É isso aí…

Um dos nossos correspondentes, a Variety, veio com toda a pompa e circunstância nos dizer que, sim, Matrix terá um novo filme, vinte anos depois do lançamento do primeiro e revolucionário projeto. E com Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss!

“Keanu? Lana!”

A iniciativa atende a um antigo desejo da Warner Brothers, que sempre quis voltar ao Universo criado pelos – então – Irmãos Wachowski, principalmente depois que Keanu retornou ao sucesso, muito graças à franquia John Wick. No entanto, apenas Lana Wachowski, em princípio, está ligada ao novo filme, como roteirista e diretora. O envolvimento dos criadores, aliás, era uma exigência de Reeves para, mais uma vez, viver Neo. Mesmo assim, Lilly até o momento não está trabalhando nesta nova empreitada.

Lana Wachowski

Por falar em “viver”… Bom, não se sabe nada da história (escrita por Lana, Aleksandar Hemon e David Mitchell), apenas o bom e velho “li o roteiro e é uma das melhores coisas que já vi na vida”. Mas é estranho que os dois atores confirmados sejam justamente aqueles que interpretam os personagens que se sacrificaram para salvar a humanidade em Matrix Revolutions (idem, 2003). Boatos sem fundamento já dão conta de que Morpheus estará no filme, mas interpretado por outro ator, mais jovem, no lugar de Laurence Fishburne. Bom, nem Keanu nem Moss estão mais jovens, mas se mantiveram bem mais em forma que o antigo comandante da nave Nabucodonosor.

O trio de protagonistas: Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Laurence Fishburne

Eu não vejo necessidade de continuar a história, visto que o fim foi o bastante para mim, ainda que não tenha sido o que eu esperava (o que, claro, não desqualifica a obra). Vejo mais como uma tentativa da Warner faturar algum e a Wachowski buscar o sucesso comercial que um dia teve. Além, claro, de satisfazer um monte de punheteiro fã que não consegue aceitar que algumas sagas terminam e que seus derivados ficariam muito melhor em mídias diversas da cinematográfica. Pelo visto, já podemos esperar o Brad Pitt e o David Fincher anunciando Clube da Luta 2…  

“A última regra do Clube da Luta é: Neo não, é covardia!”

Ah, pra não perder a deixa: