Bem e mal são meras questões de ponto de vista…

Olá, Enxutos! Listas são tudo de bom. Ou não. E esse é justamente o mote principal dessa lista. Sempre tem aquele personagem bonzinho, heroico… que você olha e fala “Ora vejam só, mas que filho da puta!”.

E é justamente desses lobos em pele de cordeiro que vamos falar. Nessa lista apresento 10 personagens dos comics que dariam excelentes vilões!

E começo com um que tem o menor fã clube do mundo (eu incluso):

Ciclope.

Olha, definitivamente esse personagem nasceu para ser um vilão. E não apenas por tudo que aconteceu com ele em Complexo de Messias e depois em Cisma, culminando no sofrível AvX. Scott Summers sempre foi o cara que fazia de tudo para ajudar os outros e só se fodia. Sua esposa morreu várias vezes, seu filho virou um terrorista viajante do tempo e sempre tinha o Logan (AKA Wolverine) logo ali para diminuí-lo e ainda dar uma cafungada no pescoço da Jean (e ela goxxxtaaavaaa!)…

Some a tudo isso o que ocorreu com ele, depois de ser um avatar da Força Fênix, e você tem um vilão em potencial nascendo.

Além disso, eu o comparo a uma nova versão do Magneto. Assim como Erik Lansher, Summers pecebeu que não importava a quantidade de batalhas que os X-Men vencessem, que o mundo continuaria a odiar os mutantes. Porque lutar por pessoas que te odeiam, se você pode simplesmente governá-las?

Mas como se daria essa mudança para o lado negro da Marvel? Ela já vinha ocorrendo, gradualmente. Em determinado momento da sua vida, Scott foi morto, logo após se fundir ao vilão mutante Apocalipse. Depois disso, ao voltar à vida, ele começou a demonstrar uma mudança de comportamento, sendo menos um bom moço e se tornando mais pragmático, como visto nas fases escritas por Grant Morrison e Joss Whedon.

Acho que os eventos após AxV deveriam ter sido o ponto de virada, transformando Scott Summers em um verdadeiro vilão mutante. Ele poderia ser o novo Rei Branco do Clube do Inferno e, junto com Emma Frost, tentar criar um mundo, onde os mutantes não precisem mais se esconder. Se coube para Logan manter o legado de Xavier, após sua morte, então transformar Ciclope em seu “Magneto” seria a melhor saída para o personagem. Como um vilão, ele poderia lutar de maneira mais enfática pela sobrevivência da raça mutante e não ir lentamente perdendo credibilidade, até ter a morte ridícula e inútil que lhe foi imposta em XvI.

Hulk

Por que não? Não é difícil  imaginar isso. O Hulk já foi mostrado como vilão em dois futuros distópicos da editora: Futuro Imperfeito (Maestro) e Old Man Logan (pai incestuoso de um clã de hulks “red necks”).

Mostrar Bruce Banner, como uma pessoa dotada de algum distúrbio mental, não é um problema. Porque ele realmente o tem. Suas personalidades conflitantes fazem dele um “Jekyll and Hyde” moderno, tanto que o próprio Stan Lee, já declarou inúmeras vezes ter usado o personagem literário como sua inspiração. E assim como no livro clássico, por que não explorar a “diversão” em deixar o monstro a solta, de uma vez por todas?

Como um vilão, o Hulk não seria inteligente e nem maquiavélico. Ele seria apenas um brutamontes. Banner seria o vilão. Ele seria um verdadeiro “bully”, deixando bem claro que tem o poder de destruir quem se opuser a seus objetivos e que o melhor para as pessoas seria não deixá-lo com raiva. E suas motivações? Em primeiro lugar, sobreviver. Ele seria como a versão Ultimate, um cientista egoísta e obcecado por controlar o Hulk (e não se livrar dele) para mostrar que é melhor que os outros. Banner usaria o Hulk inicialmente para se defender de possíveis perseguidores (General Ross, Líder, Vingadores…), mas depois passaria a ver o monstro dentro de si como um instrumento a ser usado de acordo com suas vontades. E assim se pavimentaria um caminho que poderia ir direto ao seu “eu futuro”: o Maestro.

Batman.

Não vejo Batman como o super-foda-com-preparo que os cuequinhas verdes amam. Penso nele em uma pessoa conduzida por sua grande força de vontade e, acima de tudo, por uma ferida psicológica, um trauma incurável.

Isso porque diferente de pessoas normais, que vão a psiquiatras, Bruce Wayne foi criado por um mordomo, que não tinha bolas para dar um basta nas paranoias e psicoses de um jovem mimado.

O Batman é uma bomba relógio. Em inúmeras sagas ele foi visto como um potencial vilão. Na mais famosa delas, Torre de Babel, ele cria planos de contingência para cada membro da Liga e seu eterno vilão, Ra’s al Ghul, os colocou em prática.

Essa saga seria o ponto onde o Batman seria visto como vilão por todo DCverso. Como você, sendo membro da Liga da Justiça, seria capaz de confiar num sujeito que fica, no tempo livre, inventando formas de te matar? Seria como continuar sendo amigo de um sujeito que come sua namorada, só para te provar que ela é uma pilantra e não te merece…

Nessa transformação, outros fatores poderiam estar inclusos. A morte de Jason Todd, o afastamento de muitos membros do Batsquad, logo após a revelação de seus protocolos e o que considero que seria definitivo para ele se tornar um vilão: matar o Coringa!

Coloque-o em uma situação que cruze essa linha imaginária, que norteia sua moral, e teremos um dos homens mais perigosos do mundo em ação!

Capitão América.

Secret Empire tentou mostrar o que aconteceria se o Capitão América fosse um vilão, mas mostrou errado. Errou porque só mostrou o que aconteceria se o Capitão fosse nazista. Não é preciso “só isso” para ser um vilão.

A melhor maneira, de fazer o Capitão América ser um vilão, é fazendo dele um típico… americano.

Isso mesmo. Aquele americano médio, red neck, que odeia judeus, negros, xicanos, chinas, japas, árabes, que acredita que mulheres não precisam trabalhar, que lésbicas e viados são abominações da natureza, que todo americano de verdade precisa de uma arma para se defender… ou seja, “God Bless America”.

Agora imaginem esse cara descrito aí em cima, com o Soro do Supersoldado. Depois virando um herói de guerra. Depois um Vingador. Depois presidente dos EUA.

Pronto. Essa é a origem do Capitão América vilão.

Thor.

Essa até que seria fácil. Em muitas histórias, somos apresentados ao jovem Thor, aquele que inspirou as mitologias nórdicas, como impetuoso, violento, arrogante e brigão.

Por sinal, em sua origem clássica, ESSA ERA A VERDADEIRA NATUREZA DELE, só mudando quando Odin o fundiu com o humano Donald Blake, como uma forma de amansar o temperamento de seu filho.

Como um vilão, Thor seria  parecido com sua versão Ultimate. Imaginem ele vindo a Terra, dizendo ser filho do deus Odin, o Pai de Todos, e assim assumindo-se como um novo messias, gerando féis, seguidores e, por que não, um exército em seu nome? Muitos o veriam como um fanático religioso, um impostor, mas, depois de dar uma ou duas marteladas em muita gente, ele mostraria que leva muito a sério essa história de ser filho de um deus.

Aliás, logo após Guerra Civil, Thor já deu a entender que, se ele quisesse, todo o Universo Marvel estava fodido. Lembram-se do esculacho que ele deu no Tony Stark? Aquilo é material de um vilão de primeira qualidade!

“Você destruiu minha armadura. Como vou voltar para casa?” “Ande.” Melhor diálogo do Thor!

A lista está bem enxuta, porque quero ouvir o que vocês tem a falar. Coloquem suas opiniões e suas escolhas nos comentários. Quem sabe a gente faz uma outra lista com as melhores seleções de vocês?

E vou ali!

  • Eduardo

    O 0,5 seria Tony Stark, o homem que gera e comanda os teus BigData e te “deleta” se você discordar.

  • Batman foi um belo vilão depois que construiu o irmão olho que listava o nome de todos os herróis, pontos fracos, familia e etc que fodeu com todo mundo inclusive ele durante a crise infinita. Aliás se não me engano isto foi consequencia da liga ter apagado a mente dele em crise de identidade (até que teve quadrinhos legais nesse período). O irmão olho ficou tão foda que foi responsável pelo futuro apocalíptico do batman do futuro. Uahahaha falando nisso tem pelo menos uma liga agora com batmen do mal

    • eu cretino

      Boa época essa da crise de identidade/ infinita.
      Projeto O.M.A.C.
      Dia de Vingança
      Vilões Unidos
      Guerra Rann/thanagar
      Crise de consciência

  • [Better Call Harvey]

    Porra a lista ficou foda, mas não concordo com o batma e o capitas. e o Thor sempre achei ele muito neutro em algumas questoes.
    Pra mim, colocaria assim:
    1 Superman;
    2 Reed Richards;
    3 Tony Stark;
    4 Hulk;
    5 Ciclope;

  • Glaydson Melo

    1) Bilbo Bolsomito, uma boa opção de herói/ vilão.

    2) Agdaldo Tiboteo: bidido ou bidida, bidido? Herói ou Vilão? Denhuba das opções. Ele é simplesbente… Agdaldo Tiboteo.

    • [Better Call Harvey]

      FALACIA

      Agnaldinho É O HEROI DA VIDA REAL NO QUAL CEDO OU TARDE TODOS IREMOS PRECISAR

      • Glaydson Melo

        Não é o herói que queremos, mas o que precisamos!

        • Dr. Eunuco

          Junto do Zeca Pagodinho, the Caninha Knight!

  • Canoa Furada

    Ciclope com certeza foi o maior desperdício roteirístico da Marvel nesses últimos anos. O que o Bendis podia fazer e não fez é brincadeira. Aí veio a morte ridícula e a ausência de personagens minimante relevantes na franquia X.

    Maker é o Reed Richards que vale!!!

    • Frogwalken

      Bundis terminou de sepultar os mutantes na bosta.

    • [Better Call Harvey]

      Tava legal demais o ciclope facistinha, alias foi somente ali que ele teve personalidade

      • Frogwalken

        E todo mundo tirando com o Logan só porque ele não tinha mais Fator de Cura.

        QUE POR ACASO FOI O ÚNICO QUE FICOU SEM PODER MUTANTE PORQUE SIM!

  • JJota

    Pena que pros Jênios que roteirizam e editam hqs de super-herói, o negócio é humanizar os vilões, dar a eles justificativas para seu comportamento destrutivo e, quase sempre, dar aos coitados uma chance de redenção…

    • Frogwalken

      MALDITOS XÓFENS!!!

    • Anubis_Necromancer

      Pegaram muito dos mangás^^

      • [Better Call Harvey]

        Mas tem otimos vilões de mangas, onde ele é ruim porque ÇYN:

        Freeza (DBZ);
        Makoto Shishio (Rurouni Kenshin);
        Aizen (Bleach);
        Sakyo (Yu Yu Hakusho);

        • Frogwalken

          Freeza segue o lema ” Saiyajin Bom é Saiyajin Morto ”

          Shishio era zoeiro, queria ver a porra toda pegando fogo! =P

          Aizen só queria mandar o Rei das Almas tomar NOKU

          Sakyo só queria dar uma força pro parça Toguro =D

          • Dr. Eunuco

            Freeza foi o único vilão que até hoje me apresentou um argumento perfeito para dominar a Terra:
            “Vou vender essa porra”.

          • Frogwalken

            Quem queria fazer isso era o Vegeta

            o Freeza assim que pôs os pés se cagou lembrando da surra que tomou do Goku =P

          • [Better Call Harvey]

            Na verdade o Freeza é o EMPREGADOR do Vegeta.

            Freeza = corretor de imóveis inescrupuloso que quer vender qualquer coisa a qualquer preço;
            Vegeta = oficial de justiça que joga as famílias no olho da rua (ou no colo de Emma Daioh) e deixa o imóvel limpinho pra venda;
            Goku = cara do MST que “invade” o imóvel e não deixa ninguem tomá-lo de volta.

        • Strider_Tag

          Ou então os vilões de Hokuto No Ken, que ficaram MALVADUS porque rejeitaram “o amor e a amizade” … e que quando eram derrotados começavam à choramingar.

    • Eduardo

      Mas não foi assim com os Vingadores Mercurio, Feiticeira Escarlate e Gavião Arqueiro? E aquela aberração da Vampira nos X-Men?
      A única vilã (de)regenerada que eu perdoo é minha musa Emma Nazaré Tedesco Frost, porque vivida por Renata Sorrah e escrita por Grant Morrison em Senhora do Destino, digo, New X-Men.

      • JJota

        Era algo pontual. Hoje tá regra. Putz, o Fanático virou X-Men sem ser pelo menos mutante!

  • JackInDaBox

    Como é moda todos terem versões malignas não sei qual desses já foram vilões ou não:
    Surfista Prateado; Capitã Marvel; Vingador Fantasma; Ajax e Odin.
    A Clea tinha sido uma vilã interessante em Terra X, seria interessante vê-la como vilã definitiva.

  • Vipo Free

    Muito mais interessante que esses acho que seria o homem de ferro, tivemos um vislumbre disso em superior.
    Ele conhece e manipula o sistema a seu favor, como enfrentar ele se não esta fazendo nada legalmente errado?

  • Frogwalken

    ” Aliás, logo após Guerra Civil, Thor já deu a entender que se ele quisesse, todo o Universo Marvel estava fudido “

    Nem parece o Thor atual que fica choramingando por não ser digno, né?

    A ThorA poderia virar vilã com o poder subindo a cabeça e fazendo altas LOKURAS!

    Boa lista, apenas adicionando:

    Uatu: Cansado de ficar só no ” Voyerismo ” , despiroca e decide montar um HAREM com todas as gostosas do Universo Marvel.

    Oráculo: A ruiva se tornando a PICA da Deep Web e ameaçando todos os heróis, incluindo revelar as identidades secretas.

    Moe: Constrói um LEOPARDON com todos os tocos que tomou até hoje e funda a MOELÂNDIA, uma Latvéria SUPERIOR!

    Motoqueiro Fantasma: Despiroca, decide que todos são culpados e vira o Espírito da Vingança Trevoso!

    Stan Lee: A ameaça suprema do Multiverso Marvel, incorporando os poderes de todosa osa heróis e vilões.

  • Pedro la Ruína

    Não acho que o Thor funcionaria bem como símbolo messiânico – isso é muito religiões do Oriente Médio (islamismo, judaísmo e cristianismo). Mas acho que ele daria um vilão ao estilo Ares, um deus que incitar guerras – no caso do Thor, apenas por capricho ou diversão. Isso o aproximaria mais da mitologia nórdica…

    Os Vingadores dariam um grupo de vilões ou “heróis” amorais bem interessante. Tipo, olha seus integrantes: O Hulk, Thor e Capitão América – que já foram citados – mais os outros membros como Homem de Ferro, Viúva Negra, Homem Formiga, Dr. Estranho… Todos eles têm um background ou características que podem render um vilão. Até imagino o Strange como líder de seita New Age. Enfim, os Vingadores poderiam funcionar como um dos grupos de super-heróis do “The Boys”. xD

    • Dr. Eunuco

      “um deus que incitar guerras – no caso do Thor, apenas por capricho ou diversão. Isso o aproximaria mais da mitologia nórdica”
      Concordo. Mas no caso dele seria mais para “consolar as viúvas dos guerreiros que caíram”…

  • Strider_Tag

    Thor jà não foi justamente um “rei da porra toda” à partir da metade da fase Jurgens, quando ele assume o lugar de Odin ?

  • eu cretino

    Legal, agora faz um post sobre os 5 enxutos que dariam (ui) bons vilões.

    • O_Comentarista

      Inferno, Moe, King, Sorg e Dadá.

    • Dr. Eunuco

      King: AI maligna que dominara o mundo.
      Moe: Mil Gatos Boêmios irão ajuda-lo a dominar o mundo e separar o Sul!
      Majjin: Ser dono de todas as bocas.
      Inferno: Vai virar um Blob gigante: rolando e matando todo mundo.
      Dada: A luç irá virar treva!

      • eu cretino

        A LUÇ Dadárk manú?????????
        noooooooooooooooo

      • eu cretino

        Inferno: the king of mojoverse

      • Frogwalken

        Ckreed: Não perdoar nenhum CU!

  • Dr. Eunuco

    Alguns outros que ponderei:
    -Aquaman: rei de Atlântida, Mera é morta por culpa do povo da superfície, ele declara guerra contra todo mundo.

    Ciborgue: ele perde suas partes orgânicas, se funde ao irmão olho, vira a Skynet da DC.

    Demolidor: líder do tentáculo.

    Tony Stark: a versão superior, que já foi feita.

    Capitão Britânia: empunhando a Excalibur, é convencido pela Morgana LeFay que ele é o Messias lendário, a reencarnação do rei Arthur, e começa a tocar o foda-se na Europa.

    Homem de Gelo: se torna o rei do inverno, e começa sua Era do Gelo.

    • eu cretino

      Esse é bem melhor que a do post

    • Faltou o Superman…

      Ah não! Esquece já existem vários desse.

      • Dr. Eunuco

        Cara, tem tantas versões despirocadas do Superman, que é muito clichê falar dele aqui. Tipo…

        Reino do Amanhã
        Injustice
        Lordes da Justiça
        Terra 2 do Reboot
        Foice e o Martelo
        Ultraman

        E a lista é longa….

        • Frogwalken

          Reparou que o que todos tem em comum é a falta da Lois?

        • Já deixou de ser novidade faz tempos. É tão clichê que até a maioria das cópias dele são dumal.

    • Strider_Tag

      Sobre o Aquaman, isso foi mostrado um pouco, em Flashpoint. Mas a guerra dele era focada contra a Mulher Maravilha, que foi “acusada” de ter sido a assassina da Mera (quando na verdade foi um truque da Artemis). Leiam os tie-ins bacanas do Aquaman e da Mulher Maravilha de Flashpoint.

    • Vipo Free

      Putz o demolidor rei do crime/lider do tentáculo é interessante mesmo.
      Homem de ferro superior era uma excelente ideia deveriam ter continuado
      Capitão britania acho um personagem bem legal, poderoso e importante, mas sempre esquecem dele(ainda bem que o hickman o colocou nos illuminati).

    • Strider_Tag

      Demolidor lider do tentàculo não rolou justamente em “Shadowland” ? Começou jà na fase do Andy Diggle, logo apòs o fim da fase Brubaker. Aì depois inventaram que o Demolidor tava possuido por aquele demônio do tentàculo, que apareveu em Elektra Assassina (cujo ritual de “sucessão” era bebendo um “leite” …).

  • Kenshiro masterofchupadc

    Justiceiro Seria interessante. Imagine que ele culpa-se os policiais e heróis que não impediram a morte de sua família?

    • Já existe um “O que aconteceria se…” assim, é o “Justiceiro mata o universo Marvel”.

      • Anubis_Necromancer

        Totalmente dispensável aquilo.

    • JJota

      Não sei… Eu gosto muito da “justificativa” que o Ennis achou pro Justiceiro: vingança porra nenhuma,o fdp é viciado em guerra e usou a morte da família para ter uma desculpa para viver em uma eterna contra um inimigo aleatório.

      • Dr. Eunuco

        Bem Vindo ao Lar Frank?

        • JJota

          Nascido para Matar.

  • Glaydson Melo

    Indo bem longe, em direção à luç… talvez um Coisa vilão, se apoderando dos inventos do Sr. Fantástico, e aumentando o próprio intelecto no meio do caminho.

    Ou, aproveitando a deixa dele estar meio em evidência, um Sr. Milagre tomando o poder em Nova Gênese e em Apokolips, já que ele tem ligação com ambos os mundos.

    • Dr. Eunuco

      Boas opções.
      O coisa eu não vejo muito como vilão, mas um tocha humana sim.

      • eu cretino

        Imagina o coisa como o chefão da rua yanci, com a sue como sua vadia, subindo na hierarquia do crime até se tornar o dono da PORRA toda…

        • Eduardo

          Isso ja aconteceu… com o Hulk Sr. Tira-Teima e Marlo “futura mrs. Rick Jones”.
          Mas em tempos de Girl Power, e ainda apenas com o Quarteto, seriam Susan Richards, Mulher Hulk, Frankie Raye e Sharon Ventura as donas do pedaço.

          • eu cretino

            As vadias do chefão grim

      • Glaydson Melo

        Imaginei como motivação aquela velha revolta dele por não poder reverter à forma humana. Mas poderia ser que a Tia Petúnia fosse assassinada também por algum vilão que o Reed deixou escapar (duas motivações c*u,eu sei, mas motivação c* é a que mais existe nas HQs).

      • Eduardo

        Susan Richards de Malicia “capando” os homens do Quarteto – o povo esquece fácil… se fosse a Mulher Hulk, ok, né?
        (Obs: capou no sentido figurado, a loira apenas soltou o diabo de dentro de sua carne – isto é, foi “dominada mentalmente por um vilão”) .

  • O Pistola Polvo Aranha

    O Capitão America vilão que você descreveu já existe. Eles são o Capitas dos Anos 50 e o Bazuca.

    • Vipo Free

      Bem lembrado, e se não me engano, desde a fase brubaker o capitão de 50 ta vagando por ai, não sei como não usaram ele em imperio secreto.

  • Super do BdE

    E o Namor? Ele é vilão dependendo do dia da semana.

    • Dr. Eunuco

      Namor não serve mais como vilão.
      Ele é bucha. Poderia ter transformado a Suzan na Rainha da Atlantida. Não fez.
      Poderia ter matado o Scott e virado o líder dos X-men, uma vez que já comia a Emma. Não fez.

      • Super do BdE

        Agora ele virou X-Men e vai receber ordens da Jean Grey! JEAN GREY!

  • The Juggernaut

    Pra mim o Homem de Ferro funciona muito mais como vilão que todos aí, sempre teve uma conduta controversa.

  • O_Comentarista

    Mas todos aí já foram retratados como vilões.

    Seria interessante heróis do tipo Homem-Aranha, Tempestade ou Kitty Pride irem par ao mal.

    • Dr. Eunuco

      Homem aranha vilão tipo aranha Octopus ou um Peter Parker maligno?

      Tempestade maligna? Só se for a versão maligna dela, a Bloodstorm

      • eu cretino

        Tempestade possuída pelo rei das sombras e apagando uma cidade com um relâmpago já dona Marvel, nunca te pedi nada

        • Dr. Eunuco

          Tempestade vampira, casada com o Thor maligno do post.
          Fudeu!

        • Eduardo

          Destruindo Nova York com uma, pasmem, tempestade… Porque ela é uma deusa, carajos!!!

          • eu cretino

            Só aceito se for com um relâmpago porque sim. É massavéio Carai.

          • Eduardo

            Ororo Munroe, a ThorA que vale.

          • eu cretino

            Ororo Monroe, A representante feminina que Vale (chupa mulher Maravilha sua linda).

    • JJota

      Kitty Pride? Sério?

      • Eduardo

        Kitty Pryde juntando o pior de dois mundos – líder dos Morlocks (e ainda casada com Caliban) e Senhora das Galáxias.
        Mas o Lockheed é o badass de verdade.

  • Aquaman, O Lego Emo

    Ciclops Was Right

    • JJota

      Ciclops is corno!

    • Frogwalken

      Esse Visor dele é FEIO e SEM NEXO!!!