O que é uma pena. New Super-Man da China é bom.
O gibi New Super-Man, que passou a se chamar New-Superman and the Justice League of China, será cancelado na edição #24. Quem confirmou a informação, via Twitter, foi o desenhista Bernard Chan. Ele é quem era responsável pelas divertidas capas variantes.
here’s the variant cover to new super-man 24, the final issue in what has been an amazing and fun-filled two-year ride. i’m so honored and proud to have shared in the experience with you thru my craft. this issue comes out in june but just got the early go ahead to share #love pic.twitter.com/iPPTt3Efpb
— bernard chang (@thebernardchang) May 17, 2018
Você deve estar se perguntando: “Mas tinha esse gibi?”. Sim e, particularmente, eu apreciava as histórias.
Escrito por Gene Luen Yang, autor sino-americano de O Chinês Americano, o gibi me surpreendeu por dois motivos. Primeiro ele não se passa nos EUA e sim na China, o que permite toda uma gama de possibilidades. A China é uma pais rico culturalmente e o autor usa isso o tempo todo. Segundo o protagonista, Kenji Kong, não o clichê do adolescente gentil, deslocado e de bom coração. Na verdade ele é bem convencido e petulante. O que poderia ser ruim pois o leitor poderia antipatizar o personagem. Mas o autor sabe trabalhar isso a favor da história e mostra toda a jornada de aprendizado do “herói” para se tornar o grande defensor da China. Sem falar que foge de outro clichê, que é “personagem marginalizado tentando vencer os preconceitos ao mesmo tempo em que a história critica o modo de vida americano“.
Sem falar dos coadjuvantes! São muto bons! Um Bat-Man gordinho é demais! Tem um Robin robô! E a relação entre Kenji e seu mestre I-Ching é hilária.
O autor já disse no Instagram que o gibi já iria ser cancelado antes devido as baixas vendas, mas o apoio dos fãs convenceram a DC a dar uma sobrevida ao gibi. Infelizmente chegou a hora em que a editora decidiu puxar a tomada.
Então, se você quiser ler algo bom e fora do clichê, eu recomendo New Super-Man.