banner battle atom 9

Penúltimo capítulo da saga comemorativa aos 50 anos dos X-Men. Clica aê e confira os melhores momentos na Resenha Enxuta: Wolverine and The X-Men #37 (Batlle of The Atom #9)

Salve, salve caros Enxutos! Após a resenha da última edição ter sofrido algumas críticas nos mais variados fóruns (principalmente no ‘feice’), este vosso escriba fez uma auto-análise e realmente o texto não ajudava em nada aqueles que não estão acompanhando a hq. Sendo assim, refaço aqui um resumo dos fatos para, de uma vez por todas, me redimir, ajustar os erros e ajudar aos incautos no entendimento desta X-Salada Temporal. Resumo dos fatos: temos 5 grupos de X-Men. Os Originais; Os Fabulosos Lokos (liderados pelo quarentão Ciclope); Os X-Men cujo líder é o Wolverine/Kitty Pride/Ororo; a Irmandade dos Mutantes do futuro (Xorna/Grey; neto do Xavier; Fera velhaco; Ice Hulk; e o wolverinizinho azul); e os X-Men do Futuro (todo o resto, Wiccan, ‘Gandalf ‘de Gelo, Jubileu/Wolverine, etc…).  O que rolou: após uma luta com os Sentinelas, Ciclope juvenil acaba ficando morto por alguns segundos, fato este que quase muda toda a realidade do presente. Assim, finalmente, os X-Men decidem que os jovens devem voltar ao seu lugar de origem, ainda que a Jean Grey novinha não concorde muito.

Wolverine and the X-Men 037-000

Quando estavam prestes a enviá-los de volta, eis que surge a Irmandade de Mutantes se fazendo passar pelos X-Men do Futuro. Sua missão é garantir que os Juvenis voltem no tempo para evitar um desastre no futuro. No entanto, como agem de forma suspeita, Jean consegue convencer o Scott juvenil a fugir e estes, após altas aventuras e confusões, acabam pedindo refúgio aos Uncanny X-Men do Ciclope quarentão. Rola um estresse e brigas entre os grupos. Neste ínterim, Magia, Fera e Homem de Gelo (ambos juvenis) viajam ao futuro usando os poderes de Illyana. Lá, descobrem os verdadeiros X-Men e estes acabam voltando ao tempo atual para ajudá-los contra a Irmandade. Por fim, como visto na última edição, após diversas espadadas, a Irmandade consegue capturar os 5 Originais, mas não conseguem enviá-los de volta ao seu lugar devido. A justificativa é de que as leis do espaço/tempo não se aplicam aos juvenis diante da miscelânea temporal que causaram. A edição termina com os Fabulosos X-Men adentrando a Escola Jean Grey e prontos para enfrentar a Irmandade…

previa

Finalmente aos spoilers. A edição começa com o Scott em um fundo branco, parecendo um atordoado por não saber o que está acontecendo. Logo as coisas se esclarecem: Xorna/Jean Grey está em sua mente. A ruiva atesta aquilo que os leitores já sabiam, ou seja, Summers não quer que a jovem Jean volte para o passado. O Destemido Líder não confia em Xorna, mas desarma momentaneamente seu espírito lascando-lhe um beijo. Por fim, a mulher diz para não tentar detê-la e que sua desconfiança não importará mais, pois em 5 segundos estarão fora dali. Quando Scott se dá conta e é acordado do ‘transe’, a Irmandade já se foi…

1

Rola um breve papo sobre a fuga, a filha de Ororo conseguir sentir o cheiro dos mutunas fujões, ciúmes por parte da Rainha Branca e que tais. Quando Ciclope assume o comando e inicia as ordens para vasculhar o recinto, acreditando que a Irmandade ainda se encontra na Escola, surgem os X-Men liderados pelo Wolverine. O fato é que os mutunas discutem sobre quem é quem, mas por fim acabam aceitando que os X-Men do futuro são realmente os caras bons, fato este ressaltado pelo Logan por ter sido salvo pelo Mago Supremo do Futuro, Wiccan.

Tem gente que não faz e não é por opção...
Tem gente que não faz e não é por opção…

Segue o Baile. Fera do presenta descobre que os mutunas juvenis não foram enviados ao passado, apesar da máquina do tempo estar funcionando. Os futuristas atestam que realmente os Originais ainda não podem retornar, pois há algo que precisam fazer. No lado de fora da Escola, Kymera (filha da Ororo) encontra o corpo do Deadpool do futuro, fato este que confirma a saída da Irmandade do local. Como Xorna consegue bloquear a Cerebra, os mutunas especulam o que a Irmandade fará e para onde poderão ir agora…

Corta a cena e estamos no Blackbird roubado, com os mutunas marvadões (outro mea culpa: não fazia ideia de que a espada da Magia não matava, apenas imobiliza. Assim sendo, o neto do Xavier e Moly estão vivos). O grupo decide o que fazer e o Fera velhaco diz que é hora do ‘plano B’. Raze (filho azul do Wolverine) assume uma posição pró-ativa e pensa que é chegada a hora de matar os juvenis, mas é desencorajado por Xorna. O plano é outro, mas Raze irá gostar do que farão…

3

No compartimento de carga, os Originais tentam decifrar o que está acontecendo e o porquê de não terem voltado para o seu tempo. Jean confessa a Scott que mudara suas convicções por ter visto que algo de muito ruim acontecerá caso permaneçam no presente, mas sem saber exatamente o que. Por fim, descobrem para onde estão sendo levados…

4

No centro de comando da SHIELD, Maria Hill recebe informes de mais distúrbios temporais na Escola Xavier e chega a mencionar que a SHIELD deveria usar sua própria máquina do tempo, voltar ao passado e assassinar o seu inventor. Devaneios seus, claramente. Quando Crystal é instada a orientar o que deveriam fazer, novo alerta chega para Hill. Os X-Men estão atacando a base militar de Cape Citadel.

hill

Fechando a Resenha. De volta a Escola Jean Grey, Wolverine e Ciclope chegam a um ‘acordo’ de que os Fabulosos Lokos ficarão até que tudo se resolva (aí rola o diálogo do banner). Enquanto os ‘meninos’ deixam suas diferenças evidentes, Fera do presente descobre a localização da Irmandade via as comunicações das Agências de Segurança. Agora, unidos, os três grupos de X-Men partem para enfrentar a Irmandade…

5

O pau come solto e até mesmo os juvenis se envolvem, pois acabam sendo libertados.

pau

Como está em menor número, a Irmandade começa a perder terreno. Quando está prestes a ser derrotada, a SHIELD e seus aero porta-aviões chegam. Maria Hill ordena para que cessem as hostilidades, caso contrário será obrigada a intervir. Então o plano da Irmandade se descortina. Xorna, do chão, assume o comando da nave e faz disparar todos os armamentos. A ideia é provar aos mutantes o quanto os humanos os odeiam, iniciando um ataque irrestrito a todos eles, sem discriminar qual lado estão…

Wolverine and the X-Men 037-018

Comecemos as análises pelo rabisco de Giusepe Camuncoli. Em linhas gerais, o artista tem um traço bacana, principalmente para os cenários e cenas mais abertas. No entanto, peca nas feições, muito mais pelo gosto deste vosso escriba do que por algum problema anatômico. Com uso de cores vivas, consegue realçar a diferença e particularidade dos inúmeros mutunas da história, ajudando o enredo. Não é excepcional, mas dá para o gasto.

Jason Aaron é o cabrón que assume o lápis nestas duas últimas edições e fica com o encargo de fechar este arco de história. Apesar da minha reconhecida dificuldade em retratar as edições anteriores e as diversas equipes/viagens no tempo, isto não isenta ou modifica a minha opinião geral até agora. Nesta edição em específico, diferentemente das onde o Bendis escreve, há momentos mais equilibrados entre ação e ‘conversa’/reflexão, sendo que este último trabalha em prol de ajudar a nos posicionar no que está acontecendo.

Dentro do possível, Aaron tentou ‘encorpar’ a história. Trouxe humor quando necessário (fato este que também já vinha sendo trabalhado), mas não chegou a ter momentos de maior tensão. A proposta em si é deveras batida (viagem no tempo/mudar a realidade) para os mutantes e realmente fica difícil inovar ou acrescentar algum frescor, ainda mais com a impossibilidade disto tudo ser crível. E porque? Ora bolas, desde que me conheço como gente os X-Men estão envolvidos em tramas temporais. Será que nunca aprendem?

Enfim, apesar de executada de forma fechada, sem muitas pontas soltas, não empolga. Resta saber o porquê da Irmandade ter virado para o lado afrodescendente da força e o porquê real de estimular o ataque ao grupo de mutunas. Fora estas curiosidades, uma história que deve agradar aos fãs, mas não está a altura para uma comemoração cinquentenária.

Nota 6,0

E a nova enquete da semana. Importante que a Infinity #5, posta em votação esta semana e a grande campeã, tem a data de lançamento nesta semana (30/10), sendo portanto desnecessário votar, pois está garantida, ok?


  • Nilson Andrade de Oliveira

    E que passa muleke foi esse que o VidaLoka tomou da Xorna??????? quenta anos fazendo papel de tapado e ainda não aprendeu. Não vou ficar nem um pouco surpreso se essa uma aí se revelar como a Madelyne Pryor RainhasadomasoquistaquedeuproSr.SinistroedeuprásosduendesedeuproNastirth!!

  • Nilson Andrade de Oliveira

    E que passa muleke foi esse que o VidaLoka tomou da Xorna??????? quenta anos fazendo papel de tapado e ainda não aprendeu. Não vou ficar nem um pouco surpreso se essa uma aí se revelar como a Madelyne Pryor RainhasadomasoquistaquedeuproSr.SinistroedeuprásosduendesedeuproNastirth!!

  • Renan

    Desenhista fraco pra importância prometida da saga, mas condizente com a qualidade entregue da mesma. Agora apenas espero a explicação do Bendis para os Originais continuarem no presente. O melhor tem que ter ficado pro final.

    E parabéns por conseguir resumir essa saga “épica” em poucas linhas!

    • Valeu. Precisava me redimir da última resenha sobre o assunto…

      2013/10/25 Disqus

  • Canoa Furada

    Desenhista fraco pra importância prometida da saga, mas condizente com a qualidade entregue da mesma. Agora apenas espero a explicação do Bendis para os Originais continuarem no presente. O melhor tem que ter ficado pro final.

    E parabéns por conseguir resumir essa saga “épica” em poucas linhas!

    • Valeu. Precisava me redimir da última resenha sobre o assunto…

      2013/10/25 Disqus

  • Dr. Manhattan

    In Bendis eu trusto. Fodam-se os haters.
    Camuncolli é fodão!! Fodam-se os haters.
    A saga é divertida. NÃO DEVERIA SER DIVERTIDA… mas não incomoda TAAAANTO assim… para um cinquentenário deveria ser mais épica. Fodam-se os haters!
    Aaron fodão!!
    Dadá é Luçç!! Fodam-se os letrados.

    • Kamen Driver

      Até curto o Ciclope, mas tá parecendo uma gazela aquela pose dele no ataque dos 3 grupos de X-men a Irmandade… Significante pá carai…
      Em tempo… Vovorine mó decepção…

      • Dr. Manhattan

        Não aprendeu?
        TUDO VIADO!!
        AUHEUAHEUHEUHAEAUEHUEHAUEHUAHUHEAUHE (old but gold)

  • Dr. Manhattan

    In Bendis eu trusto. Fodam-se os haters.
    Camuncolli é fodão!! Fodam-se os haters.
    A saga é divertida. NÃO DEVERIA SER DIVERTIDA… mas não incomoda TAAAANTO assim… para um cinquentenário deveria ser mais épica. Fodam-se os haters!
    Aaron fodão!!
    Dadá é Luçç!! Fodam-se os letrados.

    • Kamen Driver

      Até curto o Ciclope, mas tá parecendo uma gazela aquela pose dele no ataque dos 3 grupos de X-men a Irmandade… Significante pá carai…
      Em tempo… Vovorine mó decepção…

      • Dr. Manhattan

        Não aprendeu?
        TUDO VIADO!!
        AUHEUAHEUHEUHAEAUEHUEHAUEHUAHUHEAUHE (old but gold)

  • pabloREM

    Os desenhos são bons. E apesar de ainda achar essa saga uma merda, o Aaron pareceu que conseguiu melhorar um pouco as porcarias do Bendis. Agora tem duas coisas que eu acho bastante estranhas: a omissão do Magneto, parece que transformaram o cara em um velho tapado. E a outra, não sei se mais alguém notou, mas a “Xorna” usa um pano velho enrolado no pescoço igual a Hope Summers. Curioso isso.

  • pabloREM

    Os desenhos são bons. E apesar de ainda achar essa saga uma merda, o Aaron pareceu que conseguiu melhorar um pouco as porcarias do Bendis. Agora tem duas coisas que eu acho bastante estranhas: a omissão do Magneto, parece que transformaram o cara em um velho tapado. E a outra, não sei se mais alguém notou, mas a “Xorna” usa um pano velho enrolado no pescoço igual a Hope Summers. Curioso isso.

  • JJota

    Lixo. Os desenhos são horríveis e o texto é de dar sono…

    Acho que foi no FB que vi uma opinião bacana sobre a Marvel: o pessoal se derrama todo pro Bendis hoje, mas faz muito tempo que ele não apresenta uma história realmente boa. Ele se apega em todo subterfúgio (viagens no tempo, realidade alternativa) pra fugir das amarras cronológicas com que a maioria dos outros escritores tem que lidar, ganha quase todos os personagens que pede e ainda faz algo muito aquém de muita gente boa que passou pelos mesmos títulos e anda desmoralizada hoje em dia. Só pra citar: Vingadores do Busiek >>> Vingadores do Bendis (como Homem-Aranha e tudo!).

    • SandroR

      Bendis é o Geoff Johns da Marvel.

    • starscream2

      Venho dizendo isso há muito tempo…

    • Bendis so funciona com heróis urbanos…

  • JJota

    Lixo. Os desenhos são horríveis e o texto é de dar sono…

    Acho que foi no FB que vi uma opinião bacana sobre a Marvel: o pessoal se derrama todo pro Bendis hoje, mas faz muito tempo que ele não apresenta uma história realmente boa. Ele se apega em todo subterfúgio (viagens no tempo, realidade alternativa) pra fugir das amarras cronológicas com que a maioria dos outros escritores tem que lidar, ganha quase todos os personagens que pede e ainda faz algo muito aquém de muita gente boa que passou pelos mesmos títulos e anda desmoralizada hoje em dia. Só pra citar: Vingadores do Busiek >>> Vingadores do Bendis (como Homem-Aranha e tudo!).

    • SandroR

      Bendis é o Geoff Johns da Marvel.

    • starscream2

      Venho dizendo isso há muito tempo…

    • Bendis so funciona com heróis urbanos…

  • O_Comentarista

    Bendis não sabe como terminar a história e correu?

    Tá parecendo Lost isso.

  • O_Comentarista

    Bendis não sabe como terminar a história e correu?

    Tá parecendo Lost isso.

  • OeunucO

    Bendis resolveu cagar para o roteiro, e pegou uma fanfic antiga dele…impossível esse roteiro tão fraco, confuso e massavéio ser profissional!

    • Dr. Manhattan

      Tem nada de complicado, rapaz… é muito simples: O Fera do presente foi ao passado e trouxe consigo os X-Men do passado para o presente. Mas daí, os X-Men do futuro vieram para o presente para que os x-men do passado que estão no presente voltassem para o passado.
      Mas, Illyana, uma x-men do presente em conjunto com dois x-men do passado que estão no presente, foram ao futuro dos x-men do futuro que estão no presente para verificar se o futuro deles era o futuro mesmo. Mas daí eles se depararam com uma equipe que alega ser a VERADEIRA equipe dos x-men do futuro do futuro mesmo, mas se você olhar bem, verá que os x-men do futuro futuro mesmo, são uma espécie de versão dos Vingadores…. peraí… meu nariz e meus ouvidos começaram a sangrar… depois eu continuo explicando a parada…

      • Renan

        Seria um excelente concurso cultural aqui no BdE:
        “Explique a saga Battle of the Atom em 1 parágrafo.”

  • Dr. Eunuco

    Bendis resolveu cagar para o roteiro, e pegou uma fanfic antiga dele…impossível esse roteiro tão fraco, confuso e massavéio ser profissional!

    • Dr. Manhattan

      Tem nada de complicado, rapaz… é muito simples: O Fera do presente foi ao passado e trouxe consigo os X-Men do passado para o presente. Mas daí, os X-Men do futuro vieram para o presente para que os x-men do passado que estão no presente voltassem para o passado.
      Mas, Illyana, uma x-men do presente em conjunto com dois x-men do passado que estão no presente, foram ao futuro dos x-men do futuro que estão no presente para verificar se o futuro deles era o futuro mesmo. Mas daí eles se depararam com uma equipe que alega ser a VERADEIRA equipe dos x-men do futuro do futuro mesmo, mas se você olhar bem, verá que os x-men do futuro futuro mesmo, são uma espécie de versão dos Vingadores…. peraí… meu nariz e meus ouvidos começaram a sangrar… depois eu continuo explicando a parada…

      • Canoa Furada

        Seria um excelente concurso cultural aqui no BdE:
        “Explique a saga Battle of the Atom em 1 parágrafo.”

  • Realmente uma “saga” muito fraca para comemorar o cinquentenário de uma das minhas equipes favoritas.

  • Realmente uma “saga” muito fraca para comemorar o cinquentenário de uma das minhas equipes favoritas.

  • Reverendo

    Ahhhh quanta pose … Quantos momentos massavéio …. Cara até fiquei com nojo …

  • Reverendo

    Ahhhh quanta pose … Quantos momentos massavéio …. Cara até fiquei com nojo …