O-Tex-de-Paolo-Eleuteri-Serpieri
Eis que o bom filho a casa retorna!

Olha só, quem diria que eu voltaria? Ok, ok, foi a falta de dinheiro, mas tirando isso, o bom e velho estagiário desbarbado e comunista está de volta, e para marcar em grande estilo a minha volta, a Resenha Enxuta de hoje vai ser sobre a graphic novel Tex: O Herói e a Lenda, escrito, desenhado e colorido pelo Paolo Eleuteri Serpieri .

“Ain, Luc, quem lê Tex? Por que você não faz um post sobre alguma HQ da Marvel ou da DC?”

Realmente, os leitores mais novinhos não devem conhecer o Tex, e para ser bem sincero, nem eu conheço direito o personagem, mas a capa da HQ me chamou bastante a atenção, e como não gastei o dinheiro que juntei para um encontro devido à bota que recebi*, acabei comprando a graphic novel. Sabe o ditado “Se a vida te der um limão, faça uma limonada”? Então, ao invés de fazer uma limonada, decidi fazer um post.

Bem, era isso ou encher a cara num boteco de Santo André ao som do “Porque Homem Não Chora”, do Plabo, e como vocês notaram, optei pela pior escolha.

tex-graphic-novel
Capa da edição brasileira.

Enfim, deixando o meu desabafo de lado, vamos logo para a resenha: A história se passa em 1913, no asilo psiquiátrico Bellevue, onde um iniciante escritor, cujo nome é um tremendo spoiler, entrevista Kit Carson, um dos pacientes do local. Entre uma cochilada e outra, Carson conta ao jovem como conheceu Tex Willer, o Águia da Noite, um bravo pistoleiro que mudaria para sempre a vida de Carson. Oscilando entre 1913 e 1855, a HQ mostra tanto a conversa do velho com o escritor e a vingança de Tex contra o louco Lua Branca e a sua tribo, responsáveis pelo massacre da tribo Navajo.

1-Tex-Leroe-e-la-leggenda-Tavole-di-Paolo-Eleuteri-Serpieri
Cabeludo, valente… Quase um Esteban Maroto, o pescador parrudo.

Durante a vingança de Tex, um Carson bem mais jovem e os soldados do exército europeu, também conhecido como Dragoons, testemunham que mesmo tendo uma extrema facilidade em matar seus inimigos, Águia da Noite é dono de um tremendo senso de justiça, fator que o tornaria em uma lenda. A grande sacada da HQ é deixar em aberto se a história de Carson é verdadeira ou não, dando um ar de fantasia para o relato, ou segundo o jovem escritor: No Oeste, entre a realidade e a lenda, a lenda sempre vence”. Segundo a introdução feita pelo escritor Mauro Boselli, Serpieri modificou alguns elementos clássicos do Tex, mas como eu só li essa HQ e o anual “Posto da Infâmia” (que é uma puta história legal, diga-se de passagem), não percebi o quanto personagem mudou. Caso alguém ai leia Tex, está mais que bem vindo para falar as diferenças dessa HQ com o personagem.

1462463033910

Sobre a arte do Serpieri, devo dizer que fiquei positivamente impressionado; A arte do velhinho é de se encher os olhos, devido tanto talento, dinamismo e detalhes que as páginas apresentam.  Já o roteiro também não faz feio: A história fluí de uma maneira deliciosa, e os diálogos são bem precisos e cativantes, sendo esse aspecto que mais me surpreendeu, pois conheci o Serpieri  graças as HQs da Druuna, uma bela morena que vivia transando com tentáculos, zumbis, robôs, zumbis com tentáculos e robôs com tentáculos. Diferente das aventuras eróticas/bizarras de Druuna, aqui Serpieri usa e abusa do realismo, dando um tom verossímil para a aventura.

CYtB20RWsAEgMQf
Um bom exemplo de zumbi com tentáculos. E não, não vai ter regra 13 no post.

A minha única critica sobre a graphic novel  é referente ao preço, sendo que a HQ tem só 50 páginas e custa R$29,90 reais. Por mais que o encadernado (da pra chamar uma HQ de 50 páginas de encadernado?) tenha uns extras bem legais e um papel decente, o preço deixa um gosto bem amargo na boca, sendo que a história em si tem só 37 páginas. Ou seja, nada de novo se tratando da Mythos Editora.

Enfim, mesmo com o preço salgado, Tex – O Herói e a Lenda é uma baita HQ que vale a pena ter na coleção e, de quebra, também ajuda a curar algum fora que algum(a) leitor(a) possa levar.

Nota: 8,5 de 10 revoluções comunistas.

*Se bem que faria eu a mesma coisa se fosse a garota. 

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1