A volta de quem não foi e o início do fim

98
82

banner ultimates

Atendendo a milhares de pedidos, clica aê e confira a Resenha Enxuta: Ultimate Comics The Ultimates #29-30

 

Salve, salve cambada de Enxutos. Como deve ser de vosso conhecimento, mais uma vez especula-se o fim do Univero Ultimate da Marvel, fato este que ganhou um combustível extra quando da divulgação da saga “Cataclisma”. O tal cataclismo  nada mais é do que o ‘nosso’ Galactus ter entrado naquela realidade por uma fenda espaço-temporal criada pelos eventos ao final da Age of Ultron. Para ‘ajudar’, o nosso se funde com o Gah Lah Tus e se transforma em uma criatura ainda mais poderosa e faminta. Enfim, especulações a parte, um breve resumo da atual situação com os Supremos: Reed Richards e Kang possuem quase todas as Jóias do Infinito e precisam apenas de mais uma, sendo que esta está no centro da Terra. Assim, Mercúrio é enviado em missão para resgatar o Tocha Humana para usá-lo para recuperar a joia restante. A o cabo da última edição #28, Tony Cachaça, que havia sido morto por Reed para recuperar a joia que ficava dentro de sua cabeça (é, pois é…), transferiu sua consciência para as máquinas e conseguiu reagrupar sua armadura, transformando-se em um Homem de Ferro. Literalmente.

1

Sem mais delongas, aos spoilers. A #29 começa com o Mercúrio em alta velocidade e contando que restam apenas 17 segundos para contar o que precisa. Nitidamente, Pietro parece fazer uma confissão/declaração para sua irmã Wanda, declarando todo o seu pesar desde sua morte. A cena a seguir mostra o bendito velocista deixando o Johhny Storm próximo a um buraco com lava. Reed se comunica com Pietro e sugere meter o pé o mais rápido possível, pois o Tocha vai entrar em estágio supernova…

2

Segue o Baile e estamos com os Howling Comandos de Nick Futy enfrentando os robôs de Reed em plena NY. Eis que uma das maiores Hulkbusters do Cachaceiro saem de Aleph One (nave/sede de Reed) surge para atacá-los. Quando o Justiceiro está com a bendita armadura na mira de uma bazuca, o Homem de Ferro aparece e assume a briga…

3

… enquanto mantem contato com os Supremos presos na Zona Negativa. Com alguma dificuldade por ter a atenção dividida entre a luta com o robô e a tentativa de ajudar os amigos, HdF consegue abrir a cela e deixar aberto o portal que os trará de volta a sua realidade. De volta a Nova Iorque, Pinga de Ferro finalmente consegue derrotar a Hulkbuster, explodindo-a.

4

Em Aleph One, Reed e seus diversos ‘eus’ se defrontam com a cela vazia dos Supremos e o ataque dos Howling Commandos. Kang pede para que mantenha o foco na gema restante, pois ela é capaz de consertar tudo. A mulher ainda passa um desagravo em Reed, mas logo o assunto é deixado de lado quando recebem notícias de que Tocha conseguiu seu objetivo. Mercúrio está trazendo a bendita gema faltante.

5

Passamos novamente para a perspectiva de Pietro. Como se estivesse conversando com a irmã, alega que fizera tudo pelo bem da raça mutante e seguiu todos os seus conselhos, mesmo seguir o Richards que era dez vezes mais maluco que seu pai jamais fora. Quando chega ao laboratório, conta como descobrira que Kang não era Wanda: apesar de não ser tão inteligente, consegue calcular fórmulas milhares de vezes e assim noou que o plano de Richards contemplava o fim dos mutantes. Mercúrio, então, foge, mas Kang percebe que passara por ali e vai ao seu encalço.

6

Consegue alcança-lo, impedindo que corra com uma espécie de campo de força. Enquanto tenta pegar a joia de suas mãos, Kang relata que realmente irão refazer o mundo, corrigindo suas distorções, sendo que os mutantes são uma delas. Pietro ainda luta para recuperar a Joia, mesmo sabendo que a vitória não é possível. Pede para que Kang o envie para junto da irmã. E assim a mulher o faz, dando-lhe apenas mais 30 segundos de vida.

7

Fechando esta parte da resenha. Pietro corre de volta para o túmulo de Wanda, nos revelando que a imagem inicial era justamente o momento onde faltavam alguns segundos restantes de vida. Morre sobre a lápide da Feiticeira Escarlate. Em Aleph One, Reed é surpreendido pelo HdF controlando seus equipamentos. Coisa e Mulher Invísivel são soltos, mas acabam sendo imobilizados por Reed. Entretanto, os Supremos chegam e Richards fica cercado, aparentemente em situação de derrota iminente. Mas aí, Kang surge e vira o jogo. E mais, quando Sue reconhece sua voz, a mulher retira a máscara e revela sua real identidade: Kang não é a Wanda Maximoff. Kang é a Sue Storm vinda do futuro…

fim

A edição #30 começa uma semana após o Ultimatum (argh…). Kang/Sue revela sua identidade para o Richards, ainda ‘bonzinho’. A mulher alega que o Sr. Fantástico é a última esperança da humanidade para enfrentar o apocalypse que cairá sobre o planeta. Reed é cético, alega ter já visto/ouvido isso diversas vezes. No entanto, acaba revelando sua verdadeira mágoa: Sue o havia abandonado e nada disso faria mudar esta situação. Para convencê-lo, Kang o leva para o futuro, um espaço vazio, um nada. A mulher alega que o cidadão construíra a roupa pouco antes da aniquilação total e a enviara de volta para tentar reverter a situação com as Joias do Infinito, algo raro que surge de tempos em tempos quando os universos estão em dificuldades (diz que ambos viram isso em diversas realidades). Diz que Reed fará coisas terríveis, mas que ao fim, conseguirão salvar a todos. E o convence lascando-lhe um beijo…

8

De volta ao presente, Sue consegue usar seus poderes e livra momentaneamente os heróis do controle de Kang. Reed, então, usa as Joias e convoca Hulk e Pietro, surpreendendo-se com o corpo de Mercúrio. E aí o pau come solto. Muita coisa acontece, saindo desde o clássico quebra pau Hulk vs Coisa, até a briga de egos entre Reed e Tony de Ferro. Até mesmo o Tocha Humana aparece e luta contra sua irmã ‘do bem’, mas acaba recebendo um golpe e sai do controle de Richards, voltando para o lado dos heróis.

Em dado momento, Thor afirma que não tem mais a força suficiente para ajuda-los como deveria. Então, Tony de Ferro usa seus novos poderes e, reunindo seus conhecimentos com a tecnologia de Reed, cria uma espécie de armadura criando um Deus do Trovão tecnológico.

9

Então, no meio do caos da luta, Kang alerta Reed que restam apenas poucos segundos e que ele precisa deixar com ela a bendita Manopla do Infinito, caso contrário e Richards a use, todos irão morrer. Reed é arrogante e afirma que ela o fizera desta forma para que pudesse usar as Joias no momento necessário. Cachaceiro de Ferro ainda instiga mais, afirmando que a mulher está certa e Reed é muito estúpido para resolver qualquer problema. Quando o Sr. Fantástico estava prestes a ter a posse de todas as Joias, Johnny o ataca, fazendo com que soltasse todas as gemas e estas acabam caindo ‘no colo’ do Pinga de Ferro.

10

De posse das joias, a primeira providência de Tony foi trazer de volta a vida o seu corpo que ainda se encontrava em Aleph One com o crânio aberto.

11

E aí, logo após isso, uma onda espaço-temporal os atinge. A mesma da Age of Ultron.

Ultimate Comics Ultimates 030-015

Fechando a Resenha. Kang diz que acabou e as Joias não tem mais uso. Logo a seguir, as gemas acabam destruídas, virando pó, quando a ‘onda’ ainda atingia o Tony Stark. A mulher diz que voltará novamente para tentar consertar tudo e deixa um recado para Susan. Ela não pode ficar com Bem Grimm, pois isto condenará o mundo. O seu destino está atrelado ao de Reed. Richards cessa as hostilidades e diz que tudo está acabado, sendo que Stark os condera.

Ao fim, algum tempo depois, Monica Chang ordena que Fury e os Howling Commandos irem para a Europa tentar restabelecer a ordem. A hq termina com a Susan conversando com Reed preso em uma cela para super humanos. A mulher alega não entender o que o ex fizera, pois conseguira realizar um bem tão grande para todos, mas o ‘como’ é que fora muito ruim. Reed afirma que ela irá descobrir em breve. No entanto, Susan afirma que está li por outro motivo. Receberam uma mensagem do espaço distante, inicialmente pensando ser de Gah Lak Tus. Só que não. É algo mais poderoso. E apenas diz uma palavra na mensagem: HUNGER.

Ultimate Comics Ultimates 030-020

Comecemos a análise pelos rabiscos de Carmine Di Giandomenico. Assim como nas resenhas anteriores que o UOL faz questão de não nos devolver, considero o trabalho do cidadão acima daquilo que esperava dele. Confesso que não sou fã muito do traço, mas conseguiu atender bem as expectativas, sem comprometer. Acho um tanto exagerada as expressões ‘vilanescas’ dos heróis/vilões, no entanto não é algo que incomode. Diante de tantos personagens brigando, principalmente na última edição, houve fluidez e as coisas ficaram entendíveis, dentro do possível. Enfim, um trabalho bacana.

O enredo de Joshua Hale Fiakolv é bem amarrado, dentro da sua proposta. Mesmo lidando com viagens no tempo, a história ficou razoavelmente bem entendida, sem grandes percalços ou dúvidas sobre as motivações ou os ‘momentos’ em que ocorrem. Por sinal, foi uma boa sacada a estrutura narrativa da edição #29 sob a perspectiva do Mercúrio. Assim, falando por intermédio de sua voz, fiquei curioso em saber o porque do tempo restante e de estar falando com a sua irmã falecida, sendo que, até aquele momento, supunha-se que Kang fosse a Wanda. Ficou muito bom mesmo.

Entretanto, me desagradou a motivação para que Reed se tornasse um vilão. Será mesmo que o fim do mundo o faria tornar-se assim tão perverso? Mesmo considerando que vivera em outras realidades trocentos anos para desenvolver uma ‘humanidade’ diferente, onde até mesmo conseguira dividir seu corpo em partes ‘cientes’, ficou ainda mais difícil de aceitar que ao final de tudo, com as Joias destruídas, ele e Kang voltaram  ficar bonzinhos. Posso estar sendo exigente, mas seria melhor que tivesse ficado louco de verdade, como parecia ser a situação anterior.

Além disso, voltamos a ter mais uma ‘ressurreição’ nesta realidade. Até então, o ‘morreu está morto’ valia (exceção para a Gwen Stacy). Parece que agora a coisa pode mudar de figura, afinal o Tony voltou. Seria a popularidade do personagem em alta?

Enfim, entre mortos e feridos, foi divertido. Com falhas, mais divertido. Se realmente vier a acabar, coisa que hoje já tenho minhas dúvida, tomara que esta linha Ultimate tenha um final digno. Afinal, se já começam a ressuscitar personagens, é um pulo para algo… superior acontecer.

Nota 7,0

E uma última oportunidade para votação:

Comentários Facebook (O DISQUS ESTÁ ATR... LOGO ABAIXO)

Comentários Disqus

BDE1