciclo (aparentemente) se encerra com Spectre.

Spectre é o quarto filme com o ator no papel e segundo sob a direção de Sam Mendes. Aqui, acompanhamos Bond, James Bond seguindo pistas deixada pela finada M (Judi Dench) sobre uma organização xinistra e du mau, manú. O contexto de Spectre apresentado nesse filme faz parte do background da vida pessoal do espião apresentado em Skyfall, envolvendo sua família adotiva e por isso, ele desobedece as ordens do novo M (Ralf Fiennes) e parte em uma caçada de um homem só. Paralelo a isso, M está em meio a uma disputa política com C (Andrew Scott) que tem intenção de agregar o MI6 a um novo esquema de vigilância e, por conseguinte, encerrar o programa 00.SITE_POSTER-1000x640

Dito isso, vamos ao mimimi: Spectre é o encerramento de um ciclo um tanto quanto irregular na história de 007 para esse que vós escreve. Não que eu seja fanboy da franquia mas sempre acompanhei com um pouco mais de atenção por conta de minha querida mamãe que sempre gostou das aventuras do espião da rainha. A nova roupagem de James Bond começou muito bem com o ótimo Casino Royale, desandou com o péssimo Quantum of Solace, recuperou o fôlego com o razoável Skyfall e encerra de forma um tanto quanto medíocre. A saber:

  • Todo o drama envolvendo a família / passado de James Bond (para mim) é completamente desnecessário e enfadonho. Perde-se o foco nas aventuras mirabolantes do agente contra vilões bizarros e caricatos e foca-se no drama da personificação mais bolada e sisuda do espião.
  • O TCHAM da revelação do que é Spectre e quem é seu mandante é completamente brochante e anti clímax.
  • O personagem de Christoph Waltz é genérico e sem carisma.
  • O par romântico de James Bond nesse filme é absurdamente sem sentido e extremamente forçado
  • E, por fim, quando o pau não está comendo solto (e galera, todo mundo pra trás), as cenas são modorrentas e tediosas. Incrusivis, as cenas de ação são completamente previsíveis.

007-spectre-saiu-o-primeiro-trailer-legendadoDaniel Craig aparenta estar no automático e fazendo por obrigação de contrato. Aliás, desde Quantum ele vem mimimizando após o término das filmagens que esse será seu último filme como 007 mas calha que os filmes vem sendo sucesso de bilheteria e sua conta bancária deve agregar alguns zeros e isso deve fazer ele reconsiderar a decisão. Ralf Fiennes é um M whatever, o típico burocrata pau no cu que só serve para irritar o protagonista e o telespectador. E finalmente, adicione o antagonista sem graça já supracitado.

 

Jogando a favor do filme, os coadjuvantes são muito bons. Q (Bem Wishan) e a linda Moneypenny (Naomie Harris) são ótimos assim como o brutamontes Mr. Hinx (Drax Bautista) que tem uma das melhores cenas do filme. O lance de Spectre amarrar todos os filmes com Craig é uma boa sacada mas perde o brilho em vista de uma trama tediosa. Os gadgets do espião continuam sendo ótimos em cena assim como as cenas exageradas (porém previsíveis) de ação. Ah, a trilha sonora (a incidental, não a musiquinha nhé do Sam Smith) é excelente e consegue engrandecer toda cena em que se faz presente. Sério, eu fiquei cantarolando algumas partes da trilha por uns três dias seguidos.

Recomendação do Sorg

007.Spectre.430x270-1No geral? É um filme bem mais ou menos. Não ofende nem te faz passar raiva por ter gasto seu suado dinheirinho na sessão mas, se tiver algo mais interessante em cartaz, talvez seja melhor você pensar duas vezes.

Em tempo: quem vocês gostariam que assumisse o papel do espião mais famoso dos cinemas? O nome de Idris Elba anda correndo pela boca miúda dos produtores e isso traria de volta a especulção que James Bond não seja uma pessoa per se e sim um título adquirido quando o agente chega no posto de 007 (e eu particularmente compro essa ideia).

Na direção? Talvez Paul Haggis, um escritor de renome na indústria e com alguns filmes razoáveis no currículo.

Nota 04

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1